22 de abr. de 2011

Cresce Blogosfera focada em Redes no Brasil


A cada dia surgem novos Blogs com excelente conteudo focado em Certificações, carreira e outros assuntos relacionados a Redes de Computadores no Brasil


Quando comecei a escrever no NetFindersBrasil, praticamente só tinhamos o ccna.com.br focado neste segmento. Bom, o Blog do Marco Filippetti dispensa apresentações, tendo atingido a marca dos 4 milhões de visitantes recentemente e com uma lista de usuários cadastrados que supera os 12.000. Os Mega-Desafios, projetos sociais como o Netwokaridade, o Forum e os cursos on-line dos quais me orgulho de ter participado nos últimos tempos como tutor formam o maior repositório de conteúdo em portugues sobre Redes Cisco do planeta.

Depois tivemos o BrainWork idealizado pelo André Ortega e Cia (o qual tive o prazer de conhecer pessoalmente no Web Security Forum). Sempre admirei o trabalho desta galera, a identidade visual do Blog com a figura de um cerebro e o slogam "As idéias começam aqui" é perfeito. Outra grande sacada é a sessão BrainWork responde, onde os leitores podem postar dúvidas técnicas e há um esquema de pontuação para os que respondem tais dúvidas. Bem bolado !

Dai surgiu o Gustavo Lima e o celebre Coruja de TI,cujo crescimento chega a ser assustador. Já perdi as contas de quantas promoções foram lançadas por lá com a doação de dezenas de livros técnicos. O que mais impressiona é a velocidade de atualização dos posts. Tem dia que o Gustcol posta dois, tres ou mais (e sempre de excelente qualidade).

O mais recente e ousado projeto do Blog foi o evento Web Security Forum, transmitido on-line pelo Olhar Digital, contou com a presença de diversos profissionais da area. Fiquei impressionado no último dia, quando ministrei a Palestra "IOS Trojan - quem é o dono de seu Router" com a quantidade de pessoas que tinham interesse em Roteadores e Switches Cisco, algum incomum num evento mais focado em Segurança.

Mas o que é mais gratificante para mim é encontrar na Internet uma nova geração de Blogs fazendo um excelente trabalho disseminando conhecimento técnico focado em Redes, tais como:

http://www.ticnics.com.br/

Idealizado pelo Edson, o qual também tive o prazer de conhecer no Web Sec Forum. O Blog trás uma série de posts interessantes e uma seção chamada Revistas, onde uma série de publicações on-line gratuitas são divulgadas. O TICNICS tem uma forte atuação via Twitter, que permite que seu conteúdo seja rapidamente distribuido.

http://www.ciscoblog.com.br/blog/wordpress/

Acompanho os posts do Diogo Serrano desde os tempos do "Ah ! Eu sou o Bozo !!!". Parabéns Diogo pelo material de excelente qualidade e pela sua dedicação.

http://estudeccna.com.br
Este é um dos Blogs mais criativos sobre Redes Cisco que eu já encontrei. Questões Diárias, a possibilidade do Leitor escrever posts para publicação, a quantidade de videos, exercicios e outros materiais didaticos disponiveis para consulta são seu grande diferencial. Parabéns galera do estudeccna !!!

Enfim, vou acabar fazendo injustiça se não citar o trabalho de Blogs como LinkState, Next Hop, Diário CCIE, MultiHop e muitos outros !!!

Antes usava como referência em nosso BlogRoll sites americanos, pois haviam poucas opções por aqui. Mas agora, há muito material de qualidade em português sendo produzido diarimente por vcs. Estou atualizando a Lista aqui no site. Confiram !!!

Sei o quanto é dificil e trabalhoso manter material atualizado em seus Blogs. Em alguns momentos até senti vontade de parar pois achava que ninguém lia o que eu escrevia, mas encontrar referências do NEtFinders nos posts de vcs me deu ânimo para continuar a escrever e tenham certeza, o trabalho de vcs não passa desapercebido.

Sucesso !!!

21 de abr. de 2011

IPv6 para todos disponível para download


Livro em espanhol com download gratuito é um verdadeiro guia prático para implementação de IPv6 para usuários domésticos, pequenas, médias, grandes empresas e provedores de Internet.

IPv6 para Todos é um livro escrito por 7 autores latino-americanos com o objetivo de auxiliar na implementação do novo protocolo de Internet. Apesar de estar em espanhol, o texto técnico é de fácil compreensão e aborda a instalaçao e configuração do IPv6 em diversos sistemas operacionais, bem como em ambientes SOHO, corporativo de médio e grande porte e ISPs.

Vale a pena conferir em:
http://www.isoc.org.ar/ediciones/ipv6ParaTodos.pdf

CiscoPedia On-Line


Site disponibiza biblioteca de comandos utilizada no Netacad em formato on-line.

Há algum tempo atrás a Cisco disponibilizou para os alunos do NetAcad a CiscoPedia, uma biblioteca de comandos em formato html contendo os principais comandos do IOS, sua sintaxe e exemplos de utilização.

Este projeto foi descontinuado mas, para quem está começando a explorar a CLI dos roteadores Cisco, ainda é uma excelente ferramanta. Fuçando na Internet encontrei um site que disponibilizou a CiscoPedia para acesso on-line:

Divirtam-se:

http://help.soft30.com/cisco/cisco-command-line/

20 de abr. de 2011

Cisco irá lançar um novo exame CCNA ???


Exame atual (640-802) já está disponível desde Agosto/2007 e até agora não há noticias do lançamento de uma nova versão, apesar de algumas empresas já estarem vendendo dumps da prova "640-803".

Quando comecei a estudar para tirar o CCNA em 2001 não haviam Blogs com farto material de estudo nem simuladores a disposição para treinar. Assuntos como IPX/SPX e ISDNRedes Token Ring eram cobrados no exame, coisas que muitos jovens de hoje nem ouviram falar.

Fazendo um flashback dos antigos exames que a Cisco lançou para a Certificação CCNA temos:

640-407
640-507
640-607
640-801
640-802 (atual)

Pois bem, a Prova atual já está ai desde agosto de 2007 (na sua versão em inglês, pois em português demorou um pouco mais para ser lançada) e até agora não se fala numa nova versão.

Como em média a Cisco renova suas Certificações a cada 3 anos e esse é o periodo de validade para os titulos conquistados pelos profissionais Cisco, está mais do que na hora de uma nova versão.

Nunca se demorou tanto para ofertar uma nova Prova. Se compararmos as mudanças ocorridas no CCNP com o CCNA, vemos que a carreira professional teve duas grandes mudanças em suas versões 5 e 6 enquanto o CCNA se manteve sem grandes alterações.

Pesquisando na Internet, achei uma fato muito interessante, algumas empresas estão vendendo simulados para o novo exame 640-803, o qual nem a Cisco sabe que existe pois não há nada sobre ele no cisco.com.

Dêem uma olhada nestes links:

http://www.braindumps.name/640-803.html

http://www.nowexam.com/640-803.html


http://www.testpassport.eu/CCNA/640-803.asp

http://www.actualtest.org/cisco/640-803/

Será algum mal-entendido ou já tem questões de um futuro exame vazando ???

O que uma nova versão do exame CCNA deveria contemplar ? Que tópicos deveriam ser inseridos ou alterados ? Acho que num futuro não muito distante começaremos a ter estas respostas.

A verdade está lá fora ...

19 de abr. de 2011

Conheça o MIMIC Simulator


Simulador baseado em java emula várias familias e features do IOS. Vale a pena conferir

Para quem procurar cenários para treinar para seu exame CCNA e não pode ficar conectado o tempo todo, uma solução alternativa é o MIMIc, um simulador que suporta familias não contempladas pelo GNS3/Dynamips como os conhecidos 6500 e 2800.

O preço assusta de inicio, mas há no site um link que permite 30 minutos de acesso ao Lab Virtual para que vc conheça o ambiente do MIMIC.

Confira em:

http://www.gambitcomm.com/live/

Começa a esquentar o Mercado Livre de IPv4


Com a escassez de Endereços IPv4 no mundo, começam a surgir sites dedicados a compra e venda de IPs. Será que o IPv4 vai virar artigo de luxo ???

Após o anúncio do fim dos estoques de endereços IPv4 do IANA e mais recentemente dos estoques do escritório regional da Asia, o APNIC, surgiu um site especializado na compra e venda de endereços IPv4, o TradeIPv4.

Algumas empresas já estão se movimentando para adquirir endereços IPv4 extras e adiar ao máximo a adoção do IPv6, como no recente episódio em que a Microsoft adquiriu a massa falida da Nortel para ficar com o /8 pertencente a empresa.

Teremos um mercado negro de IPs ? Será que não valeria mais a pena para as empresas começarem seus projetos de transição agora do que investirem em soluções paliativas ? Ouço há algum tempo rumores de que Provedores de Acesso já estão investindo em soluções do tipo Large Scale NAT onde o usuário final terá que passar por 2 ou 3 processos de NAT antes de alcançar a Internet com um IP válido, empresas como Cisco e Juniper com certeza não deixarão de oferecer estas features.

E quantos aos grandes latifundiários de IPv4 que adquiriram seus blocos /8 há muito tempo atrás ? Ganharão rios de dinheiro com a especulação ? Teremos que ter um MSIP (Movimento dos sem IP) para lutar pela distribuição justa dos blocos restantes ??? rs rs rs !!!


18 de abr. de 2011

CEO da Cisco afirma que empresa passará por mudanças


O executivo-chefe da Cisco, John Chambers, disse aos funcionários que foi "lento ao tomar decisões". A frase foi a forma encontrada pelo CEO para tentar justificar os recentes tropeços financeiros da companhia. Em e-mail enviado a todos os empregados na segunda-feira, 4, ao qual o The Wall Street Journal teve acesso, o executivo afirma que a empresa vai passar por profundas mudanças, "de precisão cirúrgica".


No segundo trimestre fiscal, encerrado em 29 de janeiro, a Cisco registrou queda de 17,9% no lucro líquido, para US$ 1,5 bilhão. A receita, por outro lado, cresceu 6%, para US$ 9,8 bilhões.

Segundo o jornal americano, a fabricante de equipamentos de rede vem sendo cobrada desde o ano passado, por acionistas e investidores, a mostrar operações mais rentáveis, após ter decidido expandir as atividades. Outro ponto de desconforto é a recente reestruturação interna na empresa, que vem resultando na constante troca de executivos. Nos últimos 12 meses, o preço das ações da companhia caiu quase 30%, mesmo com a alta de 15% da bolsa eletrônica Nasdaq.

No e-mail, Chambers afirma que a estratégia da Cisco é sólida, "mas os aspectos de sua execução operacional é que não o são". Ele admite que os últimos passos da empresa "desapontaram os acionistas e confundiram os empregados", e admite que "perdemos a credibilidade que é tão importante para o nosso sucesso – e precisamos recuperá-la".

Fonte:
http://www.tiinside.com.br/05/04/2011/ceo-da-cisco-afirma-que-empresa-passara-por-mudancas/ti/219832/news.aspx

17 de abr. de 2011

Inscrições Abertas para 31ª GTER



GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes - 31ª Reunião

GTS - Grupo de Trabalho em Segurança de Redes - 17ª Reunião São Paulo - 13 e 14 de Maio de 2011

O Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes, em sua 31ª Reunião a ser realizada nos dias 13 e 14 de Maio de 2011 em São Paulo, convida a comunidade de operadores de serviços internet no Brasil para assistir as apresentações sobre Engenharia e Operação de Redes Internet. Informações e inscrição no evento

Atenção ! Só se inscreva se for mesmo comparecer e, caso algum imprevisto ocorra de última hora, cancele sua inscrição com antecedência, pois os brindes e a alimentação são dimensionadas de acordo com as inscrições. Vc corre o risco de entrar para uma Black List nos próximos eventos se simplesmente não comparecer.

Nos vemos lá !!!

12 de abr. de 2011

Cisco lança Virtual Labs baseados no IOU e L2IOU



Cisco lança Laboratórios virtuais a baixo custo baseados em IOS Over UNIX.Saiba mais ...


Há muito tenho ouvido falar que a Cisco estava trabalhando na criação de emuladores de Routers e Switches numa plataforma UNIX onde o IOS pré-compilado poderia subir muito mais instâncias que o nosso conhecido Dynamips/GNS3 sem impactar tanto na performance de nossas máquinas.

Pois bem, já há Labs disponiveis para alocação ao custo médio de 2 dólares a hora para cusos de CCNA, CCNP ROUTE, switch e TSHOOT, além do CCIE MPLS.

Confira maiores detalhes clicando aqui

Quanto ganham os Profissionais de TI no Brasil ?

Uma pesquisa salarial realizada pela Catho On-line revela o quanto grandes empresas valorizam a formação profissional. Será ??? "A Catho constatou que, em média, um profissional de TI no Brasil com mestrado recebe R$ 9.288, enquanto esse valor é de R$ 8.697 entre os que possuem MBA e de R$ 5.971 para os que cursaram uma pós-graduação/especialização. Já entre as pessoas da área de tecnologia da informação que apresentam apenas o curso universitário, a média salarial fica em R$ 3.920,00, caindo para R$ 2.272 no caso dos que não concluíram a universidade."

Tenho sérias dúvidas em relação a estes números por diversos motivos, dentre eles:

1) Estamos falando de que região do Brasil ? Não dá para nivelar tudo pelos valores do eixo Rio-São Paulo.

2) Eu sei que as Universidades valorizam muito os titulos de Mestrado e Doutorado para seus pesquisadores, mas não sei se isso é bem verdade no mercado corporativo. O MBA sim, eu creio que seria um diferencial para quem atua no mercado, mas um Mestrado Acadêmico ???

Enfim, conheço muito profissionais que são excelentes mas que não fizeram Mestrado MBA, especialização e alguns até que não terminaram a gradução (e pelo ritmo de trabalho que tem, não conseguem concluir o terceiro grau nem via EAD). Entretanto, tem bons salários que rivalizam os citados na reportagem Será que os números refletem mesmo nossa realidade ???

Confiram a reportagem completa em: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/profissionais_com_mba_tem_salario_cerca_de_84_maior

9 de abr. de 2011

Analista de TI - Qual é o seu nível ???


Nas grandes empresas ou qualquer empresa que tenha um grande número de pessoal de tecnologia rola o que eles chamam de carreira em Y. Essa denominação foi criada para que os profissionais que não quiserem passar para a área administrativa possam continuar subindo na empresa na área técnica, e ganhando melhores salários.
Porém, todo mundo reclama que é dificílimo ser promovido. Então alguém criou o guia de como ser promovido na carreira em Y...

Analista 1

O indivíduo começa como Analista 1 e pode chegar a ser Analista 8.
Os Analistas 1 são comumente conhecidos como Analistas baby, ou seja, um pouco mais que estagiários.Condições necessárias para vocês virarem Analistas 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8:

Analistas 2 e 3

Faça o seu dever, cumpra seus prazos, fique algumas vezes depois do horário, faça cursos de aperfeiçoamento, seja sociável e trabalhe em equipe. É necessário destruir plantações de pepinos (pepino = problema).
Noções de Inglês Técnico
Exemplo: Humanos normais.

Analista 4

Idem ao anterior + Matar um leão por dia (leão = um grande problema),
Com uma carga horária de 12 horas diárias. Ser responsável por 30% da administração de uma rede pequena de 700 usuários. Inglês, espanhol e Visual Basic obrigatórios + 1 linguagem desejável.
Exemplo: Fodões

Analista 5

Idem ao anterior + Um dragão por semana (dragão = é uma problema enorme),com uma carga horária diária de 16 horas sem feriados. Ser responsável por 40% da administração de uma rede do tipo 1.000 usuários. Inglês, francês, japonês, espanhol, VB e C++ obrigatórios.
Exemplo: Mister M, David Coperfield, Padre Quevedo.

Analista 6

Idem aos anteriores, só que, mata-se 1 leão por hora, um dragão por dia, um ALIEN por semana (ALIEN = é um problema do outro mundo) e mais uma área equivalente a meio globo terrestre em plantações de pepino. Carga horária diária de 20 horas. Ser responsável por 75% da administração de uma
rede de 2.500 usuários e 30% de todos os projetos internos de tecnologia.
Inglês, francês, alemão, japonês, espanhol, aramaico, latim, mandarim, vietnamita, VB, C++, ASP, DHTML, Cobol obrigatórios.
Exemplo: Criaturas Mitológicas, Gnomos, NINJAS com o poder dos 9 cortes.OBS: Assim como os NINJAS, somente um Analista 6 pode matar um Analista 6.

Analista 7

Idem aos anteriores, só que, os leões e dragões fogem de você. Você Terá que caçá-los em outras dimensões e planetas. Uma área equivalente a uma estrela classe 5 (Sol) em plantações de pepino e três ALIENS e um PREDADOR por dia (PREDADOR = é um problema impossível de ser resolvido, exemplo, fazer um corpo com massa m viajar com velocidade acima da velocidade da luz). Carga horária diária de 25 horas. Ser responsável por 100% da administração de uma rede de 6.000 usuários e 60% de todos os projetos internos de tecnologia. Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol, aramaico, latim, mandarim, vietnamita, BORG, Taelon, Klingon, Volcano, pascal, fortran, C++, ASP, JAVA, XML, EasyTrieve, IMS/DC e Todas as 13.500 línguas e dialetos que o C3PO fala no filme Star Wars, obrigatórios.

Exemplo: Mago Merlin, JEDIs como Luck Skywalker e Obi-Wan Kenobi, Mestre Yoda (daí o nome de carreira em Y), Darth Maul, SPECTROMAN.

Não desanime, conseguir você irá, um analista 7 você será. Grande poder tem o lado negro ADMINISTRATIVO da FORÇA. Você também terá que ser um HIGHLANDER, pois só com uma vida eterna você terá tempo para atingir Este cargo, mas não se esqueça que só pode haver um e não deixe que nenhum outro analista 7, corte sua cabeça.

Analista 8

É o cargo máximo no UNIVERSO e você será considerado como o mestre dos elementos. Você terá o poder sobre a vida e a morte dos seres, logo você não precisa mais matá-los, você apenas deseja que os problemas se resolvam ou cria novas leis físicas no universo para que isso aconteça. E você irá perdoar a todos. Você será onisciente, onipresente e onipotente. Carga horária diária indefinida, para você o tempo e o espaço já não existem.
Ser responsável por 100% dos projetos e 100% da área de tecnologia de uma empresa de 30.000 usuários, em 7 dias.

Exemplo: DEUS, BUDA, ALÁ, ZEUS, ODIN, A FORÇA.

CONCLUSÃO
Perceberam como é simples desenvolver carreira técnica???

Fonte:
http://www.andersonjacson.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails