29 de jul de 2013

Atualização para o Novo Exame CCNA: 200-120


Prepare-se para prestar o novo Exame CCNA 200-120 e tornar-se um CCNA Routing & Switching.

Para aqueles que se prepararam para o Exame 640-802 (o qual estará disponível só até 30/09/2013) este curso oferece uma atualização cobrindo todos os novos tópicos anunciados para o Exame.

O curso ocorrerá na região central de São Paulo. São apenas 10 vagas, à um valor promocional de R$ 490,00

Os participantes contarão com acesso à equipamentos reais (racks equipados com roteadores Cisco 2620 e switches Catalyst 2960 e 2950).

◦Quando: dias 26/08, 27/08, 28/08, 29/08 e 30/08, sempre das 19:00hs às 22:15hs

◦Onde: Rua Marquês de Itu, 408 – Conjunto 24 (próximo a Estação República do Metrô)

◦Quanto: R$ 490,00 (Podendo ser parcelado em até 12X via PagSeguro)

◦Conteúdo Programático:

Aula 01 - Endereçamento IPv6

Aula 02 - Roteamento IPv6 - OSPFv3

Aula 03 - Gerenciamento e Monitoração de Redes
Sistema de licenciamento do IOS 15
Autenticação local de usuários; SNMPv2 e v3
NetFlow

Aula 04 - First Hop Redundancy Protocols (HSRP, VRRP e GLBP)

Aula 05 - Uso do CCP (Cisco Configuration Protocol)
Etherchannel
PPPoE

Os interessados devem enviar e-mail solicitando instruções para matricula para:

adilson.aflorentino@gmail.com

PS: Este curso aborda apenas os novos tópicos acrescentados ao Exame. Para aqueles que necessitam estudar TODOS os tópicos cobrados na Certificação CCNA, o Preparatório agendado para o periodo de 12 a 23 de agosto ainda possui vagas. Maiores informações: http://netfindersbrasil.blogspot.com.br/2013/07/ccna-presencial-em-agosto-de-2013.html

◦Inscrições Abertas por tempo limitado: apenas 10 vagas. Garanta já a sua !!!

26 de jul de 2013

Livro Oficial de Certificação IPv6 no Brasil


Samuel Bucke lança livro sobre o novo protocolo da Internet reconhecido como material oficial do curso de certificação para obtenção do título "IPv6 Forum Certified Engineer - Silver".

Fico muito feliz em saber já está em fase final de impressão e provavelmente estará disponível a partir da próxima semana mais um título em português sobre o protocolo IPv6. Muitos estudantes que fizeram seus trabalhos de conclusão de curso citando o meu livro IPv6 na Prática me perguntavam se havia algum outro título em português para pesquisar, agora temos um excelente material para indicar.

Acho que ninguém melhor que o próprio Samuel para apresentar sua obra:

Olá Pessoal

Vocês já foram informados de que o conteúdo do meu livro intitulado "IPv6 - O Novo Protocolo da Internet" foi baseado no programa educacional mundial do IPv6 Forum (v6Education Program), sendo que a apresentação da obra foi escrita pelo próprio fundador/presente do IPv6 Fórum - o Sr. Latif Ladid, o qual sou muito grato pelas contribuições nos últimos meses!

A recente novidade que trago para vocês é que hoje o fóum formalizou o processo de análise do seu conteúdo, tornando-o material oficial do curso de certificação para obtenção do título "IPv6 Forum Certified Engineer - Silver", a certificação de entrada do fórum internacional. Essa informação está registrada na página do fórum e pode ser conferida no link www.ipv6forum.com.

O livro foi escrito com uma abordagem bastante didática e está repleto de ilustrações para facilitar o entendimento dos conceitos, além de trazer vários exemplos de configuração. Será mais uma publicação da Editora Novatec, grande parceira que trabalhou comigo na publicação do livro "Laboratório de Tecnologias Cisco em Infraestrutura de Redes" - um sucesso de vendas. Agora vamos repetir esse sucesso também com esse livro!

Um diferencial relevante é que o conteúdo do livro foi baseado no programa educacional mundial do IPv6 Forum (v6Education Program), sendo que a apresentação da obra foi escrita pelo próprio fundador/presidente do IPv6 Forum, o Sr. Latif Ladid!!! Isso mesmo, nada menos que o presidente do fórum internacional em pessoa, o qual aproveito para agradecer publicamente pelas contribuições!

O livro poderá ser comprado através da página da editora (link abaixo) e também será distribuído em todas as grandes livrarias do Brasil. Peço que todos colaborem no processo de divulgação da obra, COMPARTILHANDO essa informação nas redes sociais e CURTINDO o livro na página da editora. Também é importante que os leitores, depois de terem contato com o livro, registrem suas impressões pessoais sobre o conteúdo na pópria página da editora!

http://www.novatec.com.br/livros/ipv6

Esse feedback é muito importante para a continuidade do trabalho de disseminação da educação na área de redes que venho realizando há alguns anos. Colegas professores e demais facilitadores, sintam-se à vontade para utilizar o livro como bibliografia básica ou complementar em suas disciplinas!

Tenho certeza que professores, alunos e profissionais vão gostar! ;-)

Bons Estudos!

Samuel.

Fonte: http://labcisco.blogspot.com.br/2013/07/lancamento-do-livro-de-ipv6.html

18 de jul de 2013

Morre o primeiro CCIE


Apesar de já fazer quase um mês do ocorrido, acho importante deixar registrado:

Stuart Biggs, que em 1993 liderou uma equipe que criou o programa Certified Internetwork Expert Cisco e foi o primeiro a ser premiado com um número CCIE, morreu aos 53 anos.

A notícia da morte de Biggs foi retransmitida pelo diretor de operações da Cisco Tony George em uma postagem no blog onde o próprio Biggs havia escrito no ano passado sobre as origens do programa CCIE. Esse post foi hospedado no site do blogueiro Brad Reese, que anteriormente escreveu para o Network World.

"É com grande tristeza que informo neste grupo que Stuart Biggs faleceu ontem ...(24/06/2013)", George escreveu na terça-feira. "Stuart fez inúmeras contribuições para a tecnologia que todos nós usamos todos os dias e como essa história descreve, a sua propagação para o mundo via transferência de conhecimento em várias formas." Biggs estava enfermo em sua casa na quinta-feira passada, de acordo com George. A nota obituária diz que ele era um residente de Marysville, Califórnia, e inclui o nome da agência funerária responsável pelos preparativos.

Aqui está um trecho do Post que Biggs escreveu no ano passado:

Um dos objetivos dessa equipe era criar um curso que iria focar sobre o domínio de produtos Cisco em um ambiente real. Queríamos preencher as lacunas que o curso da 3Com havia deixado. O exame escrito foi um adendo - apenas para definir uma barreira para admissão ao exame de laboratório. Antes que eu esqueça de mencionar este fato, o nome original do programa ia ser 'Cisco Top Gun' - mas como o filme de Tom Cruise famoso com o mesmo nome tinha acabado de sair, achamos que pode haver algumas questões legais no uso esse nome - por isso escolhemos 'Cisco Certified Expert Internet' - você pode ver a jaqueta equipe original (foto):


Criamos um laboratório - que era um pouco adhoc - mas combinou a tecnologia do início dos anos 90 - FDDI, Ethernet, talvez um pouco de X.25, bem como um ou dois protocolos de roteamento IBM SNA e, oh e eu não posso esquecer - Token Ring. Esses foram os ingredientes do dia.

Então criamos um exame escrito e usamos isso como um "filtro" para as pessoas que vão para o laboratório. A primeira pessoa fora da Cisco que passou na prova escrita era um cara chamado Terry Slattery. Ele é um cara muito legal, que até hoje ainda mantém sua certificação CCIE (# 1026). Eu fui o primeiro proctor de laboratório a mexer com os cabos, jumpers e toda sorte de coisas, a fim de quebrar a configuração do laboratório para Terry. Naquela época, era muito fácil de mexer com um cabo ou mexer com jumpers sobre as várias placas ou cartões de interface. Então eu desenhei uma rede em um quadro branco - bem como nos dias anteriores com Ford - a forma como a rede deve funcionar e sai da sala. Terry resolvia os problemas com bastante agilidade tornando-se assim o segundo CCIE do mundo - o primeiro fora da Cisco.

PS: A estória de Terry Slattery foi contada no ano passado aqui no NetFinders no link abaixo:

http://netfindersbrasil.blogspot.com.br/2012/04/curiosidades-quem-foi-o-primeiro-ccie.html

A Cisco anunciou o programa CCIE publicamente em 27 de setembro de 1993, em um comunicado de imprensa no qual John Chambers, CEO da empresa, mas, em seguida, um vice-presidente, foi citado:

"O Programa CCIE começa onde os programas de certificação de outros fornecedores terminam", disse Chambers. "Ele pode ser comparado a completar um curso universitário ao invés de apenas prestar o vestibular. Candidatos CCIE em perspectiva devem ser altamente qualificados apenas para entrar no programa, e então, depois de fazer um curso intensivo de solução de problemas, deve passar por um rigoroso teste de laboratório hands-on realizado pelos engenheiros seniores de suporte. Este conjunto de requisitos muito rigorosos garante que apenas os melhores profissionais são selecionados. "

Os idealizadores do programa CCIE optaram por iniciar seu sistema de numeração com 1024 (2 elevado à potência de 10), de acordo com Biggs, e esse número passou para uma placa no próprio laboratório . Biggs recebeu o número 1.025 em 19 de julho de 1993, e Slattery tem 1.026.

"Estou espantado com a forma como este programa tem crescido", Biggs escreveu no ano passado. "No próximo ano - 2013 será o 20 º ano deste programa - e as pessoas ainda ficam admiradas quando alguém diz que é um CCIE!"

Fonte: http://www.networkworld.com/community/blog/stuart-biggs-first-cisco-ccie-dies-age-53

Quintas Quinze: Como as interferências impactam nas redes wi-fi


Com a proliferação de equipamentos em que a única interface de conexão de rede disponível é wi-fi, prover um serviço com qualidade se torna uma premissa no desenvolvimento das redes sem fio. Entenda o que pode causar interferências e os impactos destas interferências no ambiente wifi, entenda também como as soluções Cisco podem mitigar os impactos das interferências, tornando sua rede mais disponível e gerando visibilidade destes impactos que são "invisíveis".

Dia 18/07/2013 - as 15:00 horas

Ricardo Vallino - É engenheiro de sistemas da Cisco e possui mais de 10 anos de experiência de Telecomunicações atuando em diversas empresas, onde trabalhou com sistemas integrados de telecomunicações, comunicação de dados e redes de voz/vídeo. Atualmente trabalha atendendo vertical de governo com tecnologias como Routing, Switching e Wi-fi.

Agenda

Durante 1 hora você assistirá uma apresentação colaborativa via WebEx.

Áudio, vídeo e imagens compartilhadas em um espaço Web 2.0, além de chat para perguntas e respostas.

Participe: toda Quinta às Quinze horas!

Precisa de ajuda? Notifique problemas ou peça assistência:Central de ajuda dos seminários

Clique aqui para cadastrar-se.

Have Fun !!!

17 de jul de 2013

5 Anos de NetFindersBrasil !!!


Neste mês de julho, o NetFindersBrasil comemora 5 anos de existência. Obrigado a todos os que colaboraram de alguma forma para que continuássemos no ar.

Nosso primeiro Post data de 18 de julho de 2008. Hoje escuto alguns o chamarem de "o Blog do Adilson" mas na verdade o criador do NetFinders foi o amigo Sandro Leite, na época em que trabalhavamos juntos como Instrutores Cisco no SENAC Consolação.

O tempo passa realmente muito rápido. Lembro-me como se fosse hoje o dia em que o Sandro entrou na minha sala e falou que havia criado um Blog e eu lhe disse: "Mas, afinal de contas, o que é um Blog ???" rs rs rs

Muita gente deixou excelentes materiais para consulta por aqui. Posts como os do próprio Sandro, da Thais, do Danilo, do Bruno, do Ricardo Nilsen, do Thiago Correia, do Bruno e de tantos outros nomes que figuram na Lista de Colaboradores ainda são acessados com muita frequência por aqui.

Eu creio que nem eu e nem o Sandro pensávamos que iríamos tão longe com o que começou como uma brincadeira em sala de aula. Hoje temos cerca de 900 Posts no ar e mais de 600.000 acessos, isto sem nenhum investimento em Marketing ou coisas do gênero, apenas pelo boca a boca.

Na época em que começamos havia apenas o ccna.com.br como Blog focado em Tecnologias de Rede com ênfase em Redes Cisco. Hoje fico muito contente em ver que surgiram dezenas de iniciativas parecidas na Internet fazendo um excelente trabalho como o BrainWorks, EstudeCCNA, CiscoBlog, RotaDefault, Comutadores e tantos outros. De certa forma, sinto que fomos os precursores disto e sinto-me muito feliz quando o NetFindersBrasil é citado por algum deles.

Muito obrigado a todos os que acessam de forma periódica ou esporádica este Blog, espero continuar ainda por muitos anos trazendo informação, dicas e curiosidades do Mundo das Redes para todos vcs !!!

Grande Abraço !

15 de jul de 2013

CCNA Presencial em Agosto de 2013


Já estão abertas as inscrições para as turmas do Curso Presencial Preparatório para a Certificação Cisco CCNA 640-802 em agosto de 2013. Vagas Limitadas !!!


O curso ocorre na região central de São Paulo. São apenas 10 vagas por turma, à um valor promocional de R$ 990,00

Os participantes contarão com acesso à equipamentos reais (racks equipados com roteadores Cisco 2620 e switches Catalyst 2960 e 2950).

Anote em sua agenda:

Quando: de 12/08/2013 a 23/08/2013, sempre das 19:00hs às 23:00hs (segunda a sexta)

Onde: Rua Marquês de Itu, 408 – Conjunto 24 (próximo a Estação República do Metrô)

Quanto: R$ 990,00 (Podendo ser parcelado em até 12X via PagSeguro)

Conteúdo Programático do Curso:

– Modelo OSI; Redes Wireless
– Switching e VLANs
– Configuração de Switches (VTP, Spanning-Tree, Trunk)
– TCP/IP; IPv6
– Endereçamento IP / Subredes
– VLSM e CIDR
– Introdução ao sistema Cisco IOS
– Roteamento IP parte 1 (Estático, RIPv1 e RIPv2)
– Roteamento IP parte 2 (EIGRP e OSPF)
– Gerenciamento básico de uma rede Cisco; Segurança
– Listas de Controle de Acesso (ACLs)
- NAT - Native Address Translation
– Protocolos WAN (HDLC / PPP / Frame-Relay)

Diferenciais: Incluso no custo o livro CCNA 4.1 e acesso / suporte online via ambiente CCNA CloudCampus pelo período de 3 meses.

Os interessados devem enviar e-mail solicitando instruções para matricula para:

adilson.aflorentino@gmail.com

◦Inscrições Abertas por tempo limitado: apenas 10 vagas. Garanta já a sua !!!



7 de jul de 2013

DHCP Conflict em Routers Cisco


Aprenda a lidar com conflitos de endereço IP usando um router Cisco como Servidor DHCP

Por padrão, o serviço DHCP já vem habilitado por padrão nos roteadores Cisco. Antes de atribuir um endereço IP de forma automática a um host, o serviço faz duas checagens preliminares:

1) Verifica se há alguma exclusão (feita pelo comando ip dhcp excluded-address no modo de configuração global)

2) Verifica se foi detectado algum conflito de IP

Neste último ítem, a implementação de DHCP Server no IOS manda 2 pacotes ICMP de teste para verificar se algum host responde como origem do IP a ser atribuido. Caso haja resposta, isto significa que o endereço já foi atribuido estaticamente a alguma outra máquina e um conflito é logado.

Para alterar o número de pacotes usados no teste, use:

Router(config)# ip dhcp ping packets

O tempo padrão de timeout para cada pacote ICMP é de 500 milissegundos, para alterar este timer use:

Router(config)# ip dhcp ping timeout milliseconds

Os endereços com conflito detectado são removidos do pool (de forma similar como é feito com o comando descrito no item 1).

Para visualizar a lista de conflitos detectados, use:

Router# show ip dhcp conflict


Uma vez registrado o conflito, o administrador deve resolver manualmente o problema, atribuindo um novo IP para o host. Para remover o IP da lista de conflitos use:

Router# clear ip dhcp binding {address | *}

Sendo que é possivel remover apenas um item ou zerar toda a lista de conflitos detectados

Pode-se também desabilitar o logging de conflitos usando:

Router(config)# no ip dhcp conflict logging


Lidar com conflitos DHCP num router Cisco é um tópico cobrado no novo Exame CCNA 200-120 e é importante dominá-lo.

Até o próximo post !

Fonte: http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_2/ip/configuration/guide/1cfdhcp.html#wp1018925

5 de jul de 2013

Novo Exame CCNA - 200-120 - Primeiras Impressões


Hoje a tarde prestei o novo Exame CCNA - 200-120 - e constatei que pouca coisa mudou.

Hoje a tarde prestei o novo Exame CCNA em Inglês - o 200-120 - pelo que a atendente me disse, fui o primeiro a faze-lo no SENAC Consolação. Confesso que fiquei um pouco decepcionado pois esperava que o Exame cobrasse mais dos novos tópicos anunciados.

Exame: 200-120 (CCNA 803)
Número de Questões: 50
Score Mínimo: 825
Tempo: 120 minutos (30 a mais pelo exame ser em Inglês)

Nada de NTP, nada de HSRP/VRRP/GLBP, nada de OSPFv3, nada de SNMP, nada de NetFlow, nada de Syslog, nada de CCP, nada de PPPoE, enfim...

Resumo da Ópera: exceto pela maior ênfase em IPv6 e a falta dos tópicos removidos (RIP, VTP, Wireless e Segurança), pouca coisa mudou. No exame que eu fiz hoje, ACL e Roteamento EIGRP foram os grandes protagonistas da Prova. Não sei se há no novo Banco de Dados de questões da 200-120 algo que cubra os tópicos que descrevi como ausentes, acho que ainda vale a pena conhece-los pois ajudam na vida prática mas creio que serão temas pouco abordados e de menor importância, como eram Wireless e IPv6 na 640-802.

Aqueles que prestarem a Prova nos próximos meses, desejo boa sorte e peço que deixem suas impressões sobre o novo Exame aqui.


Abração,




3 de jul de 2013

Até quando o Exame 640-802 estará disponível ?


Atraso na tradução do material oficial do Netacad poderá estender a vida útil do atual exame ?

Dando sequência no processo de migração do material oferecido para as Academias Cisco, o acesso ao antigo Netacad terminou em 30/06/2013 - Agora os membros do programa, Instrutores e Alunos, devem acessar o Netspace e migrar suas contas, caso ainda não o tenham feito.

Mas o material em português focado no novo Exame CCNA 200-120 ainda vai demorar um pouco mais a chegar e isto já está preocupando as grandes academias Cisco no Brasil. Estas temem ter que vender apenas os cursos em Inglês ou mesmo adiar algumas Formações até que todo o processo de tradução esteja resolvido.

Há também a questão do tempo de vida da atual prova em português - a 640-802 - A Cisco prometeu tirar a mesma do ar em 30/09/2013 sem choro nem vela, e não garantiu que os alunos do Netacad matriculados previamente na versão anterior do programa possam prestar o Exame antigo depois que o mesmo for retirado do grande público.

Eu já vi este filme antes: Quando o antigo 640-801 foi extinto, abriram uma exceção para os estudantes do Netacad já matriculados, os mesmos poderiam prestar um 640-801NA (Network Academy). É isto que está se pleiteando agora e parece haver todo um lobby feito pelas Academias Brasileiras em torno da Cisco para garantir que isto ocorra mais uma vez.

Para tentar responder a estas inquietações, a quem recorrer ? Ora, para o Instrutor, existe o Help do próprio Netacad.

Abri um chamado com a seguinte questão:

" Ouvi boatos de que o atual Exame CCNA em português - 640-802 - será removido após 30/09/2013 e que os alunos do NetAcad, mesmo os que tenham sido cadastrados no Sistema previamente, não poderão fazer o Exame e só terão a opção de fazer a nova prova em Inglês.

Isto procede ??? "

Obtive a seguinte resposta:

Caro Adilson,

Obrigado por entrar em contato com a equipe de Suporte da Cisco Networking Academy.

Devido a introdução de novos materias no site Cisco NetSpace, alguns materiais vão estar disponíveis somente em inglês, mas nós estamos trabalhando no lançamento também destes materiais em diferentes línguas, inclusive em português.

A prioridade das necessidades dos alunos e a extensão do envolvimento da comunidade vai determinar as versões linguísticas a serem disponibilizadas para cada curso, e poderá demorar entre 6-9 meses para ficar disponível.

Por favor, fique atento aos anunciados feitos dentro do NetSpace, estaremos atualizando as informações dentro do site.

Entre em contato conosco novamente, caso necessite de mais alguma informação

Obrigado,

Cisco Networking Academy Support


Bom, o atraso na tradução do material está confirmado. Mas e quanto a disponibilidade do Exame atual ? Reforcei a pergunta conforme abaixo:

" Eu entendi que o material do NetSpace pode demorar de 6 a 9 meses para ser traduzido para português, mas não ficou claro para mim quanto a disponibilidade do Exame 640-802.

Geralmente o exame antigo fica disponível por cerca de 1 ano após o lançamento da nova versão, como ocorreu anteriormente.

A questão central é: após 30/09/2013 o Exame 640-802 será extinto ? Ninguém mais poderá prestá-lo ???

Grato, "

Esta foi a resposta que obtive:

" Caro Adilson,

Obrigado por entrar em contato com a equipe de Suporte da Cisco Networking Academy.

Tudo indica que o teste não estará disponível após 30/09, pelo menos é o que foi anunciado no site da Cisco, se houver alterações na data, será anunciada em:
http://www.cisco.com/web/learning/exams/list/ccna_composite.html

Entre em contato conosco novamente, caso necessite de mais alguma informação

Obrigado, "

De qualquer forma, é bom frisar que:

1) Não há nenhuma garantia de que a Cisco abrirá alguma exceção para permitir que os alunos do Netacad possam fazer o Exame atual após 30/09/2013.

2) Caso a Cisco abra alguma exceção, provavelmente será apenas dentro do Netacad para as turmas já iniciadas.

Programe-se para prestar o Exame 640-802 até 30/09 ou então pense em estudar para o 200-120

Abs,

2 de jul de 2013

Guia Básico para Configuração de Switches - Volume 2


Como não só de Cisco o profissional de Redes viverá, um excelente material para quem trabalha com produtos dos fabricantes 3Com, H3C e HP.

O pessoal do Blog RotaDefault disponibilizou o volume 2 de seu e-book "Guia Básico para Configuração de Switches – Alta Disponibilidade".

Os tópicos abordados são:
◦Introdução à Alta Disponibilidade de Switches Ethernet
◦Spanning-Tree
◦Link-Aggregation
◦VRRP
◦XRN & IRF

Este e-book e o volume anterior podem ser adquiridos no link abaixo:

http://www.rotadefault.com.br/ebook/


1 de jul de 2013

CCNA Security - Netacad vai lançar material em português


Cisco está recrutando Instrutores voluntários para participar da tradução do CCNA Security disponibilizado no Curriculum online do Netacad.

Recebi este e-mail hoje do Netacad e já me candidatei:

Prezados,


Estamos planejando fazer uma tradução do inglês para o português dos conteúdos do curso CCNA Security com ajuda dos nossos instrutores do Brasil. É um trabalho voluntário e estamos contando com a colaboração de vocês. Aqueles instrutores que estão interessados e disponíveis para ajudar podem enviar o seu email (mesmo que usam no NetSpace) até 12 de julho, 2013. Vamos levantar uma lista e criar os usuarios para acesso na plataforma onde os conteúdos irão ser traduzidos.

O trabalho é voluntário e cada instrutor poderá traduzir os conteúdos que puder, de acordo com a sua disponibilidade. No final vamos ter um premio para o instrutor que contribuir com mais traduções!

Muito obrigado pelo apoio neste importante projeto para a nossa comunidade NetAcad no Brasil!


Atenciosamente,

Equipe Cisco Networking Academy Brasil.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails