17 de nov. de 2009

Lula recebe proposta para plano nacional de banda larga dia 24

SÃO PAULO, 16 de novembro (Reuters) - O presidente Luis Inácio Lula da Silva recebe até dia 24 deste mês esboço de um projeto para ampliar o acesso à Internet em alta velocidade no país, afirmou o coordenador de inclusão digital da Presidência, Cezar Alvarez.

"O Estado será regulador do serviço porque esse é um dever, e o governo quer fazer esse papel de regulador para tornar a banda larga acessível a diferentes camadas da população", afirmou Alvarez durante evento em Brasília, segundo a Agência Brasil.

No final de outubro, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou à Reuters que o plano nacional de banda larga terá necessidade de investimentos de 10 bilhões de reais numa primeira etapa. Segundo ele, o governo está trabalhando para promover licitações de frequências de acesso rápido à Web no primeiro trimestre de 2010.

O ministro afirmou na ocasião que o governo pretende oferecer frequência usada para banda larga com tecnologia WiMAX.

Presente no mesmo evento que Alvarez, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, afirmou que o governo tem expectativa do país ampliar o número de acessos à Internet rápida para 165 milhões até 2018. Atualmente, segundo ele, existem atualmente 15 milhões de acessos no país.

Sardenberg afirmou que a previsão de investimentos para o setor é de 250 bilhões de reais até 2018 e será necessário incentivar concorrência entre as empresas fornecedoras do serviço. De acordo com ele, o setor responde atualmente por mais de 6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

"Não podemos nos conformar com um hiato digital no país, com serviços de telecomunicações muito avançados em determinadas regiões e muito atrasados em outras", disse Sardenberg, segundo a Agência Brasil.

Atualmente, a oferta de banda larga está concentrada no Sudeste, sendo oferecida por empresas de TV a cabo e operadoras de telefonia.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Referência:

http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2009/11/16/ult3949u6994.jhtm

3 comentários:

  1. Interessante o governo estar disposto a adotar um sistema de banda larga Nacional, porém vc acredita que WiMax é o caminho?

    ResponderExcluir
  2. Claudevan,

    Estava conversando via e-mail com o Danilo hoje justamente sobre este Post, veja o que ele comentou:

    " A Samsung fez uma demonstração das capacidades da rede de quarta geração, uma tecnologia que a companhia conseguiu fazer funcionar recentemente e que poderá criar problemas a Intel e o seu WiMAX.

    A empresa apresentou uma de suas primeiras implementações desta tecnologia fazendo a conexão dentro de um ônibus que circulava a 60 kilômetros por hora, no interior do qual foi possível fazer uma transmissão de dados com uma taxa de 100 Mbps entre o transmissor e os receptores móveis. Esta velocidade é 50 vezes superior a oferecida pelas atuais redes WiMAX.

    Será que não seria a ideia de fazer um estudo para tentar viabilizar esta tecnologia? "

    Fonte: Danilo Rafael Elvedosa


    Eu creio que há razões politicas e econômicas para se adotar o Wimax.

    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Claudevan, eu tenho que o caminho não seja realmente o WiMax, não sei, mas um passarinho me disse que um dos detentores da tecnologia do WiMax é a Cisco justamente com a Motorola e Ericsson, eu vou tentar investigar isto, o passarinho disse que para as empresas é mais interessante investir no 4g.

    Vamos lembrar que teremos copa do mundo e agora Olimpiadas, mais tudo bem exite um baita tempo, mais vamos prestar atenção, principalmente para o COB, faz parte do plano básico a cobertura do RJ todo com WiMax.

    Sem dúvida em 201X teremos coisas boas pela frente, seja legado ou não, na verdade vai ser muita novidade para nós!

    Abraços!!

    ResponderExcluir