2 de nov. de 2009

TSE convoca 32 "hackers" para testar urnas eletrônicas


As urnas eletrônicas e a contagem de votos das próximas eleições no Brasil vão passar por um teste de fogo entre os dias 10 e 13 de novembro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) selecionou 32 profissionais para testarem a segurança dos equipamentos —tanto o software quanto o hardware— e do processo de contagem de votos nas eleições de 2010.

Os "hackers" foram escolhidos a partir de um desafio proposto pelo TSE aos brasileiros maiores de 18 anos que tivessem ideias (e que possam ser colocadas em prática) sobre como burlar o programa, as máquinas, o transporte e a contagem dos votos.

A lista —composta por 3 mulheres e 29 homens— traz profissionais de diversas áreas, como ciência da computação, engenharia eletrônica, análise de sistemas e auditores.

Como funciona

Entre os dias 10 e 13 de novembro, das 09h às 18h, os "hackers" aplicarão 10 testes de segurança, que acontecerão na sede do Tribunal Superior Eleitoral. Cada teste terá duração de uma hora a até quatro dias, de acordo com o especificado no plano entregue ao TSE.

Os profissionais terão acesso à urna eletrônica e poderão ver o código fonte dos softwares utilizados durante as eleições.

Ideias

Entre as propostas apresentadas, está a inserção de um código malicioso no cartão de memória da urna para alterar o software e desviar votos digitados. De acordo com nota publicada no site do TSE, tal software se destruiria ao final da operação para não deixar rastros.

Outro plano de teste apresentado sugere a identificação de teclas pressionadas pelo eleitor para quebrar o sigilo do voto usando ondas eletromagnéticas.

As três melhores contribuições que o TSE considerar mais relevantes receberão prêmios que variam de R$ 5 mil a R$ 2 mil.

Referência:
http://www.vooz.com.br/blogs/tse-convoca-32-hackers-para-testar-urnas-eletronicas-20385.html

Um comentário:

Adilson Florentino disse...

Os testes foram realizados e não foram encontradas vulnerabilidades.

Confira em:

Segue notícia: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/11/16/testes-de-urnas-eletronicas-com-hackers-terminam-sem-que-haja-invasao/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails