30 de ago. de 2018

[ceptro-alumni] seus usuários têm problemas com plataformas de games online ou consoles por causa do CGNAT ou ausência de IPv6?


Olá.

Alguns provedores Internet nos procuram de tempos em tempos para nos relatar dificuldades nesse momento de transição para o IPv6. Um dos tópicos recorrentes é sobre games online. Esses provedores, como a maioria aqui no Brasil, usam alguma espécie de CGNAT para compartilhar endereços IPv4 públicos entre vários usuários. E também entregam já IPv6 na casa do usuário. Acontece que as plataformas de games online e alguns consoles de videogame aparentemente não funcionam bem, ou não funcionam mesmo, nem com IPv6, nem com IPv4 compartilhado, pelo menos em certas situações.

Alguns nos dizem que é um problema bastante sério, que gera muitas ligações no callcenter e bastante insatisfação dos usuários.

Sensibilizados pelo problema e com dificuldades de iniciar um diálogo envolvendo as empresas responsáveis pelos games, nós resolvemos propor
um workshop, uma espécie de debate, no IGF, pra chamar a atenção sobre o assunto. O IGF é um Fórum sobre Governança da Internet, um espaço
global, internacional, para o diálogo sobre vários assuntos relacionados à Internet, onde participam empresas, governos, academia, a comunidade
técnica, ONGs, ou seja, todo mundo... O IGF é organizado pela ONU, mas é um espaço multistakeholder, aberto para a participação de qualquer
indivíduo ou instituição, um espaço de diálogo importantíssimo para a Internet atualmente. Pois bem, propusemos esse debate e ele acontecerá
em algumas semanas, na próxima reunião do IGF, em Paris.

Nós agora precisamos da ajuda dos provedores para levantar mais dados sobre a situação. Seus usuários reclamam de problemas com alguma
plataforma de game online, ou algum console de videogame? Você entende que esse problema específico é relacionado a falta de IPv6 nessa
plataforma, a problemas com a implementação do IPv6 nessa plataforma de games, ou a alguma dificuldade com o CGNAT, com endereços IPv4
compartilhados?

Por exemplo, já ouvimos relatos sobre lentidão de games com CGNAT. Ou sobre a impossibilidade de conexão ao game online, se o usuário está com
CGNAT. Sobre IPs que são colocados em blacklists e nunca mais saem, prejudicando todos os que estão compartilhando o mesmo IP e obrigando o
provedor a tirar o IP do pool usado no NAT. Sobre plataformas que quando entra um segundo usuário com o mesmo IP, o primeiro para de funcionar.
Entre outros. Seus usuários já relataram esse tipo de problemas? Ou outros relacionados?

Preencha por favor o formulário online se tiver informações pra nos fornecer:

https://goo.gl/forms/AQahTOfn6MdnMmYQ2

Obrigado.
--
Antonio Marcos Moreiras
Gerente de Projetos e Desenvolvimento
Centro de Estudos e Pesquisas em Tec. de Redes e Operações (Ceptro.br)
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
+55 11 5509-3553
+55 11 99154-8838
INOC 22548*266
www.nic.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails