1 de out. de 2010

Como tornar Home Labs disponiveis na Internet ?


Esta é uma discussão levantada pelo pessoALL da Comunidade PacketLife que me faz pensar: Seria viável compartilhar home labs aqui no Brasil ???

As pessoas que montam seus Home Labs para se preparar para exames de Certificação Cisco na grande maioria das vezes utilizam seus equipamento algumas horas por semana e, na maior parte do tempo, eles permancem ocisos. Não seria interessante se estas pessoas pudessem disponibilizar estes equipamentos na Internet ?

Há algum tempo venho acompanhando o trabalho de Jeremy Stretch, o mantenedor da Comunidade PacketLife, a qual mantém um enorme Lab virtual gratuito para todos os interessados na configuração de equipamentos Cisco.

Creio que os maiores problemas associados a este tipo de compartilhamento são financeiros. Deixar os equipamentos ligados 24 horas por dia levariam as estrelas a conta de energie elétrica de qualquer um. Pelo que eu vi, o Packetlife mantém toda a infra contando com as doações que recebe, as quais eu imagino que seriam muito mais escassas no Brasil pois isto não faz parte de nossa cultura.

Mas acho a idéia muito interessante, as pessoas poderiam disponibilizar seus equipamentos por uma pequena quantia ou então trocar horas de acesso com outras pessoas que possuem equipamentos diferentes dos seus. É claro que há muitos problemas a resolver, tais como:

  • Criar uma forma de Gerência dos Labs e equipamentos disponiveis
  • Garantir a segurança das máquinas expostas na Rede Mundial
  • Definir as formas de como pagar ou como trocar as horas de acesso.

Enfim, muitos problemas para se resolver, mas acho que valeria a pena tentar. Está se tornando cada vez mais dificil agendar um time-slice no Packetlife e a tendência é piorar conforme o serviço fica mais conhecido. Nos dias de hoje, talvez a melhor solução seria um lab hibrido com equipamentos reais e virtuais. Creio que o maior problema daqueles que querem prestar os exames de CCNP ou mesmo CCNA é emular os switches, emular routers é uma coisa que o Dynamips/Dynagen/GNS3 já faz muito bem.

Dêem uma olhada na discussão original sobre este tema em: http://packetlife.net/blog/2010/sep/30/making-home-labs-publicly-available/

O que vcs acham ? Sugestões são sempre bem-vindas.

4 comentários:

Thiago Correia disse...

Olá,

Gostaria de compartilhar minha opnião sobre o assunto em questão. A compra dos equipamentos não é a tarefa mais dificil, pois poderiamos elaborar uma lista e juntos comprarmos os equipamentos ou procurar instituições que possam doar alguns equipamentos. Sendo assim poderiamos construir um laboratório, mesmo que levassemos alguns meses para concluir. Em contrapartida o custo de infraestrutura usado para manter o laboratório operacional 24 horas será alto. No que tange à segurança da informação, dependeriamos do provedor de serviços para definirmos qual seria a melhor solução de Firewall. Para darmos o ponta pé inicial, acredito que deveriamos consultar empresas que ofereça o serviço de collocation. Tendo em mãos os valores praticados no mercado, poderiamos seguir para a segunda etapa, levantamento dos custos para aquisição dos equipamentos e como fase final a elaboração do projeto.

Abraços,

Adilson Florentino disse...

Thiago,

Dei uma olhada nos valores que são praticados para colocation e vi que tal serviço custa o olho da cara. Geralmente é cobrado por cada U que será ocupado no rack e, no caso deu um Rack inteiro, ultrapassa os R$ 5.000,00 mensais !

Levantei estes valores neste link: http://www.hostlocation.com.br/planos/colocation.asp

Acho que o primeiro passo seria conseguir um local que doasse a hospedagem dos equipamentos. Vou tentar com o Moreiras e o pessoALL do NIC.BR, quem sabe não consigamos algum patrocinio por lá.

Grato Thiago !

Unknown disse...

Pergunta de um novoto..
Gostaria muito de comprar uns hardwares e montar um rack aqui em casa, porem nao sei qual seria melhor, comprar novos que sao caros ou comprar usados no ebay.
so queria para poder praticar para o exam como foi dito na materia .
seria possivel eu fazer isso aqui em casa e deixar online? eu nao vivo no Brasil... queria saber o que eu devo ter para iniciar !

Ronaldo Echevenguá disse...

Fala Pessoal,

Bom eu já estou com esta idéia a um tempo, e digo que é difícil, no meu caso falta pouca coisa, mas encontrar tempo é um desafio... baseado para o meu treinamento no CCNP fiz esta topologia http://ronaldocefet.spaces.live.com/ falta só interligar o AS2511, que no caso esta faltanto o cabo octal, a ainda não sobrou grana para a compra de um.

Abraço.

Ronaldo Echevenguá

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails