5 de jan. de 2010

Cisco versus Juniper


Nos últimos 25 anos a Cisco tem liderado o mercado de equipamentos para Internetworking. Alias, a própria Internet como conhecemos hoje só se tornou possivel graças as soluções oferecida pelo IOS da gigante das redes.

Entretanto, desde 1996, a Juniper Networks oferece uma alternativa as Operadoras de Telecom chamada JunOS. Qual é o melhor Sistema Operacional ? JunOS ou IOS ? Este tipo de comparação tem levado a discussões inflamadas em todo o mundo.

Bom, a primeira coisa a se levar em conta é que nem o IOS nem o JunOS são únicos, existem vários sabores com diferentes caracteristicas de cada um deles. A Cisco tem mantido uma politica de aquisições que já a levou a adquirir mais de 120 novas empresas, seu IOS teve de assimilar inúmeras caracteristicas como VPNs, Segurança, Alta Disponibilidade, QoS, multicast e MPLS que não existiam antes, algo similar vem acontecendo com a Juniper.

A principal critica com relação ao IOS é que este tem um Kernel monolítico, ou seja, todos os processos são carregados juntos com o Sistema Operacional, para desabilitar ou habilitar uma nova feature, é necessário reiniciar o equipamento e carregar um novo IOS. Isto provoca um tempo de downtime que poderia ser evitado caso o IOS fosse modular. Existem centenas de versões de imagens de IOS criadas com o intuito de carregar estas features.

Isto já não acontece com o JunOS, rodando em cima do FreeBSD é possivel iniciar ou parar processos de forma independente, evitando o tempo de downtime.

Esta desvantagem na arquitetura do IOS é inquestionável, mas a Cisco não ficou para trás. Além do IOS tradicional, hoje existem o IOS XE e o NX-OS (rodando num Kernel modular baseado em Linux) e o IOS XR (rodando num Kernel Posix). Eu creio que o velho IOS dará lugar a estas versões modulares que suprem esta carência.

Como já havia dito, a Juniper também não mantém um Sistema Operacional único. As variações do JunOS são o JUNOS, JUNOS ES, ScreenOS, JUNOSe, IVE OS, NetScreen-IDP, WXOS, CTP e um OEM OS para gerenciamento de respostas a ameaças de segurança, cada uma delas com uma diferente interface para o usuário. Isto é uma desvantagem que a Juniper pretende resolver padronizando o JUNOS em seus appliances.

Além das diferenças de Arquitetura, há certos recursos no JunOS que não são possiveis no IOS. A possibilidade de guardar até 50 configurações candidatas e só aplicar as mudanças quando necessário é muito útil. No IOS, cada nova linha de comando que é digitada e aceita é colocada imediatamente em uso na running-config, o que pode causar vários problemas. Tudo bem, vc podem agendar tarefas com o Kron no IOS, mas não é tão flexivel quanto guardar toda uma configuração e usa-la quando bem entender.

A primeira vista, o arquivo de configuração do JunOS é maior e mais complexo que o de um IOS, mas a flexibilidade de se incluir ou remover determinadas linhas é bem maior. Imagine uma grande ACL numerada, vc pode inserir ou remover qualquer linha em qualquer posição sem ter que copiar toda a ACL no bloco de notas, editar, e depois de remover a versão antiga no router, colar a ACL de volta.

Uma boa noticia é que tanto a Cisco quanto a Juniper pretendem abrir o código-fonte de seus Sistemas Operacionais para que terceiros possam construir softwares que rodem em suas caixas, tal como ocorreu com a micro-informática há décadas atrás !!!

Cisco ou Juniper ? Acho que a adoção de uma ou outra solução não é algo simples: Custo, usabilidade, parque instalado, suporte, são muitas variáveis a considerar, talvez a melhor resposta para esta indagação seja ... DEPENDE !!!

Para saber mais sobre o assunto, sugiro que leiam as referências abaixo:

http://www.networkworld.com/news/2008/041708-cisco-juniper-operating-systems.html?nwwpkg=slideshows


http://www.networkworld.com/news/2008/041708-cisco-juniper-operating-systems-side.html?nwwpkg=slideshows&ap1=rcb


http://www.networkworld.com/slideshows/2008/041708-junos-vs-ios.html#slide1

2 comentários:

Ricardo Nilsen Moreno disse...

Excelente post Adilson. Apesar de estar mais ligado a Juniper hoje do que a Cisco eu sou contra profissionais que ficam "bitolados" a apenas uma tecnologia,acho que todos deveria procurar sempre entender o funcionamento de outros fabricantes para expandir seus conhecimentos e até o mercado de trabalho.

Mesmo porque, quem entende o conceito da solução pode trabalhar com qualquer marca.

abraço

GsponhardI disse...

Já trabalhei com os 2, porem acho que o JUNOs é muito mais maleavel que o IOS.
Acho que a JUNIPER vai crescer e muito ainda, mais deveria inovar em alguns quesitos de ensino de sua tecnologia.

ótimo post

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails