30 de jul. de 2008

Saiba o que é VPLS

Olá pessoal !

Ai vai minha primeira colaboração para a comunidade. Recentemente terminei um MBA em Telecom pela UFF - Universidade Federal Fluminense, meu TCC foi sobre o tal VPLS, abaixo está o resumo do trabalho:




VPLS – VIRTUAL PRIVATE LAN SERVICES,
TECNOLOGIA E SERVIÇOS

Resumo:


O trabalho, apresenta uma breve descrição das redes Metropolitanas Ethernet, as tecnologias atualmente disponíveis e utilizadas pelos provedores de serviços, especificamente para criação de VPN’s (Virtual Private Networks) corporativas. Descreve-se resumidamente as tecnologias mais relevantes utilizadas para implementação das redes denominadas Metro Ethernet, abordando suas características, vantagens e desvantagens. Apresenta-se então, detalhadamente, o VPLS (Virtual Private Lan Service), uma nova opção, a única baseada em comutação MPLS (Multiprotocol Label Switching), descrevendo sua arquitetura, modos de operação e funcionamento, estado atual de padronização, bem como um panorama atual de sua utilização pelas operadoras internacionais e a expectativa de uso no Brasil. O texto completo está disponível em http://www.4shared.com/file/57314247/11a7fa1f/tcc-uff.html , o trabalho não explica a tecnologia MPLS, mas tem um excelente anexo sobre o assunto, um trabalho realizado pelo prof. Eleri da Unicamp, para aqueles que não têm ainda conhecimento sobre MPLS, aconselho a leitura prévia do anexo que está em http://www.4shared.com/file/57314246/66a0ca89/mpls-eleri.html

espero que gostem

grande abraço ...

Vasco

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia João Vasconcelos, tudo bem?

Estou também fazendo um trabalho de conclusão de curso, e irei abordar o mesmo assunto, teria como disponibilizar o material?
Desde já te agradeço.

Att,

Tiago.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails