23 de jun de 2011

Surge um novo Emulador de Redes


O Common Open Research Emulator - CORE - é capaz de criar cenários bem realistas e suporta features muito interessantes

Utilizando Free BSD como máquina base e roteamento baseado nos processos do Zebra/Quagga para criar roteadores virtuais, o CORE parece ser uma ferramenta muito interessante para aqueles que querem criar cenários para estudo ou simulações de suas redes.

Mais do que um simples Simulador, o CORE trabalha com Roteadores Virtuais reais e, por usar o Zebra, não precisa de um IOS especifico e nem precisa que se gere um Idle PC o tempo todo como ocorre com o GNS3.

Para aqueles que estão habituados com a CLI dos Routers Cisco, a sintaxe é muito semelhante, o único incoveniente é ter que carregar os módulos de roteamneto OSPF, BGP e outros a parte do Sistema Operacional Base.

Baixei a máquina virtual disponivel para rodar no VMWARE e estou gostando muito. Há uma série de exemplos com redes montadas com cenários de Wireless, iBGP e eBGP, OSPF e muito mais.

Vale a pena conferir:

http://cs.itd.nrl.navy.mil/work/core/

Agora, só falta pessoas da area estudando a ferramenta e desenvolvendo novos cenários.

Alguém ai se habilita ???

Grande Abraço !

22 de jun de 2011

NetFindersBrasil na África !!!




Sandro Leite, o fundador deste Blog, encara o desafio de trabalhar com infra-estrutura de TI em um projeto que abrangerá o Continente Africano.

Parabéns Sandro, tenho certeza de que este novo projeto lhe trará muito frutos. Um novo continente com tudo por fazer e cheio de oportunidades.

Estamos aqui torcendo por vc !!! :)

14 de jun de 2011

Estrutura de Transição IPv6 - Visão Corporativa


Estava dando uma olhada na revista CIO.com e eles trazem uma reportagem interessante sobre a transição, com uma abordagem executiva.Eles começam citando as "10 Coisas a Saber sobre a Mudança para o IPv6"... mas o interessante é que eles fazem uma citação técnica (citando tunnel broker, ISATAP, NAT64, CGN, dual-stack, DS-Lite, ALG, NAT-PT, IPv4-mapped addressing, SLAAC, etc.), analisam o World IPv6 Day, falam dos desavios de convencermos os chefes e como rodar IPv4 e IPv6 em paralelo.

Fonte: CIO.com

Um abraço,
Sandro Leite

13 de jun de 2011

Juniper oferece 50% de desconto para certificação

O programa Fast Track oferece 50% de desconto para os candidatos as certificações JNCIA-Junos, JNCIS-ENT e JNCIS-SEC. Atualmente estou-me preparando para obter a certificação JNCIA-JUNOS. O programa Fast Track oferece todo material em seu portal Web e o primeiro passo é assistir o WBT (Web-based Training), ou seja, um vídeo sobre a Fundamentos em Redes. Para maiores informações acesse http://www.juniper.net/fasttrack

9 de jun de 2011

World IPv6 Day - Resumo da Ópera


Ontem (08/06/2011) foi realizado o Dia Mundial do IPv6, durante 24 horas vários sites disponibilizaram seu conteúdo em IPv6 para o grande público com o intuito de testar o funcionamento do novo protocolo da Internet.

Ao contrário das previsões apocalípticas de muitos, que profetizaram que grupos hackers iriam se aproveitar do World IPv6 Day para gerar mega-ataques e derrubar boa parte da Internet, o dia trancorreu tranquilamente sem grandes problemas.

O relatório final com os numeros do IPv6 Day no Brasil ainda estão sendo compilados pelo NIC.BR mas já podemos chegar a duas conclusões importantes:

O tráfego IPv6 dobrou de tamanho durante o periodo de testes, apesar dele ainda ser desprezivel se comparado ao trafego IPv4 que ainda representa mais de 99,5% do tráfego mundial.

Os maiores players do mercado que aderiram ao dia de testes (Google, UOL, Terra e outros) tiraram o serviço do ar dos seus sites principais a meia-noite, mas muitas empresas e provedores de pequeno e médio porte mantiveram o IPv6 e pretendem mante-lo no ar, o que pode contribuir para acelerar o processo de adoção do novo protocolo de forma permanente.

Para verificar se a sua conexão com a Internet suporta IPv6 acesse:

http://test-ipv6.com.br/

Para validar o suporte de site a IPv6 utilize:

http://validador.ipv6.br/

Acompanhe novidades sobre o IPv6 Day nas Redes Sociais:

no Twitter:

- usando as hashtags #diadoipv6 e #worldipv6day

no chat:

- sala #ipv6.br da rede Freenode do IRC, ou, via web:
http://www.ipv6.br/bin/cgiirc/irc.cgi

Maiores Informações:
http://idgnow.uol.com.br/blog/circuito/2011/06/08/ipv6-day-trafego-com-novo-protocolo-dobra-durante-o-teste/

7 de jun de 2011

Desafio sem Fronteiras da Cisco


Teste seu conhecimento sobre as soluções Cisco Borderless Networks para uma chance de ganhar uma viagem para duas pessoas para Acapulco, México; Lima, Peru; ou Londres, Inglaterra, e um ingresso para assistir o Cisco Live! E mais: você ainda pode ganhar um Nintendo 3DS, uma câmera Flip ou o novo roteador Linksys!.

Antes de completar o Desafio Cisco Borderless, veja o último episódio com Ike Theodore (IT) Willis e uma edição especial do TechWiseTV.
Saiba mais sobre os últimos lançamentos de Borderless Networks:

•Melhore a escalabilidade das políticas de segurança em toda rede;

•Entregue vídeo sem complexidade;

•Controle dispositivos com e sem fio, com o gerenciamento unificado.

Dica: a maior parte das respostas do desafio estão na edição especial do TechWise TV e na animação com a personagem de TI Ike.
Inscreva-se e veja agora

4 de jun de 2011

Será que todos os equipamentos Cisco suportam IPv6 ???

Os Roteadores, Switches e Firewalls Cisco tem suporte ao IPv6 há um bom tempo, mas ainda há algumas incompatibilidades a serem resolvidas.

A falta de suporte ao IPv6 ainda é constatada em produtos e serviços voltados a Datacenters e Redes WAN, sendo os mais importantes:

Cisco Wide Area Application Services (WAAS) - Soluções para otimização de links WAN
Cisco IronPort - Appliances voltados para Segurança de Servidores Web e E-mail
Cisco ACE - Soluções para balanceamento de carga em Clusters de Servidores Web

Verdade seja dita que a Cisco vem trabalhando para tornar seus produtos 100% compativeis com o novo protocolo da Internet, exemplos disso não faltam:

Quase toda a linha Nexus (com exceção do Nexus 1000V) já suportam IPv6 .

Firewalls Cisco ASA que até o ano passado ainda não suportavam IPv6 failover agora já o fazem.

IPv6 VPN já é suportado em redes MPLS.

Mesmo assim, tenho ouvido várias críticas com relação aos protocolos de redundância de primeiro salto, como HSRP e VRRP. O provedor Terra, por exemplo, teve que desistir de implementsar VRRP e usar HSRP em seu lugar pois o primeiro ainda não possui suporte ao IPv6 nas caixas Cisco.

Para as empresas que estão planejando o processo de transição de suas redes, é importante verificar que serviços ainda estão a espera de uma solução para os problemas relatados aqui.

Fonte:

http://searchenterprisewan.techtarget.com/news/1518449/Are-all-your-WAN-devices-and-services-ready-for-an-IPv6-migration

http://blog.ioshints.info/2010/11/ipv6-in-data-center-after-year-cisco-is.html

3 de jun de 2011

Você sabe qual é o tamanho da internet?


Estudo aponta que, a cada hora, o tráfego da internet hoje consome informação que poderia ser armazenada em 7 milhões de DVDs. Em 4 anos, esse número vai quadruplicar.

São Paulo - Ele existe e todo mundo imagina que seja (quase) imensurável, mas, afinal, qual o tamanho do universo da internet? A estimativa é de que, hoje, o tráfego de dados na internet produza por hora informação suficiente para ser contida em 7 milhões de DVDs.

E esse universo atual ainda deve ser expandido quatro vezes mais. É o que divulgou a Cisco, nesta quinta-feira (2), em seu estudo anual Visual Networking Index, com base em dados coletados por provedores de internet.

Em 2015, segundo o estudo, serão 966 exabytes (unidade que corresponde a 1,000,000,000,000,000,000 bytes) de informação consumidos, o equivalente a 28 milhões de DVDs preenchidos por hora.

Para se ter uma ideia da velocidade no aumento do consumo, os dados apontam que somente o aumento do tráfego entre 2014 e 2015 já será maior do que todo a informação que circulou na internet em 2010.

Os usuários serão os grandes responsáveis por esse aumento, com 87% do crescimento na circulação de dados pela internet nos próximos quatros anos, segundo o estudo.

A explosão do tráfego da web acontecerá, principalmente, via vídeos online, além da expansão do wireless.

A demanda por vídeos online saltará para 61% de todo o tráfego de internet, de acordo com a Cisco, comparado com 40% do total usado para vídeos hoje.

Brasileiros com vídeos

O Brasil estará entre os países com maior crescimento no consumo de vídeos pela internet. A projeção é de que, em 2015, 49,6 milhões de brasileiros estarão conectado à internet para consumir vídeos online, contra os 26 milhões de 2010.

O número só fica atrás da China (501 milhões de usuários), Estados Unidos (180 milhões) e Índia (70 milhões). Veja os países com maior quantidade de usuários de vídeos na internet em 2015:



Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/voce-sabe-qual-e-o-tamanho-da-internet

1 de jun de 2011

IPv6 no Networkaridade


O que ? II NetworKaridade – Tecnologia, Networking, Sorteios e Calor Humano
Quando ? 11 de Junho de 2011, das 12:00 hs às 18:30 hs
Onde ? Auditório da Faculdade BandTec (Rua Estela, 268 – São Paulo – SP)

Os blocos disponiveis de endereços IPv4 estão chegando ao fim e com eles uma nova era de oportunidades e desafios surge para os profissionais de TI.

No dia 11 de junho, as 16:00 horas, estarei discutindo com os participantes do II Networkaridade como a Implantação do novo protocolo da Internet afetará as nossas vidas e o crescimento da Rede Mundial.

Vc, amigo leitor, está convidado a participar do evento e a sanar suas dúvidas:

Que oportunidades profissionais esta migração trará ?

Como vc pode se preparar para aproveitar estas oportunidades ?

O que muda para os usuários, empresas e operadoras ?

Participe ! Opine ! Divulgue !

Maiores informações sobre o evento:
http://www.cloudcampus.com.br/pt/html/networkaridade/

Vejo vcs por lá !!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails