Na próxima quinta-feira, 27/05/2010, eu e um grupo de professores do IF-SP - Instituto Federal de Educação Tecnológica e São Paulo (antigo CEFET, mais conhecida como Federal) vamos conhecer as instalações da IBM em Hortolândia, o lugar onde mais se fala inglês em São Paulo.
Há planos do Governo Federal em abrir uma escola técnica na região e ai onde entra o IF-SP (e a mim por tabela) na preparação para a mão-de-obra necessária para a empresa. A idéia é levantar que soluções IBM podem ser abordadas no curso.
Quando eu estava fazendo Pós-graduação, tinha alguns professores que trabalhavam no Projeto de Convergência entre a Arquitetura de Redes IBM SNA e o nosso velho conhecido TCP/IP. Eu particularmente nunca mexi com isso. Como a arquitetura proprietária de Redes da IBM foi criada nos anos 70, apenas alguns grandes clientes como Bancos e Orgãos Governamentais mantém este dinossauro vivo. Mas eu gostaria de saber o quanto isso ainda é relevante para essas empresas e ter acesso a estes Mainframes.
Como a IBM também tem algumas soluções de segurança para Single Sign-ON (identidade única), Data Loss Prevention (Prevenção de Perda de Dados) e Servidores (com Sistemas Operacionais UNIX/LINUX), estou curioso para ver o que irei encontrar.
Gerência e Monitoramento de Redes via IBM Tivoli também poderiam ser abordado em Conectividade e Segurança. Após a visita na quinta posto pra vcs o que achei do lugar.
Alguém ai já conhece a IBM em Hortolândia ???
5 comentários:
Trabalhei lá por 2 anos na área de Service Level Management.
A estrutura da IBM(assim como o mundo IBM lá dentro) é fascinante.
Vale a pena conhecer!
Trabalhei na IBM durante 4 e meio. Ficando dedicado em Hortolândia durante 6 meses. GR, calor, volta olímpica, as corujas são algumas lembranças de lá. O mar de gente nem se fala.
kkkkkkk...verdade gustcol...a volta olimpica era de lei pra muita gente...
Corujas Gustavo ??? Quer dizer que vc viu as corujas na IBM e se inspirou nelas ? E se tornou o Coruja de TI !
Pensei que estas coisas só aconteciam nos quadrinhos com o Batman e tals ... rssss
Pelo visto, a visita a Hortolândia promete !
Então PessoALL,
Hoje fiz a visita a "Cidade IBM Hortolândia", (ou Tech Town)mas foi uma reunião mais politica que técnica. Numa rápida passagem pelas Instalações o que achei mais legal foi a infra de eletrica que sustenta o lugar, com autonomia de 72 horas caso o fornecimento da CPFL pare e o galpão do antigo chão de fabrica, que agora fabrica negócios e não mais componentes eletrônicos.
Números que impressionam: link de 1,5 Terabits, 14 operadoras presentes no local.
Hoje, mais de 60% do faturamento da IBM é proveniente de prestação de Serviços.
Isto é o futuro !!!
Postar um comentário