16 de set. de 2009

Novidades do Mundo VOIP em 2008 !


O portal Voip-News.com listou as grandes mudanças e lançamentos feitos em 2008. Foram 25 inovações citadas. Destas destaquei 10 (as quais eu achei mais interessantes):

1) Criação de um código para o iNum VoIP: foi a iniciativa de mais longo prazo do ano. A operadora belga Voxbone, um fornecedor global de números locais e links IP, persuadiu a UIT (União Internacional das Telecomunicações) a criar um novo código de país para chamadas internacionais --> 883.

2) VoIP para iPhone e Android: operadoras VoIP do mundo todo correram para portar seus serviços para os telefones móveis iPhone e Android.

3) PBX IP hospedado - se você comprar troncos SIP (Session Initiation Protocol) terá a economia entre os principais benefícios do PBX IP ou hospedado. A solução reduz custos e acaba com a premissa de compra dos sistemas telefônicos.

4) Transcrição de voz para texto - tanto na entrada quanto na saída de mensagens, utilizando software de reconhecimento de voz para ligar receber mensagens faladas em texto, a tendência deve se tornar realidade gradativamente.

5) Publicidade durante chamadas: há vários serviços de chamadas gratuitas para usuários da internet. Mas as ligações para telefones tradicionais quase sempre custam dinheiro, porque as empresas tradicionais pagam os encargos de terminação de chamadas. A solução encontrada pela Anel Plus Inc. são as ligações internacionais gratuitas para telefones fixos e celulares nas quais o chamador precisa apenas ouvir anúncios publicitários curtos, em vez de tons de toque, enquanto espera a resposta.

6) Integração de voz, vídeo, texto, na hora e no local pré-definidos em um único posto de informações: o Vayyoo, da vPost, são serviços que comprovam mais uma vez que VoIP é apenas uma aplicação no espectro de soluções IP. Eles permitem que usuários criem smartphones integrados contendo mensagens de voz, imagem, vídeo, texto, hora e local das informações, e as publiquem em um website ou outro sistema de sua escolha.

7) Newber do iPhone em qualquer lugar: o FreedomVOICE leva uma multidão ao iPhone com a versão beta do Newber, um número de serviço virtual que permite aos usuários empresariais mudar automaticamente seus números para transmitir chamadas de celular. O serviço utiliza um software do cliente para acessar o GPS do iPhone para determinar de qual número fixo o usuário está mais próximo, se de casa ou do escritório, e automaticamente encaminha as chamadas.

8) Tradução em tempo real: transcrever mensagens de voz em texto é, como já foi dito, bastante comum. Tanto a JAJAH quanto a IBM Corp colaboraram para fazer algo muito mais incomum: traduzir frases faladas em idiomas diferentes. Quando estiver em um país estrangeiro, ligue para um número local JAJAH e fale uma frase em seu telefone móvel. A pessoa com a qual você está tentando se comunicar irá ouvi-lo no idioma local.

9) Selo de qualidade de voz em Wi-Fi: especialistas advertem que o transporte de voz sobre Wi-Fi pode comprometer a qualidade. Não que a pequena empresa queira prejudicar a sua imagem com ligações deste tipo, mas as vezes esta é a única forma prática de obter os benefícios do VoIP. Para ajudar com esses dilemas, o Wi-Fi Alliance começou a certificar equipamentos que transportam voz.

10) Números descartáveis em redes sociais: é muito fácil adquirir um número barato ou gratuito, que recebam chamadas. E igualmente simples encaminhar as chamadas para qualquer outro número que você desejar. A maioria dos fornecedores de tais serviços, porém, esperam que você mantenha os números. A Vumber, pelo contrário, quer que você sinta-se livre para lançar o seu número virtual, ou Vumber, e mudá-lo quando achar conveniente. O serviço aceita até três trocas gratuitas, pagando uma tarifa mensal de US$ 9,99. Depois disso, cada mudança custa R $ 1,99. É uma forma barata para compensar suas falhas em termos sociais. Como o site da Vumber coloca: "Você pode mudar seu Vumber como muda de roupa."

Referência:
http://www.blastervoip.com.br/noticias/voip_2008.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails