9 de set. de 2010

Tecnologia Cisco StackWise

A tecnologia StackWise permite interligar Switches Catalyst 3750 e 3750E num único bloco gerenciavel possibilitando gerenciamento centralizado, configuração única e stack ring de 32 Gbps.

Switches 3750 possibilitam o empilhamento de até nove dispositivos que atuam de forma integrada. Um Switch master é eleito na pilha e possibilita a gerência do grupo atráves de um único endereço IP. Uma única configuração pode ser imposta e o ideal é que a mesma versão de IOS seja usada em todas as caixas (O próprio master pode exportar seus IOS aos novos membros, solicitar de um TFTP Server a imagem adequada ou colocar a caixa em quarentena solicitando um upgrade manual da imagem do sistema).

Existem duas variações do StackWise: O Stackwise tradicional criado para os Switches 3750 e o StackWise Plus criado para os novos Switches 3750E. Para utilizar a nova versão, todas as caixas devem ser 3750E. Caso existam os dois modelos dentro da pilha, o Stackwise tradicional é adotado.

Diferenças

O Stackwise tradicional tem duas desvantagens:

1) Todo o tráfego unicast deve ser inserido no stack ring para ser entregue ao destino final (mesmo que este esteja no switch local), ocupando banda desnecessariamente (no Local Switching)



2) Quem deve remover um quadro unicast do ar é a origem, o que força um quadro já entregue a percorrer toda a pilha (Source Stripped)



Assim, o Stackwise Plus permite unicast Destination Stripped (Destino remove quado do ar) e Local Switching (quadro pode ser entregue pelo Switch local sem passar pelo stack ring)

É importante lembrar que:

a) Tráfego Multicast e Broadcast sempre usam o método Source Stripped nas 2 versões do Stackwise, já que os destinos podem estar em diferentes switches da pilha.

b) Mesmo trabalhando com Stackwise tradicional numa pilha mista, o 3750E ainda pode fazer Local Switching.

Para maiores informações sobre o processo de eleição do Master, QoS nativo e outros, consulte:

http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps5718/ps5023/prod_white_paper09186a00801b096a.html

Uma pena que não dá para simular isto num Packet Tracer ou GNS3 não é mesmo ???

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails