14 de abr. de 2017

Saltando o Gap entre o CCNP RS e o CCIE RS


O CCIE RS é o título mais antigo da Cisco, CCNA e CCNP foram criados depois para, por assim dizer, "servir como escadinha" para alcançar a mais difícil das Certificações da Área de Redes.

Para quem fez o CCNA, CCNP e quer concluir a trilogia conquistando o CCIE, vai notar que, do NP para o IE, tem um grande Gap para superar.

Primeiro, o CCIE RS é muito mais Routing que Switching. Se vc pegar o Official Study Guide para se preparar para o Exame Teórico, vai notar que tudo o que se refere a L2 é abordado logo no início do Guide, pouco mais que 10% do todo. Esteja preparado para estudar um mini CCNP Switch logo de cara!

Claro que tem muita coisa que é velha conhecida dos CCNPs - OSPF, EIGRP e afins - mas, mesmo com estes tópicos bem conhecidos, todo o cuidado é pouco - Não subestime a criatividade do pessoal da Cisco que desenvolveu os Exames. Vc vai encontrar muitas questões que pegam em detalhes que provavelmente vc nunca notou. Por experiência própria - não ache que sabe tudo - Estude novamente cada tópico como quando vc começou em sua carreira Cisco.

Mas o que pega realmente, e que eu senti na pele quando estava estudando para o CCIE Written, são os tópicos não cobrados no CCNA/CCNP - IS-IS, Multicast, MPLS, QoS e Cia. Ltda. Os Study Guides dão uma boa visão geral, mas é preciso treinar, fazer labs para fixar estes novos conceitos.

Para o Exame Escrito, ainda temos conceitos de Tecnologias Emergentes para estudar: SDN, Phyton, Programabilidade, etc - Cerca de 10% da Prova agora foca isso.

Por fim, o melhor conselho que posso dar é: Aproveite cada passo rumo a Certificação CCIE, não tenha pressa, durante a sua jornada, com certeza, você vai se tornar um profissional melhor a cada dia. No fundo, isto é o mais importante.

Quando conquistar a Certificação, vai ter bagagem para merecer o título.

Lembre-se disso: Certificações abrem portas - Mantê-las abertas só depende de você!

Junte-se a nós nessa caminhada no Curso Preparatório para o Exame CCIE Written RS.

Sucesso!!!

2 comentários:

mschott disse...

Grande Adilson, essa é a meta que eu tracei para minha carreira profissional, sei que com muito empenho posso chegar lá, primeiro terminar o CCNP, estimo uns 2 anos de estudo para fazer a prova. Quanto tempo você se preparou?

Adilson Florentino disse...

Cerca de 6 meses, procurando cobrir todos os gaps e prestar o exame teórico, mas somando com a Preparação para o Lab, acho 2 anos razoavel.

Abs,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails