30 de out de 2011

Vlan Shutdown versus Vlan Suspended


Qual a diferença entre usar os comandos shutdown e state suspended numa vlan ???

Esta discussão surgiu na última aula do curso CCNP Switch que estou ministrando no SENAC Consolação.Quando usamos o comando abaixo:

R1(config)# vlan 10
R1(config-vlan)# shutdown

Todas as interfaces associadas com aquela vlan ficam inativas, mas isto tem apenas escopo local. Imagine que este Switch seja um VTP Server com vários Switches VTP clients abaixo dele. É possivel "suspender" uma vlan e propagar este estado via links de trunk através do anúncios do protocolo VTP usando o comando abaixo:

R1(config)# vlan 10
R1(config-vlan)# state suspended

Como os Switches client não podem entrar na vlan 10 e mudar seu estado, somente o Switch VTP Server poderá reativar a vlan 10 usando:

R1(config)# vlan 10
R1(config-vlan)# state active

Lembrando que é possivel deixar uma vlan shutdown a suspended ao mesmo tempo.Agora, é só montar um cenário e testar os comandos (use show vlan brief para conferir o estado das vlans)

Have Fun !

27 de out de 2011

VM e livro para quem quer aprender JunOS


Faça o download de uma VM Olive pronta para testar os comandos do JunOS e, de quebra, baixe o Junos CookBook para se tornar JNCIA...

Há algum tempo venho acompanhando posts na Internet falando sobre o uso do Olive (uma espécie de GNS3 para imagens Juniper) e, num dos treinamentos do curso de IPv6, um aluno me passou uma imagem instalada, pronta para uso.

Como a imagem ter cerca de 4Gb de tamanho, fiz o upload da mesma no 4shared dividindo-a em 3 arquivos distintos.Segue abaixo o links dos arquivos contendo a imagem do JunOS:

http://www.4shared.com/file/XcrTYGQ_/Olive_R1part1.html

http://www.4shared.com/file/5p7pWBbV/Olive_R1part2.html

http://www.4shared.com/file/FfoU_X4s/Olive_R1part3.html

Para aprender mais sobre os comandos, baixe o livro no link abaixo:

http://www.4shared.com/file/OIkGMmL8/OReillyJUNOSCookbookApr2006__1.html

Have Fun !!!

25 de out de 2011

Conheça o Projeto o3b


Rede promete aliar o alcance do Satélite com a velocidade da Fibra ...

O Projeto 03b (Other Three Billion) é uma iniciativa de grandes empresas globais como o HSBC e o Google que tem o ambicioso objetivo de prover conectividade para mais de 3 bilhões de pessoas que hoje não tem acesso a banda larga.

8 Satélites espalhados pelo órbita do planeta a uma distância de cerca de 8.000 KM da superficie da Terra seriam os responsáveis por prover a conectividade. Para serviços que suportem altas latências, parece ser algo muito atrativo, mas para aplicações como VoIP imagino que o delay ainda seja muito alto !

No Brasil, a região amazônica é o alvo mais provável para usufruir deste serviço.

Para saber mais sobre o asunnto, acesse:

http://www.o3bnetworks.com/

Packet Tracer Master Topology


Teste as principais novidades da versão 5.3 do Packet Tracer num cenário super completo.

Vasculhando meus e-mails encontrei dois WebCasts que foram criados para demonstrar aos Instrutores do NEtacad as principais inovações do Packet Tracer 5.3 São duas horas de video testando os novos recursos (em inglês).

O mais legal é que o palestrantre, Jose Esquivel, disponibilizou o arquivo .PKT usado para download. Vale a pena conferir !

Para assistir os videos, escolha:

Master Topology - parte 1

Master Topology - Parte 2

Para baixar a topologia Master Topology clique aqui!


24 de out de 2011

Por quê não um Packet Tracer Open Source ???


Se o código-fonte do Packet Tracer estivesse aberto a comunidade, seu desenvolvimento seria mais rápido ???

Semana passada estava criando exercicios com DHCPv6 usando o Packet Tracer 5.3.2 e descobri alguns bugs na implementação do mesmo. Pensei eu, se fosse um programa open source alguém poderia já ter contribuido para sanar isto !

E por quê não é ??? Há algum tempo atrás um Blog americano encabeçou uma petição, uma espécie de abaixo-assinado na Internet pedindo a liberação de uma versão educacional do IOS para fins acadêmicos, o que até agora não foi atendido e tem pouca probabilidade de ocorrer.

Quando se fala de IOS, até se entende que alguém poderia usar para outros fins que não didáticos, mas, e quanto ao Packet Tracer ? A ferramenta é um freeware com recursos fantásticos, não só para emular os comandos mas também para exibir toda a mensageria trocada entre os hosts durante o funcionamento dos protocolos (coisa que simuladores como Dynamips/GNS3 ou mesmo o IOU não são capazes de fazer).

Por quê não liberar o código-fonte ? Será que a Cisco almeja em algum momento tornar o velho Packet uma ferramenta comercial ? Se fosse open source, tenho certeza de que logo os comandos não suportados logo seriam implementados pois a comunidade de software livre na Internet não dorme !!!

Será que não poderiamos exercer pressão para que um dia isso ocorra ?

Abs,

13 de out de 2011

Cisco Live 2011 em Acapulco


Inscrições abertas para o Cisco Live Virtual em Acapulco - México. Participe do evento on-line e baixe todo o material gratuitamente.

Fuçando um pouquinho mais na Internet descobri que haverá um Cisco Live no próximo mês (novembro). Para se cadastrar e particpar gratuitamente do evento, pode-se usar o mesmo login e senha criados paraq quem já se cadastrou na edição 2012 do evento em Londres, conforme havia descrito no post anterior.

Clique aqui e confira !

Grande abraço !!!

12 de out de 2011

Cisco Live 2012 - Inscrições Abertas !


Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a todo o material do Cisco Live 2012 - evento promovido pela Cisco em Londres, no início do próximo ano.

Para aqueles que gostariam de ir para Londres nas Férias do início do ano assistir ao Cisco Live mas não podem, uma boa noticia:

É possivel inscrever-se gratuitamente e ter acesso aos mais de 400 PDFs das sessões técnicas apresentadas durante o evento.



Eu já fiz a minha inscrição, e vc ? O que está esperando ? Clique aqui !

Grande Abraço !!!

4 de out de 2011

Lançada nova versão do CPQRG !


Lançado em 02 de outubro, a nova versão do Cisco Product Quick Reference Guide trás uma série de informações detalhadas de produtos e serviços Cisco. Vale a pena conferir !!!



Faça o download gratuito do PDF no link abaixo:

https://www.nationsprint.com/clients/cpqrg/regsite/CPQRG_October_2011.pdf

PS: Também é possivel solicitar uma versão impressa do Guia no link abaixo:

http://www.cisco.com/en/US/prod/qrg/index.html

Have Fun !!!

2 de out de 2011

Construindo Vlabs com o Animation Editor


Animator Editor é uma ferramenta para autoria de Tutoriais de Redes com Animação, extremamente simples de usar. Confira aqui o que vc pode fazer com ele...

Com o AE vc será capaz de:

- Criar uma topologia, configurar nós, interfaces, e links.
- Criar um pacote, especificar seus cabeçalhos e movê-los entre os nós.
- Criar tabelas para hosts, switches, e routers. Adicionar e deletar entrdas em tabelas como ARP cache, MAC table, routing table, OSPF LSDB, HSRP state e muito mais.
- Criar janelas de mensagem para exibir comandos de configuração
- Publicar arquivos de animação no Site do AE ou abri-los em seu Desktop.

A versão 0.6 do Software é gratuita mas só pode ser usada on-line, ou seja, vc terá que criar e armazenar seus projetos no espaço web destinado a sua conta.

A versão paga permite rodar as animações em seu Desktop, maiores informações de como adquiri-la, contate: visualland111@gmail.com (em inglês).

É possivel também usar arquivos criados no Dynamips para alimentar seus projetos na versão paga.

Baixe o tutorial de como usar os recursos do AE no link abaixo:

www.visualland.net

Have Fun !!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails