25 de dez. de 2015

Imagens de VIRL - L2 e L3 para download


Rode todas as features de camada 2 e camada 3 do IOS 15 no GNS3 usando imagens VIRL.

Você já ouviu falar de VIRL ? Virtual Internet Routing Lab é uma ferramenta paga da Cisco que concorre diretamente com o GNS3, com ela, é possível emular configurações em routers, switches e firewalls usando o IOS tradicional, IOS-XR, ASAv, IOX-XE e NX-OS. Além de rodar todos os comandos nestas plataformas, o VIRL permite gerar tráfego para testes, inserir delay, jitter e perda de pacotes, além de gerar automaticamente as configurações, se assim for solicitado.

Além do custo considerável, o VIRL exige um Servidor com processador Intel bem parrudo para rodar todas estas features. Pois bem, há pouco tempo um aluno me passou dois arquivos VMDK contendo as imagens que contém uma versão de IOS 15 simplesmente com todas as features de camada 2 e 3 para testar. Um verdadeiro presente de Natal para quem faz simulações usando GNS3.

Primeiro passo, faça o download das imagens aqui.

Depois, com o GNS3 aberto (testes foram feitos na versão 1.3.11) vá em Edit - Preferences - QEMU - QEMU VMs e clique em NEW para adicionar as 2 VMs que foram baixadas. Depois basta clicar em OK:


Pronto! Agora, ao clicar no botão "Browse all Devices" já estão disponíveis um roteador universal e um Switch L3 universal com todos os comandos do IOS 15 disponíveis:


Ainda não encontrei os arquivos VMDK dos outros Sistemas Operacionais da Cisco, mas acredito que, tendo as imagens corretas, tudo pode ser emulado. As imagens disponibilizadas não são muito pesadas, mas provavelmente o ASAv e o IOS-XRv vão exigir mais do hardware.

Para saber mais do VIRL visite: http://virl.cisco.com/

É isso ai: HAPPY LABBING !!!

7 comentários:

Cleber Ribeiro disse...

Obrigado por Compartilhar Mestre!!! Abs.

dRiGØ disse...

Obrigado por compartilhar.

michaelnoardo disse...

brother, no caso isso que vc postou não é o VIRL correto? ,as sim um paleativo usando imagens Cisco emuladas em QEMU correto?

Adilson Florentino disse...

Correto michaelnoardo !

Unknown disse...

Muito bom, testei e funcionou perfeitamente. Claro, precisa ter uma máquina boa para aguentar labs mais elaborados.

Obrigado por compartilhar!!

M4xrafa disse...

Alguém possui o link do IOS-XR para utilizar no LAB ? ?

Gagan disse...

HAXM acceleration support is not installed on this host


getting this error.. what to do

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails