22 de ago. de 2010

Labs Multiuser com Packet Tracer


Compartilhe suas topologias no Packet Tracer pela Internet !






Usar uma nuvem multiuser que permite que usuarios do Packet Tracer em maquinas distintas interliguem suas topologias é um recurso já disponivel há algum tempo mas ainda é pouco explorado.

Neste sabado, resolvi utilizar este recurso com uma turma de CCNA e foi muito legal ! Como trata-se de conexoes TCP entre maquinas reais, é possivel utilizar uma nuvem multiuser para interligar topologias entre hosts de redes distantes.

Basta acrescentar uma nuvem multiuser no packet tracer 5.3.1, definir a conexao de saida para o IP de onde esta a topologia remota. A conexao sera feita pela porta TCP 38000 (se passar por um Firewall, talvez seja preciso liberar o uso desta porta numa conexao através da Internet). Um convite aparecerá na máquina remota pedindo que o usuário aceita a conexao e uma nuvem automaticamente aparecera no destino. A partir dai a conexao multiuser é transparente para a topologia montada.

Vc poderá habilitar qualquer protocolo de roteamento ou outra configuraçao qualquer entre os sites remotos. A unica desvantagem é que nao é possivel visualizar a topologia de rede do peer remoto, mas pings e traceroutes podem ser usados a vontade para se testar a conectividade entre os ambientes.

Ontem montei uma toologia hub and spoke com minha maquina como router-hub e 7 spokes, que foram as maquinas dos 7 alunos de minha turma. Tudo funcionou perfeitamente.

Have Fun !!!

6 comentários:

Unknown disse...

Adilson,

Tentei simular um ambiente com esse recurso porem as maquinas não se conectam.

Poderia detalhar a configuração que vc fez?

Unknown disse...

Deu certo aqui! :-D

Adilson Florentino disse...

Que bom Siarom !

Este Lab nos mostra que nao explorarmos todo o potencial que o Packet Tracer possui.

Abs,

Unknown disse...

Eu desconhecia essa função no PT
muito bom mesmo. Valeu Adilson.

Diogo Mendes disse...

Sem duvida o Packet Tracer hj pode ser considerado um excelente simulador! Bem fácil de usar, leve e com funções cada vez mais avançadas!

Prsilva disse...

Adilson,

Gostaria de receberr tb o detalhamento de como vc fez esta conexão , pois a nossa tb nao funcionou, caso possivel vc pode enviar para prsilva0508@globo.com.

Obrigado,

paulo siqueira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails