20 de jul. de 2012

Como se tornar um Consultor de Redes ?


O livro "From Serf to Surfer" trás excelentes dicas para quem quer se aventurar numa carreira solo na area de redes como Consultor.

Estou desempregado, e agora ??? Ou melhor, vamos ser mais polidos, "estou disponível para o mercado" ou "em busca de novas oportunidades". Alguns profissionais pensam em se tornar consultores quando a necessidade bate a porta sem nunca ter tempo para sentar e avaliar os prós e contras de atuar como autônomo.

Muitas vezes, achamos que o conhecimento técnico que adquirimos ao longo do tempo nas empresas por onde passamos é o único ou o principal elemento necessário para se dar bem como Consultor. Ai então, num belo dia, levantamos pela manhã, mandamos imprimir um cartão de visitas com os dizeres "Network Consultant" embaixo de nosso nome e saimos por ai para fazer fama e fortuna. Será que é assim mesmo que as coisas acontecem ???

É claro que ter o conhecimento técnico para atuar como consultor na área á muito importante, mas não é tudo, talvez seja mesmo 50% para a receita do sucesso. Os outros 50% estão relacionados a habilidades que comumente o técnico de campo não se preocupa em lapidar como marketing pessoal (capacidade de "vender a si mesmo", técnicas de negociação, como conquistar, cativar e manter seus clientes e muito mais.

Como cobrar ? Como elaborar um Contrato de prestação de serviços ? Como expandir minha carteira de clientes ? Como gerenciar bem o meu tempo ? Sim, por quê o Consultor acaba sendo um gerente de projetos em tempo integral e é preciso fazer bom uso deste tempo.

A maioria de nós, e eu me incluo nesta lista, fomos educados para trabalhar para os outros e o ambiente das empresas já cria em si um clima propicio para o desenvolvimento de nossas atividades. Ser uma empresa de um homem só não é uma tarefa nada fácil !

O livro "From Serf to Surfer", indicado pelo Marco Filippetti durante uma das aulas do curso CCDA Online aborda estes e muitos outros aspectos da vida de alguém que resolveu encarar o desafio de atuar como Consultor de Redes. Eu li o capítulo de amostra disponibilizado gratuitamente pela Editora Sybex e gostei muito do que vi.

Basicamente o livro em inglês) aborda o dia-a-dia de um consultor de redes como um projeto de vida que contempla os seguintes elementos:

- Finding the customer
- Establishing contact
- Establishing credibility
- Learning requirements
- Designing a solution
- Estimating the cost
- Determining the price
- Proposing the solution
- Establishing the contract
- Managing expectations
- Performing the work
- Documenting the solution
- Delivering the final product
- Continuing the relationship

Simplesmente sensacional, recomendo a todos que queiram saber mais do assunto comprar o livro.

Confiram em: http://www.amazon.com/From-Serf-Surfer-Becoming-Consultant/dp/0782126618

3 comentários:

Jorge Ramiro disse...

Eu sou um consultor pessoal da rede. é um bom livro, eu recomendo.

Sandro Leite Eduardo disse...

Olá Todos!
O livro parece bom, mas é necessário considerar que ele foi escrito há quase 13 anos atrás!
Diria o seguinte, se o livro for mais focado em "business" mesmo, talvez tenha alguma coisa a agregar.
Mas, se tiver muitas dicas técnicas, mesmo de design, é necessário olhar com cuidado pois muita coisa mudou de lá pra cá.

Abraços!

Unknown disse...

Boa dica, mas como o Sandro Leite falou, o conteúdo pode estar desatualizado tanto o "business" quanto as técnicas de rede.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails