20 de set. de 2011

Automatizando tarefas no Software Junos

Atualmente as equipes de operação e gerência de redes estão buscando automatizar tarefas, que ainda são manuais e passíveis de erro humano. A Juniper Networks possui um recurso em seu sistema operacional Junos que vem de encontro com essa necessidade, ou seja, é possível um administrador elaborar alguns scripts para automatizar algumas tarefas que antes eram feitas manualmente, com o objetivo de provêr mais segurança durante a execução das mesmas. O recurso de automatização da Juniper é conhecido como Commit Scripts baseado em duas linguagens, sendo a primeira uma linguagem que obtém informações extraidas de um determinado local do sistema e o transforma em XML chamada Extensible Stylesheet Language Transformations (XSLT) e a segunda uma linguagem alternativa para o XSLT chamada Stylesheet Language Alternative Syntax (SLAX).

O commit script impõe regras customizadas de configuração, com o objetivo de validar a configuração que está sendo submetida com o comando "commit", por exemplo. Caso a configuração não esteja de acordo com as regras do Commit Script, algumas ações podem ser tomadas, tais como:

Gerar uma mensagem de erro customizada
Gerar uma mensagem de alerta customizada
Gerar uma mensagem no sistema de log (syslog)
Alterar a configuração errada

Plataformas que suporta a caracteristica:

* J Series
* M Series
* MX Series
* T Series
* EX Series

3 comentários:

Sandro Leite Eduardo disse...

Muito interessante esta postagem, Thiago.
Recentemente comecei a mexer com Juniper também e não conhecia este recurso.
Sempre gosto de fazer um paralelo com Cisco. Por isso aí vai a dica: "Automation with Cisco NCM Command Scripts", um recurso para criação de scripts para Cisco.
Fonte: http://www.netcraftsmen.net/component/content/article/67-network-security/612-automation-with-cisco-ncm-command-scripts.html

Um abraço.
Sandro Leite.

Thiago Correia disse...

Olá Sandro,

Infelizmente não tive a oportunidade de lhe parabenizar pelo projeto, então, aproveito esse momento para parabenizá-lo e desejar sucesso.

Estou começando a trabalhar com Juniper, pois vários motivos e o principal deles é pelos recursos que ele oferece, bem como sua arquitetura.

Eu não conhecia esse recurso da Cisco, então, já tive um idéia, montar outro post sobre a automação do IOS.

Obrigado pela dica e fique com Deus....

GsponhardI disse...

Mimnha primeira experiencia de configuração de router foi com um Juniper ERX1440,eEX320 ambos para service provider de banda larga,muito bons.
Gosto muito dos produtos da juniper,eacho que futuramente ultrapassa a cisco.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails