Olá pessoal, tudo tranquilo, vamos continuar então falando sobre MPLS, como todos nós sabemos as Operadoras de Serviços recentimente adotaram tecnologias exclusivas para diferentes aplicações e serviços como voz, video e dados, estes chamados de criticos. O Cisco IOS Multiprotocol Label Switching (MPLS) permite, simplesmente integrar e consolidar todas estas informações em uma única infra-estrutura de rede e em escalas gigantes como os Backbones.
No dia dia das Operadoras, o maior desafio é com certeza a implementação de redes MPLS, incluindo o fornecimento, falhas de gestão, manutenção, desempenho e otimização da implantação, a Cisco vem alavancando sua experiência de dominio interno e está promovendo ativamente novos padrões para a indústria, fora estreitar, compreender e resolver problemas relacionado com gestão de redes MPLS.
Um dos assuntos mais debatidos no dia de hoje é o uso da VPN, sendo na camada 2 ou até mesmo na camada 3 do modelo OSI.
Qualquer transporte sobre MPLS (ATOM) permite que as Operadoras à oferecerem serviços de Camada 2 (L2) como Ethernet, ATM, Frame Relay, Serial /PPP e TDM atraves de um backbone MPLS. O ATOM é baseado em uma arquitetura de implementação Cisco VPWS (Virtual Private Wire Service) para IP / redes MPLS e assim com está arquitetura permitindo a multiplexação de conexões e hoje também se tornou como base em padrões de arquitetura aberta e pode ser estentido e usado para outros tipos de transporte.
A implantação de redes ATOM é bem interessante para os clientes que desejam protejet a rede atraves de um investimento em redes MPLS, implementações de velocidade e desempenho de OC-192, fornecer "uma linha alugada virtual" como serviços de QoS e engenharia de trafego MPLS e simplicar a ligações ponto-a-ponto de vários tipos em uma simples infra-estrutura de redes.
A cisco atualmente suporta os seguintes mecanismos de transporte.
Ethernet, ATM AAL5, Frame Realy, Celulas ATM, PPP, HDLC e circuitos de Emução e todos sobre MPLS.
No próximo post, iremos detalhar cada um dos mecanimos de transporte, obrigado e até mais.
and continues ...
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