8 de jun. de 2012

Mudanças no Licenciamento do IOS a partir da versão 15



A partir da versão 15, cada caixa Cisco terá uma imagem universal com todas as features inclusas, bastando comprar uma licença ativar os recursos desejados. Como isso irá impactar em nossas vidas ???

Para quem não sabe, o IOS 12.4 já foi descontinuado há algum tempo e seu sucessor, o IOS 15, trabalha com um esquema de licenciamento bem diferente da versão anterior, conforme ilustra a imagem deste post.

Agora temos uma única imagem para cada plataforma (2900, 3900 e assim por diante). Todas as features suportadas pelo hardware já estão lá, basta adquirir a licença correta.

Fica dificil assim uma empresa comprar uma caixa com IOS IP Base (uma imagem "pé duro" sem direção, trava, desembaçador e tals ...) e fazer um upgrade pirata com um IOS Advanced IP Services.

Esta forma de licenciamento é muito parecida com o que já vinha ocorrendo com o Cisco ASA - você precisa comprar a licença, receber uma PAK Key em um pedaço de papel, registrar esta chave no Cisco.com para receber uma chave de ativação e entrar com ela no roteador. Ufa !!!

Caso haja problemas em uma caixa e você precisa ativar as features adquiridas em um equipamento backup, é necessário transferir a licença de um hardware para outro.

Maiores informações sobre como realizar os procedimentos acima, clique aqui.

Será o fim do uso dos IOS piratas ou apenas trocaremos o uso de IOS priratas por licenças piratas ? Acredito que é bem mais prático apenas ativar as features novas do que trocar o IOS da caixa mas, será seguro ???

O que vcs acham ??? Até a próxima.

Fonte:
http://etherealmind.com/ios-15-licensing-how-we-work/

Um comentário:

André Ortega disse...

Olá Adilson,
muito legal o post.

Dois outros pontos:
- Com este novo modelo, teoricamente, não precisamos reiniciar o equipamento para que as novas funcionalidades sejam liberadas.

- podemos ativar todas as licenças por um período de testes (se não me engano 90 dias).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails