31 de mai de 2011

Vc já ouviu falar de Proxy ARP ???


Sempre que uma máquina não possui gateway, ela não pode acessar redes externas, certo ? ERRADO !!!

O Proxy-arp é um método onde um determinado host, que pode ser um router ou firewall por exemplo, responde um arp request em nome de outro host. Este protocolo (RFC-1027 http://www.ietf.org/rfc/rfc1027.txt) foi desenvolvido no final dos anos 80 pelo Departamento de Ciências da Computação da Universidade do Texas em Austin por necessidade deste em segmentar sua rede de computadores. Porém, naquela época, nem todos os devices de rede podiam ter seus endereços de redes subnetados, ou seja, um endereço classe A não poderia ser dividido em duas, três, doze, etc ... redes diferentes pois o dispositivo somente reconhecia a classe de seu IP.

Com o método de Proxy-ARP, foi possível que com um endereço de classe C configurado em diversos hosts com máscara padrão para esta classe fossem segmentados por routers ou firewalls que tivessem o método de Proxy-ARP implementado. Como exemplo de seu funcionamento, temos a topologia acima, onde o device Router possui o proxy-arp habilitado com o comando “ip proxy arp” na interface Ethernet1. Este comando é habilitado por default em devices Cisco, e é recomendado que esteja sempre desabilitado caso seu uso não seja necessário.


Muito bem , vamos abolir os gateways então ??? Nada disso !

Há muitas desvantagens em se usar constantemente Proxy ARP, entre elas o imenso Flooding de solicitações ARP em sua rede e problemas relacionados a segurança.

Fonte:
http://under-linux.org/blogs/rvsimoes/proxy-arp-o-que-e-e-como-funciona-546/

Servidores Cisco: Eles vieram para ficar ???


Já faz dois anos que a Cisco lançou a série UCS - Unified Computing System, com poderosas Blades para rodar em Datacenters competindo com velhos aliados como a IBM e a HP. Mesmo com a crise que se abate sobre a Gigante das Redes, será que os Servidores Cisco já conquistaram seu lugar ao sol ???

A idéia de lançar um novo sistema que unisse computação, rede, acesso a storage e virtualização em um único sistema coeso foi vista inicialmente como loucura e muito criticada pela imprensa especializada, chegava-se a especular que este seria o principio do fim para a empresa.

Os números divulgados pela Cisco quanto a utilização de Servidores Cisco são muito animadores: Blades Cisco são hoje 10% do mercado mundial e 20% do mercado norte-americano, mas há uma conta que não fecha:

Nos últimos tempos a Cisco ampliou muito suas vendas mas não o seu lucro liquido, o que deixou seus acionistas muito descontentes e provocou mudanças na companhia, conforme vem sendo anunciadas por seu CEO, John Chammbers.

Mesmo sendo um bom produto, os Servidores Cisco continuarão a competir no mercado ? A história da Informática tem inúmeros exemplos de tecnologias que tinham tudo para decolar mas não o fizeram.

A própria IBM deixou de se fabricar hardware para vender serviços, o que a Cisco irá fazer ? Continuar a investir somente em Roteadores & afins, onde ainda é líder mundial, ou manter os investimentos em novos mercados onde ela ainda não é majoritária, como no segmento de Servidores.

Alguém ai já trabalhou com blades Cisco ???

Fonte: Na verdade, quem me "cutucou" com este assunto foi o Leandro da VIVO em BH, o qual conheci na última turma do NIC.BR de IPv6 que ocorreu por lá, mas o link por ele enviado sobre o assunto segue abaixo:

http://blogs.cisco.com/datacenter/cisco-servers-they-said-ucs-would-never-succeed%E2%80%A6/?q4067082=1

28 de mai de 2011

Essentials of CCNP Webinar


Evento on-line transmitido via Webex destaca as tecnologias e os temas que os candidatos devem dominar para se tornarem CCNP...

No dia 8 de junho, quarta-feira, a Cisco apresenta um informativo de 90 minutos focando o treinamento e a preparação para as Provas de ROUTE, SWITCH e TSHOOT, além de dicas sobre Certificações, carreiras e oportunidades para quem já é CCNP.

O mais interessante é que os especialistas que projetaram os exames CCNP estarão presentes falando os mesmos e trando dúvidas quanto ao conteúdo cobrado neles.

O único problema, o evento ocorre as 7:00 GMT, o que equivale, no horário de Brasilia, as 4:00 da manhã.

Para os que não puderem assistir assistir, eu espero que a Cisco disponibilize o link para acompanhar o evento off-line, como ocorre com o notório Quinta as Quinze.

Seja como for, já me cadastrei e espero conseguir levantar a tempo para acompanhar o evento. Faça o mesmo cliando em:

https://cisco.webex.com/cisco/onstage/g.php?d=208277204&t=a

Interfaces Cereais de Altaaa ... Despertam o Tigre em vc !!!


Uma coleção de pérolas coletadas junto aos alunos dos cursos de Redes de Computadores. Vamos rir um pouco !!!


Há mais de 10 anos venho ministrando disciplinas em cursos técnicos e tecnológicos de Redes de Computadores e algumas pérolas escritas pelo alunos destes cursos em suas provas e trabalhos foram marcantes, dentre elas:

DMZ - Zona Desmaterializada --> Teria algo a ver com a Zona Fantasma citada na TV e nos quadrinhos pelo Superman ???

Tráfico de Pacotes --> Haveriam Roteadores Traficantes ??? Que protocolos estariam encapsulados ??? Maconha, Cocaina ???

Regras de FireWell --> Fogo amigo, um Firewall camarada, que não tem regras tão rígidas assim.

A que eu acho mais interessante e que deu origem ao titulo deste post: Interfaces Cereais. De que tipo ??? sucrilhos kellogg's ou Corn Flakes ???

Não há como negar a criatividade na redação destes textos. Agora sei como se sentem os avaliadores do ENEM: Ganham pouco, mas se divertem muito !!!

E vc, conhece alguma outra pérola ???


Abs,

26 de mai de 2011

Tutorial de LISP no YouTube !!!



Dando sequência a discussão iniciada no post anterior, um video de mais de uma hora de duração com um dos pais do LISP explicando como este novo conceito pode revolucionar a infra-estrutura da Rede Mundial (pode-se usar legendas em português)

Meus agradecimento ao André Ortega, do blog http://www.brainwork.com.br/blog/, o qual sugeriu um outro video no youtube que me levou a encontrar este.

Fonte inesgotável de conhecimento essa Internet !

Have Fun !!!

24 de mai de 2011

Separando as funções de identificação e localização do protocolo IP


O protocolo LISP (Locator/Identifier Separation Protocol)se propõe a separar estas funções para facilitar o roteamento IPv4/IPv6 e já tem uma implementação Cisco

O protocolo IP, seja ele da versão 4 ou 6, tem duas funções básicas:
1) Identificar de forma única e exclusiva QUEM é um determinado host
2) Localizar ONDE o host está.

Pois bem, a Cisco em parceria com o IETF, está trabalhando em um novo protocolo de roteamento que divide estas funções e permite inclusive uma melhor cooperação entre IPv4 e IPv6. Sua sintaxe é:

Router(config)# router lisp
Router(config-router-lisp)# database-mapping EID locator priority (0-255) weight (1-100)


PS: Comando integrado ao IOS a partir da versão 15.1(4)M

Legenda:
EID - EndPoint Identifier --> bloco de endereços destinados a identificar hosts de forma única e exclusiva
Locator --> Endereço IP usado para identificar um caminho na tabela de rotas
priority --> preferência de saida por um dado locator (quanto menor, melhor)
weigth --> Quando há um EID com dois Locators de mesma prioridade, define como será o balanceamento de carga (valores em porcentagem).

Um exemplo de configuração segue abaixo:

Router(config)# router lisp
Router(config-router-lisp)# database-mapping 172.16.91.0/24 10.1.1.1 priority 1 weight 50

Router(config-router-lisp)# database-mapping 172.16.91.0/24 10.2.1.1 priority 1 weight 50

Router(config-router-lisp)# database-mapping 2001:DB8:BB::/48 10.1.1.1 priority 1 weight 50

Router(config-router-lisp)# database-mapping 2001:DB8:BB::/48 10.2.1.1 priority 1 weight 50

Como se pode ver, pode-se utilizar tanto endereços IPv6 quanto IPv4 para a publicação dos mapeamentos. Os endereços 10.1.1.1 e 10.2.1.1 são usados apenas como localizadores para os blocos de IPs anteriores e há um balanceamento de carga de 50% entre eles.

Para isto funcionar, é criado um novo header no pacote IP conforme exibido abaixo:



Ainda estou engatinhando no assunto, mas há vários pesquisadores da Cisco gastando muitas BHC (Bunda-Hora-Cadeira) neste assunto e acho que vale a pena se inteirar do que se trata.

Para saber mais, muito mais, acesse:

http://www.cisco.com/en/US/products/ps10800/products_ios_protocol_option_home.html

http://www.cisco.com/en/US/docs/ios-xml/ios/iproute_lisp/command/all_lisp_commands.html

http://www.cisco.com/web/about/ac123/ac147/archived_issues/ipj_11-1/111_lisp.html

Have Fun !!!

23 de mai de 2011

Batido recorde mundial de transmissão de dados



Feixe enciclopédico

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, conseguiram codificar dados a uma taxa de 26 terabits por segundo, em um único feixe de laser, transmiti-los a uma distância de 50 km, e então descodificá-los corretamente.

Este é o maior volume de dados já transportados por um único feixe de raio laser.

O processo desenvolvido pelo grupo permite transmitir o conteúdo de 700 DVDs em apenas um segundo, ou transmitir até 400 milhões de chamadas telefônicas ao mesmo tempo.

Com este experimento, a equipe do professor Jürg Leuthold bateu seu próprio recorde de velocidade de transmissão de dados, obtido em 2010, quando eles superaram o limite mágico de 10 terabits por segundo.

Cálculo óptico

O novo sucesso do grupo foi obtido graças a um novo processo de decodificação de dados.

O método de decodificação opto-elétrico é baseado em um cálculo puramente óptico, a fim de quebrar a alta taxa de dados em taxas de bits menores, que podem ser processadas eletricamente.

A redução óptica inicial das taxas de bits é necessária, já que não existe nenhum método de processamento eletrônico disponível para uma taxa de dados de 26 terabits por segundo.

Para codificar os dados, a equipe usou a técnica chamada multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM: orthogonal frequency division multiplexing), um processo que tem sido usado com sucesso em comunicações móveis.

"Nosso resultado demonstra que os limites físicos ainda não foram ultrapassados mesmo com taxas extremamente elevadas de dados," disse Leuthold.

Fonte: site Inovação Tecnológica

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves


Esta semana estou ministrando um curso de IPv6 em BH e olha só o que eu encontrei por aqui:

Desenhada por Oscar Niemeyer, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi inaugurada no início de março de 2010 em Minas Gerais. A “cidade” foi projetada para ser a sede do Poder Executivo estadual. Um Mega projeto com 11 mil Telefones IP, o maior case da Cisco na América Latina no gênero.

O texto abaixo foi publicado no ano passado, mas dá uma idéia da grandeza do projeto:

Projeto estimado em R$ 109 milhões foi vencido pelo consórcio formado pelas empresas NetService e pela Cimcorp, ambas revendas Cisco, também será responsável pelo gerenciamento do serviço VoIP.

Inaugurada em março último, a cidade administrativa da Minas Gerais, espaço que reúne todos os órgãos públicos do Governo do Estado de Minas Gerais, inovou ao contratar a infraestrutura de rede e de telefonia no formato de serviço.

O espaço foi dimensionado para acomodar cerca de 21 mil servidores públicos, e utiliza, como infraestrutura, tecnologias e conceitos de ponta, como é o caso da contratação feita junto ao consórcio formado pela Cimcorp e pela NetService, ambas revendas Cisco, para a aquisição da rede de dados e de telefonia no formato de serviço.

O projeto, orçado em R$ 109 milhões, acaba de ter a sua primeira fase concluída. A infraestrutura de rede permitirá a transmissão de dados e voz (telefonia IP - VoIP) simultâneos.

As empresas prestadoras do serviço cobrarão por telefone ativado e em funcionamento e por ponto de rede, incluindo o acesso sem fio e toda a infraestrutura de segurança da informação necessária ao ambiente.

“A participação da Cisco foi total no que se refere às redes de dados e de telefonia. O governo lançou edital no ano passado para que uma empresa fornecesse LAN, segurança, wireless LAN, e toda a infraestrutura de comunicações unificadas, onde entram 11 mil telefones”, conta Amos Maidantchik, diretor do setor público da Cisco.Em contrato, o governo de MG, estabeleceu que, ao final dos cincos anos, haverá a prerrogativa de posse dos equipamentos.

A rede possui 11 mil telefones IP e 20 mil pontos de acessos fixos, além de 333 access point espalhados pelos prédios, para permitir a conexão sem fio. “Cada cinco pessoas irão compartilhar três telefones. Obviamente, espera-se colocar um telefone para cada servidor, o que exigirá uma expansão do contrato”, diz Maidantchik.

Segundo ele, a rede foi composta com equipamentos de última geração e de alta capacidade. “Até cogitamos aliança com um fornecedor de telefones analógicos para baratear o projeto, mas no dimensionamento vimos que seria viável adotar telefones IP”, conclui, ao comentar sobre a facilidade de colaboração entre os órgãos estaduais, implementada pelo novo sistema de telefonia.


Isso é que é trem grande sô !!!

22 de mai de 2011

Palestra - IPv6 - Oportunidades e Desafios


No dia 11 de junho, as 16:00 horas, estarei participando da segunda edição do evento Networkaridade ministrando a palestra IPv6 - Oportunidades e Desafios
O objetivo é descrever os desafios para a implantação do novo protocolo da Internet que vem sendo acelerada devido ao esgotamento dos blocos IPv4 e, principalmente, apontar as oportunidades decorrentes para os profissionais de TI que irão trabalhar durante este processo de migração.

A entrada para o evento será um cobertor ou agasalho, que serão doadas para um Instituição Filantrópica.

Participe deste evento que trata de Tecnologia, Networking, Sorteios e Calor Humano.

Maiores Informações:
http://blog.ccna.com.br/2011/05/21/ii-networkaridade/

20 de mai de 2011

Inscreva-se para o webcast: VMware vCenter Configuration Manager



A VMware está promovendo neste mês de maio um webcast gratuito sobre o vCenter Configuration Manager. Faça sua inscrição aqui O VMware vCenter™ Configuration Manager coleta, armazena, corrige e gerencia as configurações de servidores e estações de trabalho, em ambientes físicos e virtuais. Com o vCenter Configuration Manager, você pode eliminar os problemas e as despesas associadas ao uso de várias ferramentas para gerenciar alterações, patches, configurações, correções e conformidade.Neste webcast enquanto serão discutidas as maneiras como o vCenter Configuration Manager pode ajudá-lo a aumentar a eficiência operacional, reduzir os custos e recuperar o controle de sua infraestrutura de TI física e virtual.
Participe deste webcast e saiba como o vCenter Configuration Manager soluciona alguns dos desafios diários de TI, inclusive:
Segurança e conformidade
Virtualização
CorreçãoGerenciamento de patchesGerenciamento de configurações e mudanças


Esta é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais das soluções corporativas da VMware.

Estrutura do vCenter Server.

Aproveitem!

Um abraço,
Sandro Leite.

18 de mai de 2011

Quer ganhar um exame de Certificação gratuito ?


Participe da promoção na página oficial da Cisco no LinkEdin e concorra a um Exame de Certificação totalmente GRÁTIS...

No periodo de 09 a 31 de maio de 2011 a Cisco irá conceder um voucher de 100% para o vencedor de uma competição lançada em seu perfil no LinkEdin, basta se cadastrar e Criar um Post com o Titulo "Como uma Certificação Cisco ajuda em minha carreira".

O vencedor podera escolher qualquer exame Teórico, CCNA, CCNP ou CCIE.

Maiores informações no site:
https://learningnetwork.cisco.com/blogs/depth-of-field/2011/05/11/win-a-cisco-certification-written-exam

17 de mai de 2011

Certificações Cisco: Planos de Carreira


Douglas Falsarella, criador do site Imasters, fala sobre Certificações Cisco e dá dicas de como montar um Plano de Carreira

Como nós, enquanto profissionais, podemos nos manter atualizados frente às mudanças tecnológicas na internet e nas redes? A Cisco proporciona treinamentos extensivos aos profissionais de TI em todos os níveis, com o objetivo de ajudá-los a alcançar o sucesso e o desenvolvimento através das certificações.

Mas, diante das várias opções, qual escolher? Confira todos as certificações da Cisco e saiba como escolher o direcionamento em sua carreira


Assista ao video no Imasters: http://imasters.com.br/artigo/19533/certificacoes/certificacoes-cisco-planos-de-carreira

16 de mai de 2011

Evento LACNIC - On-line

O Evento do LACNIC aborda o assunto do momento que é o IPV6 e quais contribuições dos profissionais de TI os fornecedores de equipamentos estão com várias palestras.

Vale muito a pena assitir remotamente e participar via chat ao Vivo.

Faça parte você também desse Evento.


Segue o link para participar e assistir on-line.

http://www.lacnic.net/pt/eventos/lacnicxv/participacion.html

Depois comente sobre o evento aqui no Blog. OK!!!

Exercicios - Cálculo de Sub-redes


Cálculo de Sub-redes é um assunto importantíssimo para candidatos a Certificação CCNA. Faça o download de um caderno de exrcicios com mais de 60 páginas e fique fera em Sub-redes.

Clique no link abaixo e faça o download do caderno de exercicios e o gabarito de respostas para que vc possa praticar exercicios de sub-redes.

Qualquer dúvida, poste aqui.

Have Fun !!!

http://www.4shared.com/account/dir/OfQMJlO4/_online.html?rnd=76

15 de mai de 2011

Aprenda brincando com Cisco Aspire


Game de Estratégia criado para o Network Academy incentiva alunos a trabalharem por conta própria.

O Cisco Aspire é uma ferramenta criada pela equipe do Cisco Network Academy para ser usada no projeto PassPort21, que tem por objetivo desenvolver competências que vão muito além do que tradicionalmente é cobrado de um técnico de campo.

O profissional do século 21 deve ser um empreendedor, deve saber negociar prazos, montar pequenos projetos de redes, gerenciar sua agenda, cumprir metas, enfim, aprender a ser o seu próprio patrão.

Neste final de semana baixei o software e brinquei um pouco com o programa. Achei muito interessante, na pequena cidade virtual, há uma loja onde o jogador deve comprar os equipamentos que utiliza para sua formação e para seus clientes. No banco, ele deve saber negociar empréstimos e pagar contas de modo a ter capital de giro para seus empreendimentos. Os clientes estão espalhados em vários locais e é de responsabilidade do jogador atender as necessidades dos mesmos em determinados prazos e dentro de um dado orçamento.

Há também uma "Central de Treinamento" onde o jogador pode comprar cursos que lhe dão a competência técnica necessária para operacionalizar os projetos.

O game dá muitas dicas de como e quanto cobrar, simula situações onde o profissional é pressionado para cumprir metas. O Packet Tracer é utilizado pelo game para construir os cenários requisitados pelos clientes.

Para os que tem um login ativo no Netacad, a versão beta 4 está disponivel para download no canto esquerdo da tela, logo abaixo do Packet Tracer, na imagem do PassPort21.

Have Fun !!!

13 de mai de 2011

Vídeos do I Fórum de Implementa​dores de IPv6


O Fórum Brasileiro de Implementadores de IPv6 é um evento que reuniu ex-alunos do curso "IPv6 básico" do NIC.br, para troca de experiências sobre a implantação do protocolo, dificuldades e sucessos ocorridos durante este processo.

Ao todo foram disponibilizados 8 videos que somados representam mais de 6 horas de discussão sobre o novo Protocolo da Internet e os desafios para sua implementação.

Vale a pena conferir:

http://zappiens.br/portal/tema.jsp?idTema=12

Cisco prepara-se para fazer maior demissão de sua história


Boston - A Cisco Systems deve demitir milhares de funcionários para realizar a meta de corte de custos de 1 bilhão de dólares anunciada pelo presidente-executivo John Chambers.

Quatro analistas contatados pela Reuters estimam que a maior fabricante mundial de equipamento para redes eliminará até 4 mil postos de trabalho nos próximos meses; a previsão média é de 3 mil demissões. Isso equivaleria a 4 por cento dos 73 mil funcionários permanentes da empresa, e pode ser a maior onda de demissões na história da companhia. A Cisco também conta com número não revelado de prestadores de serviços temporários.

O recorde anterior de demissões da Cisco ocorreu no ano fiscal de 2002, quando a companhia demitiu cerca de 2 mil funcionários, de acordo com Paul Mansky, analista da Cannacord Genuity.

Isso ocorreu quando estourou a bolha da Internet, o que pôs fim a um período de investimento desenfreado em produtos de tecnologia, causado pela corrida de empresas estreantes e tradicionais para estabelecer uma presença na Web.

Mas desta vez a Cisco não pode apontar para más condições de mercado ou problemas na economia como motivos para reduzir sua folha de pagamentos. Em lugar disso, Chambers assumiu no mês passado a responsabilidade por erros na gestão da companhia, afirmando que ela precisa se concentrar em seu negócio básico e se mostrar mais disciplinada no que tange a se expandir para novos campos.

Assim, algumas das demissões devem vir de áreas de negócios que a Cisco pretende abandonar nos próximos meses. Chambers, que comandou a empresa por 16 dos seus 26 anos de história, anunciou que a companhia abandonará certas áreas não estratégicas nas quais não ocupe o primeiro ou segundo posto no mercado.

Um mês atrás, ele anunciou que a Cisco fecharia a divisão Flip de câmeras de vídeo, realizando 550 demissões e constituindo provisão de 300 milhões de dólares para cobrir os custos.

Chambers ainda não revelou que outras divisões serão fechadas, mas a Cisco investiu pesadamente em diversos produtos ao consumidor que ainda não decolaram, entre os quais o sistema Umi de videoconferência doméstica e câmeras de segurança residencial.

Um dos principais desafios da Cisco é impulsionar a receita e as margens de lucros de seus maiores negócios individuais --venda de switches que formam o backbone da Internet e redes corporativas-- com uma força de trabalho menor.

As vendas dessas operações sofreram quedas nos últimos dois trimestres em meio à intensa competição com a Hewlett-Packard e com a Juniper Networks, cujas vendas estão subindo.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/cisco-prepara-se-para-fazer-maior-demissao-de-sua-historia

11 de mai de 2011

CCNP em dose tripla !!!


Após o sucesso dos cursos CCNP ROUTE e CCNP SWITCH que continuam sendo vendidos no modo off-line, nas Férias de Julho vem ai o CCNP TSHOOT em Tempo Real...

Já há algum tempo venho ministrando cursos de CCNP on-line em parceria com o Marco Filippetti. Já fizemos os cursos de ROUTE e SWITCH, sendo que os mesmos se encontram a venda no modo off-line para os interessados.

Para encerrar a trilogia, nas Férias de julho estarei ministrando o CCNP TSHOOT, um exame bem diferente do convencional que merece um curso igualmente diferente do convencional.

Maiores informações, acessem: http://www.cloudcampus.com.br/pt/html/ccnp-tshoot/

PS: Meus agradecimentos ao Adilson, meu xará do SENAC Campinas, que fez esta bela foto onde apareço três vezes na mesma sala de treinamento onde desenvolvi um curso para Instrutores de ROUTE.

Este é o verdadeiro Triple "A" AAAdilson ! rs rs rs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails