Qual a diferença entre usar os comandos shutdown e state suspended numa vlan ???
Esta discussão surgiu na última aula do curso CCNP Switch que estou ministrando no SENAC Consolação.Quando usamos o comando abaixo:
R1(config)# vlan 10
R1(config-vlan)# shutdown
Todas as interfaces associadas com aquela vlan ficam inativas, mas isto tem apenas escopo local. Imagine que este Switch seja um VTP Server com vários Switches VTP clients abaixo dele. É possivel "suspender" uma vlan e propagar este estado via links de trunk através do anúncios do protocolo VTP usando o comando abaixo:
R1(config)# vlan 10
R1(config-vlan)# state suspended
Como os Switches client não podem entrar na vlan 10 e mudar seu estado, somente o Switch VTP Server poderá reativar a vlan 10 usando:
R1(config)# vlan 10
R1(config-vlan)# state active
Lembrando que é possivel deixar uma vlan shutdown a suspended ao mesmo tempo.Agora, é só montar um cenário e testar os comandos (use show vlan brief para conferir o estado das vlans)
Have Fun !
Oi Adilson... Cara sempre leio seu blog, Parabéns pelo blog... Estou estudado para o CCNP, Iniciei pelo Switch e em duvida sobre alguma ferramenta para simular o switches... Me da uma dica ai?! Valeu
ResponderExcluirBruno
Ola Bruno,
ResponderExcluirDê uma olhada no tutorial sobre o L2 IOU que o pessoal do BrainWork Blog escreveu: http://www.brainwork.com.br/blog/2011/09/17/l2l3-iou-rack-laboratrio-cisco-em-casa/
Sucesso !