:: Redes de Computadores | Cursos | Certificações | Dicas | Notícias | Tutoriais | Nossas Experiências ::
Acesse via RSS/Feeds: http://netfindersbrasil.blogspot.com/feeds/posts/default
Siga-nos no X: https://x.com/NETFINDERSBR
14 de ago. de 2009
Mitos e fatos: Sua Rede está pronta para a Telepresença ???
Acho que todos nós já vimos e ouvimos algum video sobre as soluções Cisco de Telepresença. Realmente, é uma tecnologia fascinante ! Poder reunir pessoas das mais diversas localidades em uma única sala e fazer com que estas pessoas se comuniquem "face a face", como se realmente estivessem no mesmo ambiente.
As viagens de negócio não são feitas ao acaso, pesquisas demonstram que 60% da comunicação em um encontro é não-verbal. Os gestos, a linguagem corporal, as expressões faciais e os olhares são uma parte muito importante da comunicação humana.
Entretanto, fico me perguntando se nossas redes estão preparadas para integrar este serviço. Ao contrário do que é pregado pelo pessoal de Marketing da Cisco, Telepresença não é algo tão novo, existem soluções sendo oferecidas há mais de 10 anos , no fundo, trata-se de uma evolução dos serviços de videoconferência e não de um serviço totalmente novo ! (e nossos links não cresceram tanto assim !)
Do ponto de vista técnico, creio que a maior limitação é a largura de banda: os white papers da Cisco sugerem uma banda de 5 a 15 Mbps dedicados para uma Sala de Telepresença (os fatores que influenciam esta necessidade de banda são muitos e vão desde o número de sites envolvidos, o tamanho das telas de plasma e o número de pixels por tela).
Dando uma olhada na linha de produtos Cisco para Telepresença, o que muda de uma série para a outra são o número de salas remotas que podem participar de uma sessão (até 48) e o número de pessoas que podem ocupar estas telas (de 2 a 18 pessoas por tela).
A Cisco não é a única empresa a oferecer este tipo de solução, encontrei material da Polycom (que já oferecia este produto antes da gigante das redes) com soluções que exigem uma banda bem menor.
O grande problema é saber que tipo de imersão consegue-se reduzindo a banda. Transportar som e video de alta qualidade e com o menor consumo de banda possivel me parece ser o maior desafio.
Bem, eu não conheço nenhum case da implantação de telepresença no Brasil, não sei se algum colaborador do Blog tem alguma experiência deste tipo para relatar.
Haja QoS e banda disponivel !!!
Referências:
http://www.cisco.com/web/BR/solucoes/tele_index.html
http://www.cisco.com/web/learning/le3/le2/le41/le79/le53/learning_certification_type_home_extra_level.html
http://pcmag.uol.com.br/blog/?p=103
http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps5718/ps708/prod_white_paper0900aecd80655fb2.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito meia boca as teleconferências que acompanhei, telepresença para mim por enquanto só nas telonas (cinema), rs.
Postar um comentário