5 de jul. de 2010

Novas habilidades cobradas no CCNP ROUTE

Uma das principais novidades da Prova 622-902 – ROUTE em relação a antiga prova BSCI é a inclusão das habilidades relacionadas ao planejamento, implementação e verificação de projetos de redes na Prova.
A Cisco eliminou muitos tópicos como QoS, Wireless LAN e Segurança das Provas CCNP para cobrar alguns tópicos de forma mais profunda, como ocorre com o Ipv6. No caso de ROUTE, 6 grandes temas são abordados:

• EIGRP
• OSPF
• eBGP
• Ipv6
• Redistribuição
• Layer 3 Path Control

Se analisarmos os novos tópicos cobrados no exame relacionados a estes temas, as palavras plan (planejar) e document (documentar) aparecem freqüentemente. Isto devido ao fato de que agora não basta apenas saber comandos, é necessário ter um bom entendimento do funcionamento dos protocolos para opinar sobre como:

Planejar :“Isso é o que nós queremos realizar !”
Implementar:“Isso é exatamente o que vamos fazer !”
Verificar :“Será que as ações implementaram o esperado ?”

Ao contrário do que alguns possam imaginar, isto não quer dizer que o candidato a CCNP terá que planejar toda a implementação de EIGRP numa empresa ou terá que criar um checklist completo com todos os comandos shows e debugs para validar esta implementação durante a Prova. (algo assim estaria muito mais para a Track de Design propriamente dito). O fato é que é necessário conseguir responder a estas questões apenas com lápis e papel na mão (ou com apenas um mero editor de textos aberto) ao invés de digitar comandos num terminal.

O objetivo é formar um Engenheiro de Redes capaz de gerar documentação que auxilie os profissionais mais inexperientes a seguir um roteiro para o troubleshooting de problemas que venham a surgir durante a implementação de um projeto proposto.

Analisar o Design da Rede com o objetivo de extrair os principais objetivos do Projeto, além de encontrar falhas, pontos fracos e propor novas soluções são habilidades que passam a ser muito valorizadas no novo exame.

3 comentários:

Unknown disse...

Estamos vendo como será pesado a vida dos futuros CCNPs hehehe
abs

Sandro Leite Eduardo disse...

é isso aí Adilson.
não vai ser mole não.
além de aprofundar mais nos detalhes dos protocolos, está incluindo estes itens mais "burocráticos", mas que são vitais no mercado.
hoje em dia, quem consegue fazer alguma alteração sem uma GMUD?
ou quem faz um script, sem mandar junto o scritp de retorno?
imagino que essa nova abordagem vai valorizar outras certificações como ITIL por exemplo.
um abraço,
Sandro Leite.

Adilson Florentino disse...

Concordo plenamente Sandro !

Acho que estas mudanças também valorizam a Track de Designer da Cisco --> CCDA, CCDP, CCDE

Abs,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails