Tradicionalmente, quando um ativo de TI ou de Telecom entra em status de falha e perde conseqüentemente a sua interface de produção, os sistemas de gerenciamento de rede (SNM) notificam o administrador que determinado ativo não está mais acessível, mas são incapazes de dar maiores detalhes sobre a natureza da falha, e muito menos permitem acesso remoto a este ativo, visto que este ativo não está mais disponível pela rede.
Como resultado, para diagnosticar e recuperar o ativo, é necessário o encaminhamento de um técnico no local, o que provoca aumento do tempo da indisponibilidade e despesas diretamente relacionadas a recuperação deste elemento.
Considerando estes aspectos, cada vez mais empresas integram o gerenciamento Out-of-Band a sua estrutura de gerenciamento tradicional, proporcionando acesso alternativo e seguro, independente da rede de produção, garantindo que o equipamento seja recuperado remotamente, de maneira rápida e eficiente.
Gerenciamento remoto de servidores - Console Serial e Interface Gráfica:
Neste cenário o sistema de gerenciamento In-Band (OpenView, Nagios, Tivoli entre outros) notifica que um dos servidores do Data Center não responde mais. O administrador, através da rede In-Band e em seguida pela infra-estrutura de acesso Out-of-Band, se conecta a interface de configuração do servidor (Porta Console/Serial, IPMI, ILO, ALOM, DRAC entre outras) acessando HW, BIOS, SO ou mesmo a aplicação, através da importação da interface gráfica (vídeo, mouse e teclado) do servidor inoperante. Após esta operação o administrador ainda pode desligar e religar remotamente o equipamento acompanhando o processo de carregamento do SO pela porta console do servidor. A recuperação do servidor foi executada remotamente de forma eficiente e segura em apenas alguns minutos. Importante lembrar que a segurança no acesso é garantida através de autenticação forte (LDAP, TACACS+, RADIUS), criptografia (3DES, Blowfish, OTP, Kerberos) e log de acesso para eventual auditoria.
Atualmente existem muitas empresas conceituadas no mercado que oferece consultoria aos servidos de gerenciamento OoB, tais como a Avocent. Entretanto, alguns fabricantes de servidores já adotou o uso desse gerenciamento, como a conhecida HP com o seu Integrated Lights Out (iLO), onde o administrador via browser consegue reiniciar o servidor, bem como acessar o Setup e realizar um boot com um CD de instalação do sistema operacional.
Referencias:
http://www.hp.com
http://www.avocent.com