11 de jul. de 2010

IOS para estudantes


Conforme anunciado pelo Marco Filippetti, o blog Ethereal Mind lançou uma petição on-line pedindo a liberação de uma versão de testes do IOS - PARTICIPE !!! já faz algum tempo que usamos o Dynamips e o GNS3 para estudar para as provas de certificação da Cisco, nos últimos tempos, há rumores de que a própria Cisco pretende liberar uma versão de IOS para estudantes treinarem para as suas provas.
Assine a petição disponivel em http://etherealmind.com/petition, todos nós só temos a ganhar com a disseminação de material gratuito para estudo !

Fonte:
http://blog.ccna.com.br/2010/07/11/cisco-ios-versao-estudante-entre-na-briga-para-que-a-cisco-libere-uma/

3 comentários:

Unknown disse...

feito, acho importante termos versões de teste para nosso uso...
valeu adilson

Sandro Leite Eduardo disse...

Adilson,

Achei muito interessante essa iniciativa do Greg, do Etherealmind...
Já assinei!

Mas atualmente só usamos o GNS3 porque temos acesso a todo e qualquer IOS que quisermos, em diversos sites...

Por que então pedirmos uma versão "oficial"? Resta saber, como será esta possível versão de IOS? Quais recursos terá?

Outro dilema entre todos nós: será que um dia alguém conseguirá desenvolver algo que emule o IOS de switches? Imagina só eu rodando um 3560, 3750, 4500 no meu humilde Core 2 Duo!!!

Um abraço,
Sandro Leite.

Adilson Florentino disse...

Oi Sandro,

Nesta semana estou fazendo o treinamento de IPv6, no qual usaremos routers de verdade e não imagens no GNS3 justamente por não haver uma autorização formal do uso destas imagens por parte da Cisco. Para empresas e Instituições de Ensino faz diferença ter uma versão educacional.

Quanto as imagens dos Switches, há rumores de que o criador do Dynamips, Christophe Fillot, está trabalhando para a Cisco em uma versão de emuladores baseados no código do IOS pré-compilado, e que os Engenheiros da Cisco já dispõe de emuladores de Switches para uso interno !

Teorias da Conspiração ? Veremos: A VERDADE ESTÁ LÁ FORA !!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails