21 de jan. de 2013

Qual a melhor maneira para se preparar para um Exame Cisco ?


Livros da CiscoPress e outros materiais disponiveis na Internet são os mais utilizados

Durante um mês rolou uma enquete aqui no NetFinders com relação ao tipo de material mais usado pelos candidatos a se prepararem para os Exames de Certificação Cisco, conforme a figura acima, fica claro que os Study Guides da Cisco são preferência nacional.

E por vários motivos: Gosto muito dos materiais do NetAcad, acho que são bem didáticos e comecei como muitos da minha época num periodo em que não haviam tantas opções para leitura. Em 2001, quando prestei meu primeiro exame, era só um livro em Inglês na Biblioteca do SENAC e o material on-line do networking academy, na época em sua versão 2.0 (já estamos caminhando para a 5.0, como o tempo passa !)

Mas o fato é que agora os tempos são outros, os Exames e as carreiras oferecidas pela Gigante das Redes multiplicaram-se mais que coelhos, o Netacad oferece material apenas para uma pequena parte das Tracks (CCNA tradicional, CCNA Security e CCNP, para ser mais exato).

Além do mais, a proposta do Netacad vai além de simplesmente preparar para o exame, ele dá muitos detalhes que muitas vezes não são cobrados, e isso pode complicar a vida de quem está na reta final de sua preparação e precisa de algo mais objetivo, e essa descrição cai como uma luva para os Study Guides da CiscoPress.

Se vc for até a opção PESQUISAR aqui do Blog e digitar livros, verá que já postei muitos links de onde baixar PDfs dos e-books da CiscoPress, alguns links já não funcionam pois isto é um conteúdo bastante dinâmico, mas, se vc garimpar bem, achará muita coisa boa !

Uma outra boa dica é usar o FileCrop para varrer em vários repositórios diferentes por qualquer conteúdo útil para sua preparação, confira os detalhes em:

http://netfindersbrasil.blogspot.com.br/2011/01/encontre-rapidamente-qualquer-arquivo.html

Have Fun !!!

4 comentários:

Thiago Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Correia disse...

Realmente o tempo passa e assim como o Adilson eu também começei com um material muito simples, mas muito rico em informações e sempre o mais didático possível. Além de livros e/ou artigos hoje é muito fácil encontrarmos em vídeos algumas aulas sobre assuntos abordados no exame Cisco CCNA, além de outros.

Bons Estudos

Adilson Florentino disse...

Verdade Thiago.

Pegando uma carona no seu comentário, encontrei um site com várias video-aulas demonstrando configuração de routers e switches com o packet tracer:

http://www.professorramos.com/

Have Fun !

Wagner Pereira disse...

Eu passei pelo NetAcad 4.1 inteiro. Foi mais de um ano de labuta. Muitas provas, muito perrengue!

Agora estou na reta final e minha estratégia é:

1. Livro 31 Days Before Your CCNA Exam, do Scott Bennett, comprado na Amazon. Tenho burlado a programação, admito, mas sem pressão, pois estou aguardando a prova online do FUNCERTI para garantir meu voucher, inshallah!

2. Fazendo uma-a-uma as questões de CCNA 640-802 do 9tut.

3. Além disso, mandando ver no VCE Manager com os testes de ExamCollection.com (vou até comprar a licença, pois quero usá-lo depois para treinar para a LPIC-1 prova 102)

4. Fazendo alguns labs de http://www.freeccnaworkbook.com/workbooks/ccna/ (pena que ele usa o GNS3 como ferramenta, eu só tenho o Packet Tracer, isso limita um pouco, mas vou fazendo o que dá)

5. Comprei, também, o livro CCNA Portable Command Guide, do Scott Empson, lá na Amazon, como um material de consulta para comandos

É isso! Se depois disso eu não passar na 640-802, sem problema, remarco a prova (mesmo sabendo que arderá em cerca de R$ 640 no bolso desse new-classe-média-sofrido aqui, mas faz parte...)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails