14 de dez. de 2008

O que fazer com o Lixo Eletrônico ?




Você sabe quanto pesa o seu computador? Embora possa não ter o dado preciso, você poderia fazer uma boa estimava, com uma grande possibilidade de não errar muito. Mas e quanto pesa todo o material gasto no processo produtivo que transformou todas as matérias-primas, até fazê-las tomar a forma de computador?
O dado é impressionante e acaba de ser divulgado pela Universidade das Nações Unidas. Em um estudo coordenado pelo professor Ruediger Kuehr, os pesquisadores descobriram que nada menos de 1,8 tonelada de materiais dos mais diversos tipos são utilizados para se construir um único computador.
O cálculo foi feito tomando-se como base um computador de mesa com um monitor CRT de 17 polegadas. Somente em combustíveis fósseis, o processo de fabricação de um computador consome mais de 10 vezes o seu próprio peso.
São, por exemplo, 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos e - talvez o dado mais impressionante - 1.500 quilos de água. O problema é que a fabricação dos chips consome uma enormidade de água. Cada etapa da produção de um circuito integrado, da pastilha de silício até o microprocessador propriamente dito, exige lavagens seguidas em água extremamente pura. Que não sai assim tão pura do processo, obviamente.
O estudo mostra que a fabricação de um computador é muito mais material- intensiva - em termos de peso - do que a fabricação de eletrodomésticos da linha branca, como refrigeradores e fogões, e até mesmo do que a fabricação de automóveis. Esses produtos exigem apenas de 1 a 2 vezes o seu próprio peso em combustíveis fósseis.
Reciclagem de computadores
Mas esta não é a única razão pela qual os pesquisadores das Nações Unidas estão preocupados com a reciclagem de computadores e de todo tipo de equipamento eletrônico. Além do desperdício e do seu grande potencial poluidor e até mesmo tóxico, o chamado e-lixo, ou lixo eletrônico, está fazendo um estrago nas cotações dos metais utilizados na fabricação de componentes e circuitos eletrônicos.
A primeira preocupação é facilmente perceptível. O simples descarte dos equipamentos eletrônicos tecnicamente obsoletos representa um desperdício enorme de recursos. "Há mais do que ouro nessas montanhas de sucata de alta tecnologia," comenta o Dr. Kuehr. E não é força de expressão: o ouro está mesmo presente nos contatos dos microprocessadores, das memórias e da maioria dos circuitos integrados.

Metais preciosos nos computadores
Além do ouro, da prata e do paládio, os computadores contêm cobre, estanho, gálio, índio e mais um família inteira de metais únicos e indispensáveis e, portanto, de altíssimo valor.
O índio, um subproduto da mineração do zinco, por exemplo, é essencial na fabricação dos monitores de tela plana, ou LCD, e de telefones celulares. Ele está presente em mais de 1 bilhão de equipamentos fabricados todos os anos.
Nos últimos cinco anos, o preço do índio aumentou seis vezes, tornando-o hoje mais caro do que a prata. E como sua produção depende da mineração do zinco, não é possível simplesmente produzir mais, porque não há produção suficiente de zinco. Além do que as reservas minerais são limitadas.
Graças a isso, alguns esforços de reciclagem do índio já estão sendo feitos na Bélgica, no Japão e nos Estados Unidos, com excelentes resultados. O Japão já consegue retirar metade de suas necessidades anuais do elemento a partir da reciclagem.
E o índio não é o único exemplo. O preço de mercado de outros metais necessários à indústria eletrônica, mesmo que em pequenas quantidades, também disparou. Embora o preço do bismuto, utilizado em soldas sem chumbo, tenha apenas dobrado nos últimos dois anos, o preço do rutênio, utilizado em resistores e em discos rígidos, foi multiplicado por sete.
Ciclo de reciclagem
"Os grandes picos de preços de todos esses elemento especiais que dependem da produção de metais como zinco, cobre, chumbo ou platina, ressaltam que a manutenção da oferta a preços competitivos não poderá ser garantida indefinidamente a menos que sejam estabelecidos ciclos eficientes de reciclagem para recuperá-los a partir dos produtos obsoletos," diz o Dr. Kuehr.
Só que, da mesma maneira que esses elementos são geralmente sub-produtos, aparecendo em quantidades-traço em relação aos metais principais que a mineração está explorando, eles também aparecem em quantidades-traço na sucata. E reciclá- los é também uma questão de alta tecnologia, que exigirá processos de alta tecnologia.
Mas é essencial fazê-lo, diz o relatório da Universidade das Nações Unidas. O setor de telecomunicações e tecnologia da informação já responde por 7,7% do produto mundial, segundo dados da OCDE. Só os equipamentos são responsáveis por algo entre 4% (Estados Unidos) e 7% (Alemanha), variando conforme a região e o país. É impensável continuar a desperdiçar recursos dessa magnitude, simplesmente descartando esses bens obsoletos ou queimando-os e lançando seus gases tóxicos na atmosfera.
Doação de computadores
Os pesquisadores da ONU também detectaram um problema inédito: uma espécie de "caridade do amigo-da-onça". Algumas empresas de má fé, situadas nos países centrais, estão enviando computadores para os países mais pobres não porque estejam preocupados com a inclusão digital ou com a melhoria da educação nesses países: elas estão simplesmente se livrando de forma desonesta e ilegal de equipamentos cujo descarte seria problemática em seus países e cuja reciclagem é ainda técnica e economicamente pouco interessante.
Essas empresas inescrupulosas contam com a própria incapacidade dos países pobre e em desenvolvimento em viabilizarem o uso imediato dos equipamentos, que acabarão ficando encostados sem que ninguém verifique sequer se eles realmente funcionam. E os que ainda têm condições de funcionar, logo deixarão de ter utilidade, graças ao ritmo alucinante da obsolescência técnica.
Projeto StEP
Para ajudar a organizar esforços mundiais no sentido de se viabilizar a reciclagem de produtos eletrônicos em larga escala e em nível mundial, as Nações Unidas lançaram o programa StEP ("Solving the E-Waste Problem") - resolvendo o problema do e-lixo (lixo eletrônico).
O projeto StEP já conta com o apoio das maiores empresas fabricantes de equipamentos de informática e telecomunicações do mundo. Esse esforço conjunto almeja criar padrões mundiais de processos de reciclagem de sucata eletrônica, aumentar a vida útil dos produtos eletrônicos e desenvolver mercados para sua reutilização.
As Nações Unidos pretendem ainda dar aos países elementos que permitam a harmonização das legislações nacionais quanto ao tratamento das sucatas eletrônicas e a coordenação de esforços públicos e privados no sentido de re-transformar o lixo eletrônico em riqueza.


Veja abaixo os locais mais próximos para levar suas pilhas recarregáveis, baterias e celulares.


Outros locais de coleta
- Pilhas e baterias
Papa-pilhas
http://www.bancoreal.com.br/papapilhas
Valvolândia
http://www.valvolandia.com.br/OBJ/openExtra.asp?extra=9
- Celulares e carregadores
Sony
http://www.sony.com.br/electronicos/inst_meioamb-sp_recolhimento.crp
Nokia
http://www.nokia.com.br/A4523049
Motorola
http://www.motorola-rm.com/ecomoto/br/Oque.aspx
TIM
http://www.tim.com.br
Claro
http://www.claro.com.br
Vivo
http://www.vivo.com.br
Instituições que possuem bazares e aceitam doações de objetos eletroeletrônicos
Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz - http://www.andreluiz.org.br
A instituição aceita todo o tipo de usados, desde televisores, computadores, videocassetes e celulares até cartuchos vazios de impressora e placas de computador, mesmo com defeito e produtos quebrados. Agenda com o doador a entrega. Válido para a Grande São Paulo. Tel: (11) 6459-7000
Hospital Albert Einstein – http://www.einstein.br
O Hospital recebe cartuchos ou toners usados. Tel: (11) 3747-3580
AACD – http://www.aacd.org.br
Recebe eletrodomésticos e eletroeletrônicos em condições de uso.Tel: (11) 5576-0811
Associação PRÓ-HOPE - Apoio a Criança com Câncer – http://www.hope.org.br
Recebe eletrodomésticos e eletroeletrônicos em condições de uso. Tel: (11) 5087-7999
Fundação Dorina Nowill Para Cegos - http://www.fundacaodorina.org.br
Recebe eletroeletrônicos em condições de uso. Tel: (11) 5087-0977
Exército da Salvação – http://www.exercitodesalvacao.org.br
Recebe eletrodomésticos e eletroeletrônicos em condições de uso. (11) 5562-2282
Museu do Computador – http://www.museudocomputador.com.br
Recebe doações de todos os equipamentos relacionados ao computador, além de telefones, máquinas de calcular, máquinas de escrever, video games, impressoras de todos os tipos e peças de computadores como teclado, monitores, mouse e fontes (mesmo sem funcionar). Tel: (11) 4666-7545
Locais que aceitam computadores e periféricos para a montagem de centros de informática:
Oxigênio – http://www.oxigenio.org.br
A Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, constituída em 1988. Implantou o Centro de Recondicionamento de Computadores , localizado no Espaço Social Oxigênio em Guarulhos/SP. Tel: (11) 3051-3420
CDI – http://www.cdisaopaulo.org.br
O Comitê para Democratização da Informática é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de promover a inclusão social utilizando a tecnologia da informação como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania. Tel: (11) 3822-0970
Meta Projeto - Acessa São Paulo – http://www.acessasp.sp.gov.br/html/modules/xt_conteudo/index.php?id=42
O MetaProjeto é uma inovação do Programa Acessa São Paulo, com o objetivo de servir como um espaço de oficinas para o público do Parque da Juventude na área de manutenção e montagem de computadores, experimentação e desenvolvimento de tecnologia, a partir de computadores reciclados. Tel: (11) 2221-1826
ABRE – Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes
http://www.abre-excedente.org.br
Recebe doações de diversos tipos de eletrônicos, como computadores e televisores e os distribui a entidades sociais. Tel: (11) 5052-0736
Dicas
Você trocou de celular, computador ou algum outro equipamento eletrônico e não sabe o que fazer com o antigo? Muita calma! Não vá joga-lo no lixo. Veja algumas dicas: Veja se o equipamento antigo ainda tem alguma utilidade para as suas necessidades pessoais e profissionais;
Em caso negativo, somente doe o equipamento para alguém que você sabe que vai usá-lo;
No momento da aquisição, prefira máquinas com várias funções. Um aparelho pode substituir dois ou três;
Procure sempre produtos que consumam menos energia;
Não compre produtos de origem duvidosa, sem garantia e responsabilidade sócio-ambiental. O barato, muitas vezes, sai muito caro no final;
Procure saber se o fabricante do eletrônico possui certificação da série ISO 14.000;
Se não for usar o seu equipamento eletrônico, deixe-o desligado. A geração de energia tem custo para o meio ambiente.
Imprima somente o necessário. Além de economizar papel, você aumenta a vida útil do cartucho da impressora e do próprio equipamento;
Não misture pilhas novas com pilhas velhas;
Leia atentamente as informações contidas nas embalagens de produtos eletrônicos;
Não guarde as pilhas usadas dentro de casa. Leve –as para um posto de coleta. O vazamento de baterias pode causar danos à saúde.
Quando não souber para onde destinar o seu “e-lixo”, ligue na assistência técnica autorizada do fabricante e peça para te indicarem o destino adequado.

12 de dez. de 2008

Dicas para suas compras on-line de final de ano

Estamos entrando em um período em que o volume de compras pela Internet aumenta consideravelmente. Natal, Amigo Secreto/Oculto e outras confraternizações típicas desta época causam um aumento de compras on-line, mesmo por aqueles que nunca compraram pela Internet por temer problemas de segurança.

O CAIS gostaria de alertá-lo sobre alguns cuidados que você deveria tomar antes de efetuar suas compras on-line. Consulte nossa lista de dicas de segurança para realizar suas compras on-line de maneira mais segura.

O CAIS promove desde 2005 o Dia Internacional de Segurança em Informática, DISI. Muitos os temas abordados são relacionados com fraudes e compras on-line, sugerimos que você visite a página da edição 2008 e anteriores, disponíveis em http://www.rnp.br/eventos/disi/.


ANTES DA COMPRA

- Cuidados na busca - seja cuidadoso com os links patrocinados do Google (resultado da busca destacado em amarelo e no painel direito). Há registros de fraudadores que pagaram pelo serviço para destacar suas páginas falsas ou páginas de distribuição de software malicioso (malware). Utilize sites de busca alternativos para verificar o endereço correto da loja, como Dogpile (http://www.dogpile.com/) e Clusty (http://clusty.com/).

- Phishing - não visite sites sugeridos em Spam que você recebe. Você pode ser levado a sites falsos, com objetivo de coletar seus dados financeiros ou instalar programas maliciosos.

- Barras anti-phishing no navegador - estas barras o ajudam a identificar páginas falsas conhecidas. Elas também indicam que um site de banco brasileiro está hospedado em um outro país, por exemplo: Netcraft Anti-Phishing Toolbar, Microsoft Phishing Filter e AntiFraude
UOL (Barra UOL) são as principais opções.

- E-mail - os principais bancos optaram por não enviar mensagens para seus clientes. É mais fácil saber que seu banco nunca envia mensagens do que tentar separar mensagens falsas de verdadeiras. Como regra geral evite abrir mensagens e, principalmente, seguir os links (URL) que elas fornecem.

Se você recebeu uma destas mensagens colabore com o CAIS encaminhando-a para: phishing@cais.rnp.br

Se você tomou conhecimento de um link suspeito colabore com serviços de filtragem de enderecos maliciosos encaminhando a mensagem ou simplesmente o link para: reportphishing@antiphishing.org

- http://toolbar.netcraft.com/report_url

- https://phishingfilter.microsoft.com/feedback.aspx?result=none&URL=http://www.example.com onde http://www.example.com e' o site malicioso. Este e' o Phishing Filter disponivel na forma de Add-in para IE6 e integrado ao IE7.

- http://www.google.com/safebrowsing/report_phish/ Filtro de paginas maliciosas do Google, tambem integrado ao Firefox.

- Conheça as mensagens falsas - consulte o Catálogo de Fraudes RNP para se familiarizar com as mensagens falsas mais comuns. Disponível em http://www.rnp.br/cais/fraudes.php .

- Proteja seu computador - mantenha seu computador totalmente atualizado, se não souber como fazer isto peça ajuda. Vulnerabilidades em software ajudam os fraudadores. Instale e mantenha atualizado um anti-vírus, firewall pessoal, anti-spyware e Anti-Spam.

- Ensine o Anti-Spam de seu webmail - o envio de mensagens maliciosas por meio de Spam é uma das principais portas de entrada de fraudes. Marque mensagens que apresentam sinais de Phishing como Spam, desta forma você e outros usuários serão menos expostos a mensagens maliciosas.

- Navegador - Tenha sempre as versões mais recentes de navegador (browser). As última gerações de navegadores (Mozilla Firefox 3, Microsoft Internet Explorer 7, entre outros) oferece proteção adicional contra golpes de Phishing. Se por alguma razão instalar o Firefox 2 esteja ciente de que a última versão será 2.0.0.19, que será lançada em 16 de dezembro de 2008 sem o recurso anti-phishing devido a limitações impostas pelo Google Safe Browsing API.

- Reputação - Compre apenas de empresas on-line reconhecidas no mercado. Visite sites como Buscape (www.buscape.com.br) e Bondfaro (www.bondfaro.com.br) para conhecer sites confiáveis - ambos tem um processo de filiação sujeito a aprovação, selos de empresa reconhecida, bem como opiniões e avaliação dos próprios compradores. Peça dicas de sites de compras para amigos próximos.

- Itens com mais risco - Tenha cuidado especial ao comprar itens populares, como MP3 players, câmeras digitais, telefones celulares, laptops, TV LCD, navegadores GPS. Itens mais desejados são mais explorados, o que pode tornar a compra mais arriscada. Desconfie se encontrar muitos itens difíceis de ser encontrados em um mesmo site.

- VPN (Virtual Private Network) - se você tiver VPN à sua disposicao utilize-a. A configuração ideal de VPN é aquela que cria um "túnel" protegido por criptografia entre seu computador e a rede que abriga o servidor VPN, de forma que toda sua atividade de rede tenha origem na rede remota segura e não de seu computador. Consulte o suporte técnico de sua empresa para mais informações. Se for necessário o uso de proxy sugerimos os Add-ons (Mozilla Firefox) FoxyProxy e SwitchProxy.

- OpenDNS - configure seu computador de forma que ele use os servidores de DNS do projeto OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220). Além de diminuir o tempo de resposta das resoluções de nome (processo que informa o endereço IP de um endereço) este serviço é mais uma camada de segurança ao apontar endereços que são conhecidos por serem maliciosos.


DURANTE A COMPRA

- Comunicacao Segura - Verifique se o site oferece comunicação segura entre seu computador e o servidor. O nome técnico deste protocolo é SSL ou TLS (Secure Socket Layer / Transport Layer Security) e pode ser verificado em seu navegador pelas presenças do endereço no formato
https://www.example.com (em vez de http://...) e da figura de um cadeado na interface gráfica de seu navegador. O navegador Mozilla Firefox complementa estes indicadores visuais trocando a cor de fundo da barra de endereços (URL) para amarelo.

- Cadeado no navegador não é sinônimo de segurança! - Esta talvez seja a mais importante das dicas de compra. Existem ataques que permitem que alguém dentro de sua própria rede (trabalho, condomínio, hotspot Wi-Fi) faça com que um computador seja um "homem do meio" na conexão entre seu computador e o servidor do seu site de compras. A conexão segura acontecerá, mas ela será estabelecida entre seu computador e o computador malicioso, que estabelece a conexão com o servidor do site de compras e faz com que você visite o site. Isto permite que tudo o que você envia seja lido. Fique atento a alertas relacionados a
certificados digitais que seu navegador apresenta.

- Cartão de crédito não confirma idade - nunca forneça o número de seu cartão de crédito como prova de sua idade. As operadoras afirmam que cartões não verificam a idade de alguém, trata-se apenas de uma maneira de enganar usuários desavisados.

- Use o seu próprio computador - prefira o computador de sua casa ou trabalho para compras. A probabilidade da estação de trabalho de sua empresa estar atualizada e livre de software malicioso é maior do que a de uma estação de uma "Lan House" ou estabelecimento similar.

- Usar ou não cartão? - Usar o cartão de crédito em compras on-line é tão seguro quanto usá-lo em um restaurante, tanto compras no mundo real quanto on-line são sujeitas a fraude durante a compra ou a problemas na manipulação de seus dados (armazenamento inadequado e
vazamento dos dados de seu cartão, por exemplo).

- Não compre por impulso - Se desconfiar do site e a compra for inevitável, escolha por pagar com boleto bancário ou SEDEX a cobrar. Evite informar sua conta bancária e CPF, prefira um depósito não identificado. Débitos automáticos incluídos sem a autorização do correntista são uma prática frequente.

Desconfie de ofertas boas demais, use o bom senso acima de tudo. Sites sem reputação com preços bons demais são suspeitos. Você pode não receber o produto, colaborar com a sonegação de impostos ou ter seus dados financeiros utilizados por terceiros.


APÓS A COMPRA

- Logout - efetue "logout" do site de compras, em especial em estações compartilhadas por várias pessoas. Se possível aprenda como limpar "cookies" e outras informações confidenciais em seu browser. Firefox 2, Firefox 3 e Internet Explorer 7 contam com opções específicas para este tipo de operação.

- Realize uma limpeza mais completa em seu computador - instale ferramentas de limpeza de histórico e utilize-a com frequência. Uma sugestão é CCleaner (consulte a seção "Mais informações").

- Confira sempre a fatura de seu cartão - Acompanhe com cuidado a fatura de seus cartões de crédito. Se identificar uma compra irregular informe sua operadora. Se você for um bom cliente, com boa reputação, é bem provável que não tenha problemas em ter o valor ressarcido. A maioria dos cartões oferece fatura parcial, com movimentações atualizadas antes do fechamento. Verifique se seu cartão oferece o serviço de notificação de transações por SMS (torpedo). Este recurso não impede fraudes, mas permite que você reaja o mais rápido possível.

- Acompanhe a entrega do produto - As entregas normalmente são realizadas pelos Correios ou por outras empresas que oferecem "tracking" do seu pedido, ou seja, acompanhamento da entrega do produto mediante o uso de um código fornecido pelo vendedor. Este código normalmente é fornecido ao final da transação de compra. Não apague os registros de sua compra, especialmente mensagens com confirmação de compra e entrega.

SITES DE LEILÃO

. Reputação - Leia os comentários que dos compradores anteriores sobre o vendedor. Embora este tipo de indicador seja sujeito a fraude a reputação é uma boa maneira de avaliar o comprador.

. Qualidade do vendedor - Conheca o sistema de qualificação de vendedores de seu site de leilões preferido. Você pode saber mais sobre a reputação do vendedor a partir da avaliação de vendas anteriores feitas por outros compradores.


. Leia atentamente a descrição dos produtos.

. Não guarde dúvidas - Pergunte sobre o produto no espaço destinado a este fim. Este tipo de recurso normalmente é aberto a qualquer pessoa que consulte o produto e pode ser útil para identificar características que não condizem com a descrição ou mesmo para conhecer compradores insatisfeitos.

. Denuncie o vendedor - Se você se sentiu lesado por algum vendedor informe a administração e possíveis futuros compradores (por meio de
qualificação) do site o mais breve possível.


MAIS INFORMAÇÕES

. Submarino - Compra Segura
http://www.submarino.com.br/local/atendimento/seguranca.asp

. MercadoLivre Brasil - Portal de Segurança
http://www.mercadolivre.com.br/brasil/ml/p_loadhtml?as_menu=CSEG&as_html_code=CSEG01


. Visa do Brasil - Segurança na Internet
http://www.visa.com.br/conteudo.asp?pg=202

. BuscaPé
http://www.buscape.com.br/

. Bondfaro
http://www.bondfaro.com.br/

. Catálogo de Fraudes CAIS/RNP
http://www.rnp.br/cais/fraudes.php

. CCleaner
http://www.ccleaner.com/download

. Dia Internacional de Segurança em Informática - DISI
http://www.rnp.br/eventos/disi/

. Internetsegura.org - Dicas de Segurança
http://www.internetsegura.org/dicas/dicas.asp

. eBay Security Center
http://pages.ebay.com/securitycenter/index.html

. Amazon.com - Safety and Security Tips
http://www.amazon.com/gp/help/customer/display.html/103-4876189-2312668?ie=UTF8&nodeId=10412241

. Visa - Online Shopping Protection
http://usa.visa.com/personal/security/index.html

. BBBOnline - Online Shopping Tips
http://www.bbbonline.org/OnlineShopTips/

. Federal Trading Commission - Holiday Shopping Tips
http://www.ftc.gov/bcp/conline/edcams/holiday/

. Netcraft Anti-Phishing Toolbar
http://toolbar.netcraft.com/

. Microsoft Phishing Filter
http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/online/phishing_filter.mspx

. Barra UOL
http://barrauol.uol.com.br/

. Mozilla Firefox
http://www.mozilla.com/

. Internet Explorer 7
http://www.microsoft.com/windows/ie/default.mspx

. OpenDNS
https://www.opendns.com/start

. Firefox Add-ons - FoxyProxy
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/2464

. Firefox Add-ons - SwitchProxy Tool
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/125


O CAIS Alerta também é oferecido no formato RSS/RDF: http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml

3 de dez. de 2008

Off-topic - Para descontrair

Dispositivos para a DOR


Alisa dor
Amortece dor
Apaga dor
Aponta dor
Aprova dor
Aspira dor
Desfibrila dor
Indica dor
Liquidifica dor
Remove dor
Seca dor
Transforma dor
Ventila dor

Faça a sua contribuição... seja um colabora dor.