30 de out. de 2009

Soluções Cisco são adotadas pela GAFISA !

Uma das maiores construtoras e incorporadoras do país, a Gafisa adotou as soluções de switch core e firewall da Cisco para obter maior estabilidade, disponibilidade e velocidade de conexão em suas operações. As ferramentas foram aplicadas na sede da companhia, em São Paulo, e o projeto foi desenhado e implementado pela Added.

“Nós tínhamos um ambiente bastante complexo de roteamento interno, função que era exercida por um número expressivo de firewalls. Queríamos simplificar essa estrutura com uma solução profissional, diferente do Open Server que a gente utilizava”, explica Flávio Rodrigues, coordenador de infraestrutura de Ti da Gafisa.

Além da complexidade da infraestrutura anterior, o executivo destaca que um dos grandes problemas eram as indisponibilidades de rede, que acabavam por afetar aplicações essenciais no dia-a-dia da companhia.

Em busca da solução para esses pontos críticos, a Gafisa iniciou a implementação do projeto juntamente com a Added no final de 2008 e concluiu o processo em maio deste ano. “Um dos principais desafios foi justamente transformar um ambiente complexo em uma nova estrutura, mais enxuta, e caracterizada pela utilização de uma tecnologia diferente”, diz Rodrigues.

O projeto apostou em uma topologia simplificada, com poucos equipamentos, dotada de 2 Cisco ASA (Failover), que hoje fazem a função de roteamento interno cumprida anteriormente por mais de 10 firewalls de tecnologias diversas e descentralizados. Eles se somam ao Switch Core, que responde pela interligação de 95% dos servidores e dos equipamentos de rede.

Ganhos computados
Juntamente com a redução do número de equipamentos, a nova estrutura e as tecnologias Cisco possibilitaram ganhos sensíveis em simplificação no gerenciamento dos Firewalls e uma estabilidade de 99% nas operações.

Rodrigues também destaca a aquisição dos módulos IPS (Prevenção a Intrusões), que foram integrados fisicamente aos firewalls Cisco ASA, uma demanda que já existia internamente, especialmente na área de Segurança da Informação.

“O módulo substitui uma solução freeware que não entregava as informações com a mesma riqueza de detalhes e dificultava a análise dos relatórios trabalhados rotineiramente por esse departamento, pois eram gerados somente no formato de texto”, comenta.

A solução Cisco dispõe de ferramentas com reports gráficos sobre as ações preventivas tomadas por esse módulo de segurança. “Tivemos um bom retorno da área de Segurança da Informação, apontando que as informações ficaram simplificadas, mas ao mesmo tempo, mais consistentes”.

Quanto ao Switch Core, o coordenador registra que a migração mudou a velocidade da conectividade de rede de todo o Data Center da Gafisa, elevando o índice de 100 Mbits para 1 Gigabit.

Rodrigues destaca ainda que a companhia prevê novos investimentos nos próximos meses em equipamentos relacionados a balanceamento de carga interna, com objetivo de ampliar a performance de seus sistemas corporativos.

Um comentário:

ClaudeOliver disse...

Mias um que sai da plataforma Open Source e migra para soluções pagas e com suporte...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails