31 de ago de 2010

Será uma nova briga de Titãs?

Rumores de mercado afirmam que fabricante de redes estaria interessada em adquirir a empresa de VoIP antes de sua abertura de capital.

Já não bastava uma briga travada com a HP após ter comprado a 3COM, agora a Cisco está "comprando" uma nova briga com a Google, com o serviço Google Voice colocado no G-mail.

A Cisco tem manifestado interesse em comprar a Skype antes que a empresa de VoIP líder em seu setor comece a negociar ações em bolsa. Uma aquisição da Skype poderia ou dar a Cisco uma vantagem estratégica contra seus concorrentes ou, talvez, tornar a Cisco um alvo mais atraente para empresas maiores.

Um informe do site TechCrunch sustenta, com base em fontes confiáveis, que a Cisco fez uma oferta para comprar a Skype antes de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A nota acrescenta que “não tivemos como confirmar o rumor por outras fontes, o que não causa surpresa. Uma empresa em período de silêncio antes de seu IPO fica geralmente mais quieta que o normal”.

A Cisco é um virtual sinônimo de hardware de rede, mas ela também tem expandido seus negócios de forma agressiva além dos roteadores e dos switches. No começo do ano, a empresa completou a aquisição da Tandberg para reforçar sua posição em videoconferência, e é uma das concorrentes líderes na arena das comunicações unificadas.

A Skype – uma das marcas mais conhecidas em comunicações por VoIP – poderia fornecer tecnologia e propriedade intelectual de valor à estratégia da Cisco. VoIP é a base das comunicações unificadas, e a Skype poderia dar à Cisco ferramentas úteis para competir com a Microsoft e outros rivais em comuncações unificadas, bem como afastar novos rivais como a Google – com seu serviço Gmail Google Voice.

Para noticia completa, segue link abaixo:
http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/30/cisco-avalia-compra-da-skype-para-ampliar-oferta-convergente

30 de ago de 2010

Alterando o MAC Address no Windows XP

Ao contrário do que muita gente acredita, é possível alterar o MAC Address utilizado em máquinas Windows, como o Windows XP, sem nenhuma ferramenta de terceiros.
Na semana passada estava sofrendo com um laboratório em uma das esolas em que trabalho. As máquinas haviam sido clonaddas com Clonezilla e eram cópias fiéis mesmo. O MAC address e o IP eram os mesmos em todas as estações.

É possivel alterar o MAC Address (pelo menos aquele usado pelo Sistema Operacional, é claro que o número original permanecerá o mesmo na ROM da placa de rede)editando-se o registro do Windows ou, simplesmente, o reconfigurando no próprio driver.

Segue abaixo a receita de bolo para alterar o driver:

Clicar com o botão da direita em Meu Computador, depois Gerenciar
Em gerenciador de dispositivos, escolha adaptadores de rede
Botão direito no adaptador de rede desejado - propriedades - avançado
Selecione Network Address
Digite o novo valor do MAC address da placa de rede escolhida conforme a figura abaixo:

Pelo menos este mito da imutabilidade do MAC Address no Windows caiu por terra !

Abs,

28 de ago de 2010

Cisco Borderless Network

Imagine você conseguir conectar qualquer pessoa, a qualquer lugar, usando qualquer dispositivo, para qualquer recurso, de forma segura, confiável e direta.
Essa é a proposta do Cisco Bordeless Network, com as recém-lançadas soluções de "Acesso sem Limites", a Cisco fornece recursos poderosos de sistema que permitem intensificar a inovação na empresa com vídeo, mobilidade e segurança.

As soluções Cisco EnergyWise, medianet e TrustSec englobam um amplo portfólio de produtos e podem ajudar a:

* Acelerar o crescimento da empresa através de inovação tecnológica;
* Reduzir o custo total de propriedade e facilidade de operações;
* Fornecer conectividade com e sem fio ilimitada e altamente segura.

A arquitetura Cisco Borderless Networks é uma arquitetura de última geração que tem com pilar inicial as organizações de TI que recebem a influencia de duas direções que o foco principal que é o modelo de negocio em constante evolução. Esses novos projetos demandam que a organização de TI gerencie projetos maiores e mais complexos com o mesmo volume de recursos e a mesma quantidade de profissionais e o segundo ponto muito desafiador que é deixar o usuários mais próximos dessas tecnologias.

Essa nova arquitetura foi desenvolvida para ajudar a TI equilibrar os desafios de negócios cada vez mais complexos e os modelos em constantes evolução decorrentes do influxo de dispositivos de clientes no mundo dos negócios, ou seja, desenvolver sua infraestrutura para oferecerer acesso seguro e perfeito em um mundo com muitas fronteiras novas e em constate mudanças.

Com foco na pesquisa realizada pela In-Stat, estima-se que em 2012 em média de 1,3 bilhão de dispositivos Wi-Fi terão chegado ao mercado, com tudo isso está ocorrendo uma enorme transição para o aintegrado com fio e sem fio, mais muitas organizações insistem em tratar as redes como e sem fico como entidades separadas, inclusive segurançca, controle de acesso e gerencimanento de desempenho em vários tipos de dispositivos diferentes.

No centro dessa nova arquitetura de redes sem fronteiras estã uma nova técnica que se baseia em 3 principios importantes

*Separação entre hardware e software;
*Unificação da computação, do armazenamento e da rede
*Aplicação da politica em todo o sistema unificado.

Esses principíos de desing são expostos por meio de inovações em produtos de roteamento, switching, conexão sem fio, segurança, otimização de apicativos e gerenciamento de redes da Cisco e com esses principios em mente, hoje a Cisco está implementanto um plano composto por cisco fases para oferecer uma arquitetura de última geração que proporcione comunicação integrada, segura e confiãvel a qualquer dispositvio, em qualquer local, com acesso a qualquer recurso.

No próximo post, eu vou falar sobre o processo da evolução do Cisco Borderless Network.

No link abaixo, segue demostração da tecnologia!
http://www.youtube.com./watch?v=jDi0FNcaock

Até mais!!

24 de ago de 2010

Labs Prontos para candidatos ao CCNP

Para aqueles que querem exemplos de labs para estudar e se preparar para exames CCNA e CCNP, o gns3-labs é uma excelente fonte de material !

Lá vc encontra de tudo: OSPF, EIGRP, Virtual-Links, BGP e muito mais !!! Vale a pena colocar este link na lista de seus sites favoritos.

Confira em:
http://www.gns3-labs.com/

Have Fun !!!

23 de ago de 2010

Free CCNA WorkBook


Matthew George disponibiliza cerca de 100 laboratórios para rodar no GNS3 e mais de 50 videos sobre os assuntos cobrados no exame CCNA 640-802.
Para aqueles que querem sugestoes de labs para rodar no GNS3 e estao se preparando para prestar o exame CCNA, uma boa dica é visitar o site http://www.freeccnaworkbook.com/
Alem dos labs e videos gratuitos, estao disponiveis para download a topologia LAN e WAN usadas nos laboratórios do site.

Have Fun !!!

22 de ago de 2010

Labs Multiuser com Packet Tracer


Compartilhe suas topologias no Packet Tracer pela Internet !






Usar uma nuvem multiuser que permite que usuarios do Packet Tracer em maquinas distintas interliguem suas topologias é um recurso já disponivel há algum tempo mas ainda é pouco explorado.

Neste sabado, resolvi utilizar este recurso com uma turma de CCNA e foi muito legal ! Como trata-se de conexoes TCP entre maquinas reais, é possivel utilizar uma nuvem multiuser para interligar topologias entre hosts de redes distantes.

Basta acrescentar uma nuvem multiuser no packet tracer 5.3.1, definir a conexao de saida para o IP de onde esta a topologia remota. A conexao sera feita pela porta TCP 38000 (se passar por um Firewall, talvez seja preciso liberar o uso desta porta numa conexao através da Internet). Um convite aparecerá na máquina remota pedindo que o usuário aceita a conexao e uma nuvem automaticamente aparecera no destino. A partir dai a conexao multiuser é transparente para a topologia montada.

Vc poderá habilitar qualquer protocolo de roteamento ou outra configuraçao qualquer entre os sites remotos. A unica desvantagem é que nao é possivel visualizar a topologia de rede do peer remoto, mas pings e traceroutes podem ser usados a vontade para se testar a conectividade entre os ambientes.

Ontem montei uma toologia hub and spoke com minha maquina como router-hub e 7 spokes, que foram as maquinas dos 7 alunos de minha turma. Tudo funcionou perfeitamente.

Have Fun !!!

20 de ago de 2010

BSD?

E ae? Galera!
Bem seguinte, dica! http://howtobsd.blogspot.com/

O Alvaro resolveu montar um blog sobre o BSD, vale a pena dar uma olhada!

Parabens Alvaro e seja bem vindo!!

Abraços

Danilo

Bem-vindo ao mundo do DC Express !

Para a Cisco, vídeo é a próxima onda. Vídeo irá ultrapassar peer-to-peer como principal contribuidor para o tráfego da Internet até o final de 2010. Comunidade global de vídeo online irá ultrapassar 1 bilhão de usuários até 2014.

Então nada mais fácil para você ficar por dentro das principais novidades e tendências de Datacenter da Cisco para o mercado com os especialistas da Cisco & convidados como o DC Express. (Programa de novidades sobre datacenters Cisco)

A cada quinze dias, um novo vídeo relevante sobre soluções e aplicações para o seus negócios.

No mundo de Datacenter, o que você e sua empresa precisam é de uma melhor integração das plataformas de rede, computação, armazenamento e virtualização. Alinhe os recursos de TI às necessidades da empresa e traga benefícios significativos.

Reduza o custo total de propriedade, acelere o crescimento de sua empresa, e estenda o ciclo de vida da infraestrutura atual transformando seu Datacenter em ativos mais eficientes, responsivos e resilientes.

Programa 1 - Saulo Ricardi, Jocelyn Neto, Rodrigo Espinha - Cisco
Bloco 1 Discussão Posicionamento Nexus 7000 vs Catalyst 6500
Bloco 2 Novidade Overlay Transport Virtualization para extensão de VLANs
Bloco 3 E-mail/FAQ Qual a diferença do UCS B-series para o C-series

Confira o primeiro video da série clicando aqui.

19 de ago de 2010

SixXS - Seu Provedor IPv6 gratuito !

Uma dica que achei muito interessante no curso do NIC.BR sobre IPv6 foi a possibilidade de estabelecer um tunel IPv6 para acessar os sites criados especialmente para esta versao do protocolo IP
Basta se cadastrar em http://www.sixxs.net/signup/create/. Vc recebera um e-mail pedindo para confirmar o interesse em usar os serviços do Tunel Broker e depois um outro e-mail com usuário e senha para acesso.

Para aqueles que querem aprender mais sobre IPv6 e gostariam de acessar o que já há disponivel na rede mundial para IPv6 ---> :: D I V I R T A M - S E ! ::

15 de ago de 2010

Ganhadores da Promoção de Aniversário – Sorteio de 10 Livros CCNA

Foram 294 inscritos nestes ultimos 2 meses. Numa parceira entre os blogs Coruja de TI e NetfindersBrasil, foram sorteados 10 exemplares do Livro CCNA 4.1 - Guia Completo de Estudo, do Marco Filippetti. Confira neste post os nomes dos 10 felizardos: (peço que os ganhadores confirmem o nome completo e o endereço para entrega dos livros no e-mail netfindersbrasil@corujadeti.com.br)

Lista de Ganhadores:

◦Ivair Cavalcanti

◦Luan de souza

◦José Aleixo Júnior

◦Rodrigo Philemon

◦Roger silva de souza

◦Mauro Gonçalves da Silva

◦Marcos necoi2002@yahoo.com.br

◦Phelipe Meschiatti

◦Eduardo Moraes Ribeiro

◦Marcos Paulo

Parabéns aos ganhadores e continuem acompanhando o NetfinderBrasil e o Coruja de TI para mais sorteios e notícias do mercado de TI.

13 de ago de 2010

Ligue seu micro remotamente (wake on lan)


Se a sua placa-mãe suportar, o seu computador poderá ser ligado ao receber um pacote especial (chamado de Magic Packet) via UDP. O pacote deve conter uma sequência de bits predefinida (alguns 0xff) seguida do endereço MAC da sua placa de rede repetida três vezes. Ao reconhecer um pacote com esse formato chegando via protocolo UDP em uma determinada porta (geralmente 7 ou 9), a placa de rede aciona um dispositivo da sua placa-mãe e inicializa o computador. A placa de rede fica meio que hibernando enquanto o computador está desligado, e só responde a esse magic packet.
Ontem um aluno surgiu com esta questão em sala de aula e eu encontrei um artigo muito interessante sobre o assunto em:

http://www.dicas-l.com.br/arquivo/ligue_seu_micro_remotamente__wake_on_lan_.php

Para aqueles que querem fazer o teste com seus PCs, segue o link para download do Fusion, um freeware que pode ser utilizado para explorar esta feature de sua placa-mãe:

http://ultradownloads.uol.com.br/download/Wake-On-LAN/

Have Fun !!!


10 de ago de 2010

Dia 15/08 é a data do Sorteio !!!

Há quase 2 meses atrás eu havia anunciado a vcs que iriamos sortear 10 exemplares do livro CCNA 4.1 - Guia Completo de Estudos - para comemorar o segundo aniversário do NetFinders. O Sorteio será no dia 15/08 as 20:00. Até agora recebemos 247 e-mails de todas as partes do Brasil de interessados em participar do Sorteio. Cada e-mail será numerado por ordem de chegada para concorrer aos livros. Informo a todos que cada participante deve enviar apenas um e-mail pois é realizado um filtro para garantir que todos tenham chances iguais de ganhar.


Vamos utilizar o site http://www.random.org/ para escolher os felizardos. Os livros seräo enviados a partir de 17/08.
Gostaria de agradecer a todos os que vem frequentando este espaço e prestigiado nosso trabalho nestes últimos 2 anos
Para quem ainda näo se inscreveu, ainda há tempo, basta enviar um e-mail para netfindersbrasil@corujadeti.com.br com o subject: Feliz Aniversario NetFindersbrasil, incluindo o endereço de entrega no corpo do e-mail.

Abs,

9 de ago de 2010

CCIE Hanako: Um exemplo a ser seguido !

Se tornar CCIE já é um grande desafio, agora, sendo mulher no Japão, e tendo uma vida tão ativa quanto Hanako Matsuyama, é digno de nossa admiração...
Hanako Matsuyama é uma Instrutora Cisco que atua no Japão e compartilhou uma série de videos sobre suas conquistas. CCNA, CCNP e CCIE, Hanako quebra o paradigma de que todo(a) Nerd não tem vida social e não nenhum outro interesse na vida a não ser configurar roteadores.

Em seus videos, vemos a menina praticando esportes, cantando, se dedicando a pintura e muitas outras coisas. Creio que é um grande exemplo a ser seguido por todos nós. Nem tudo são flores na carreira de Hanako, que como 85% dos candidatos a CCIE teve que refazer a temível Prova Prática mas nem por isso se deixou abater.

Parabéns Hanako: sua dedicação, persistência e vontade de vencer ainda lhe trarão muito mais frutos !!!

5 de ago de 2010

Universal Network Cable

Cansado de conferir as pontas dos cabos para descobrir qual é direto, cruzado ou rollover ? Seus problemas terminaram !!!O Universal Network Cable é um pequeno gadget que permite chavear um cabo de manobra para qualquer um dos tipos de cabo citados. Agora vc nao precisa mais carregar um monte de cabos diferentes nem ter que ficar reconectorizando as ponta dos cabos para refazer as pinagens !

Existem vários modelos de UNC nos quais vc pode usar dois cabos diretos, apenas um cabo, nenhem deles, etc.Tudo isso por apenas 30 dólares ! (e os impostos para a importaçao, é claro !!!)

Confiram em:
http://www.thinkgeek.com/gadgets/tools/c890/?cpg=cj&ref=&CJURL=

3 de ago de 2010

Um "mini-MRTG" dentro de seu Router !


Ola PessoALL,

Neste post, vamos ver que é possivel criar um TCL script capaz de gerar uma interface gráfica dentro de seu Router.Antes de mais nada, peço desculpas por andar meio sumido do Blog, é que a correira esta grande com a volta as aulas !
Encontrei no cisco.com um artigo escrito por Raymond Blair, um dos autores do livro "TCL Scripting for Cisco IOS", no qual ele cria um interface gráfica para o IP SLA que permite monitorar via Web Browser as estatisticas de transmissâo da interface de um roteador Cisco em tempo real.

É como se fosse um mini-MRTG, só que não há a necessidade de instalar nenhuma ferramenta externa, apenas aplicar o TCL script no Router.

Espero que gostem:
http://www.cisco.com/web/services/news/ts_newsletter/tech/chalktalk/index.html


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails