3 de mai. de 2010

Palestra sobre 802.11n em Araraquara


Chegamos à última palestra que foi comandada pelo instrutor certificado Cisco, Adilson Florentino, foram citadas algumas características do protocolo 802.11n, além é claro das soluções da empresa.

No inicio o palestrante comentou sobre o surgimento do 802.11n, que teve os primeiros projetos iniciados em 2004 e homologado em setembro de 2009, mesmo assim houveram versões draft (rascunho) que foram adotadas pelo mercado antes mesmo de uma versão final, segundo o instrutor, geralmente são as que dão maiores dores de cabeça aos administradores.

Foram abordadas as principais características: a velocidade que no protocolo permite teoricamente até 600 Mbps, mas que na prática raramente ultrapassa 300 Mbps; distância que no papel é o dobro do protocolo 802.11g; uso de múltiplas antenas que garantem a maior velocidade e alcance.

Partindo para as soluções Cisco, foram comentados alguns produtos da empresa, o que me chamou mais atenção foram equipamentos que são colocados na rede para detectar ações duvidosas, sendo possível colocar a máquina suspeita da rede em uma espécie de quarentena.

Duas dicas foram dadas: Quint@s Quinze que é uma espécie de webcast da Cisco sobre assuntos ligados a redes, é transmitido ao vivo toda quinta-feira as 15h, mas pode ser baixado posteriormente; NetFinders Brasil que é um blog mantido por vários profissionais com a temática redes, aliás, há a oportunidade de se inscrever em um curso de IPV6 gratuito.

Quando foi aberta a seção de perguntas a palestra pegou fogo, lembrando até a segunda sobre Linux, o ponto alto foi a fervorosa discussão sobre o compartilhamento indevido da conexão banda-larga via rede sem-fio, os famosos "gatos", foram citados por algumas pessoas até causos de cidadãos que passavam cabo de rede na fiação elétrica, pintando de preto.

BÔNUS: o colega araraquarense Vagner se exaltou nas perguntas sobre os provedores "paralelos" e pronunciou "Cada caso é um caso" e "Ética" alguns zilhões de vezes.

Impressões sobre o evento:

No geral o Road Show TI 2010 foi muito proveitoso, pessoalmente curti muito a palestra do Adobe CS5, Visual Studio 2010 foi bem interessante e as discussões na de Linux e Wireless também marcaram as noites, o ponto baixo do evento ficou por conta da Canonical, que não compareceu ao evento.

Lembrando que comentaremos todas as palestras no próximo episódio do PapoVirtua, que vai ao ar no meio da semana que vem, com direito a partes das palestras em áudio, aguardem.

Fonte:
http://www.blogcatalog.com/blog/novebytes/51ea4efe7b704e6eab6d4e1459eac3ab

Um comentário:

gustcol disse...

Adilson é o cara..

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails