6 de dez. de 2011

VSAT - Detalhes Técnicos 1

Olá pessoal, no dia 21/09/2011 escrevi sobre a "mágica" de estar em dois lugares ao mesmo tempo (veja o post). Hoje vou mostrar alguns detalhes mais técnicos sobre o VSAT.




O que é VSAT afinal... A sigla VSAT significa Very Small Aperture Terminal. É uma estação de satélite de duas vias que pode ser terrestre ou marítma, composta por uma uma antena no formato de "prato" (ou dish) e que não chega a 3 metros de diâmetro, sendo que a maioria varia entre 75cm e 1,2m.

Além desses componentes, existem:
- Block upconverter (BUC)
- Low-noise block converter (LNB)
- Orthomode transducer (OMT)
- Interfacility Link Cable (IFL)
- Indoor unit (IDU)

As velociades tipicamente podem variar entre 56Kbps e 4MB. O VSAT acessa satélites em órbita geoestacionárias para transmitirem os dados de um ponto a outro da Terra. Na África, o custo disso é muito elevado (cerca de US$ 5500,00 para aproximadamente 2Mbps)! Ou seja, internet razoável lá, só para as grandes empresas ainda.

3 comentários:

Adilson Florentino disse...

Muito interessante Sandro !

Só uma dúvida: mesmo podendo atingir 2 ou 4 Mbps de banda, esta transmissão via satélite ainda terá problemas com delay muito alto. Para aplicações como voz sobre IP, ainda é inviável, estou correto ?

Grande abraço !

Sandro Leite Eduardo disse...

Sim Adilson, certíssimo!
Um grande problema que temos na África, pelo menos nos países do oeste africano como Libéria, onde eu estive, e outros como Gana, Serra Leoa e Costa do Marfim, é que não existe conexões MPLS. Isso faz com que nós tenhamos que fazer um refinado trabalho em relação aos ajustes de QoS pois, como você bem observou os delays são muito altos. Tenho observado que na melhor das hipóteses temos algo em torno de 600 a 700ms podendo chegar a mais de a 2000ms dentro da VPN!
Um abraço!
Sandro Leite

Samir disse...

600 a 700 ms??? Bem vindos ao Amapá, o estado mais ao norte do Brasil onde banda larga ainda é somente sonho para poucos que possuem muito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails