Saber comunicar é uma das qualidades mais importantes no mundo dos negócios. É por meio da comunicação que estabelecemos relacionamentos com o mercado. É ela que ajuda a “vender o nosso peixe.” A palavra “comunicação” é oriunda do termo latino – communicatione - e, segundo o dicionário Aurélio, significa “a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas”.
Entretanto, para se ter sucesso, as ações de comunicação precisam ser claras e objetivas. Para que isso aconteça, precisamos de alguns ingredientes especiais: boas idéias, público-alvo definido, canal adequado, linguagem correta e bom conteúdo. Esses fatores são decisivos para informar, encorajar e convencer. E mais: a boa comunicação deve ser honesta, relevante e atraente.
Porém, como pode haver comunicação quando faltam boas idéias, clareza e objetividade? É esse o cenário que observamos hoje no mercado de TI. Existe muito barulho mas pouca comunicação. Então, o que pode ser feito para acabar com os ruídos e melhorar a comunicação? Talvez o primeiro passo seja parar de falar e começar a ouvir. Ouvir para entender o que as pessoas querem, precisam e desejam. Agindo assim, será mais fácil perceber que o mercado está mais exigente, que os consumidores amadureceram e que a concorrência chegou para ficar.
Outro ponto: a TI não é a maior preocupação das empresas. Elas estão muito mais preocupadas com a sua sobrevivência. Elas querem resolver seus problemas, melhorar os negócios e precisam de ajuda para isso. Elas precisam de empresas prestadoras de serviços e profissionais que falem uma língua que elas entendam.
Idéias claras e objetivas ajudam o consumidor a perceber o valor dos produtos. Essa percepção é um dos fatores determinantes para a concretização da venda.
Contudo, a boa comunicação não acontece por acaso. Ela exige investimentos, inteligência, tempo e muito, mas muito trabalho. Porém, ela produz bons resultados. Chacrinha, o velho guerreiro, foi um dos maiores comunicadores do Brasil. Ele costumava dizer que: “quem não se comunica, se trumbica”. Isso ainda está valendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário