7 de out. de 2010

Você conhece as certificações da HDI ?

Trabalhar no Help-Desk é a porta de entrada para uma carreira no mundo de TI que muitos jovens desejam alcançar.

Você conhece as certificações da HDI ?
Segue abaixo o post do Átilla Arruda, MCT da Microsoft, sobre o tema:

A HDI é atualmente a maior associação do mundo de profissionais do mercado de Help Desk/Service Desk e suporte ao cliente. Caso você trabalhe nesta área de suporte, as certificações da HDI se encaixam como uma luva no seu perfil! As Certificações HDI são baseadas em padrões reconhecidos internacionalmente, desenvolvidos por comitês formados por empresas líderes do mercado, experts em help desk/service desk e suporte ao cliente, consultores e pesquisadores que buscam cada vez mais as melhores práticas do setor.

No Brasil, são oferecidos os seguintes cursos/certificações:

CSR: Customer Service Representative

A certificação de Customer Service Representative (CSR) é direcionada para profissionais de centros de suporte que têm contato direto com o cliente e são responsáveis pelo nível do atendimento realizado. Ele contempla informações valiosas aplicadas a situações do dia-a-dia que proporcionarão ao profissional a possibilidade de reavaliar e aperfeiçoar sua atitude, comportamento e relacionamento entre os clientes e o pessoal de suporte.

SCA: Support Center Analyst

A certificação de Support Center Analyst (SCA) é desenvolvida para técnicos de suporte e serviço ao cliente que independentemente do nível de conhecimento são responsáveis pela solução dos chamados. É recomendado especificamente ao pessoal de linha de frente do centro de suporte que quer desenvolver um conhecimento estratégico e entender as operações do ambiente de Service Desk e centro de suporte.

SCTL: Support Center Team Lead Certification

Esta certificação foi desenvolvido para chefes de equipes, líderes, coordenadores ou supervisores de Centros de Suporte que precisam ter habilidades de liderança, conhecer as melhores práticas para o gerenciamento de pessoas, processos, ferramentas e recursos do Centro de Suporte, bem como entender o valor agregado do serviço no negócio da empresa.

HDM: Help Desk Manager Certification

Uma excelente certificação que discute em detalhes a gestão das pessoas e do relacionamento entre elas na configuração de um centro de suporte. O HDM foi projetado para elevar os profissionais de Centros de Suporte ao cliente ao nível sênior, fornecendo conhecimento necessário para gerenciar com sucesso os aspectos táticos e estratégicos de suporte em suas empresas.

KCS: Knowledge Centered Support

Esta certificação baseia-se na aplicação das melhores práticas na gestão do conhecimento e sua implementação no Centro de Suporte. Este exame foi desenvolvido para profissionais do Centro de Suporte, supervisores, gerentes e diretores responsáveis por gerenciar os recursos do Centro de Suporte e melhorar o nível de serviço através do uso de ferramentas de gestão do conhecimento, aumentando desta forma, a satisfação do cliente.

Até eu possuo uma certificação da HDI! :) Tenho a CSS – Customer Support Specialist!

As provas podem ser realizadas no escritório do HDI Brasil em São Paulo, impressa e em português, ou via internet no HDI Learning Center. Os alunos que realizam os treinamentos HDI ganham o exame correspondente. Os treinamentos podem variar de 700 até 1.800 reais. Já as pessoas que não realizaram o treinamento e pretendem realizar o exame, será cobrado um valor de R$ 495,00. Esta política do HDI é internacional e foi feita para incentivar a realização do treinamento. Não é obrigatório o profissional realizar o treinamento para fazer a prova. Os scores para aprovação são:

CSR :: Customer Support Representative Certification – 79%
SCA :: Support Center Analyst Certification – 80%
SCTL :: Support Center Team Lead Certification – 80%
HDM :: Help Desk Manager Certification – 76%
KCS :: Knowledge Centered Support- 80%

Porque não tentar e ficar ainda mais especializado na linha de suporte? Tudo na vida é experiência e tudo irá contar pontos para o seu futuro profissional! Pense bastante nisso!


Fonte: http://www.atillaarruda.com.br/2010/09/12/voce-conhece-as-certificacoes-da-hdi/

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