9 de ago. de 2012

WAAS - Wide Area Application Services


Soluções de otimização para links WAN são um nicho de mercado ainda pouco explorado.

Apesar da Internet ter crescido mais de 400% nos últimos 10 anos e provavelmente irá quadruplicar seu tamanho num futuro bem próximo, ainda sofremos de um grande mal: FALTA DE BANDA.

Links de WAN ainda são muito lentos por aqui. Banda é um recurso finito, escasso e, na maioria das vezes, CARO !

Para resolver esta questão, a Cisco possui uma linha de produtos com suporte a tecnologia WAAS - Wide Area Application Services. A idéia é otimizar a performance de aplicações que utilizam links de longa distância combinando técnicas de Cache, Proxy, compactação, otimização do protocolo TCP, supressão de blocos repetidos de forma a utilizar de forma mais racional a banda existente.

Os resultados impressionam. Há Estudos de Caso da Cisco que apontam que a otimização de links WAN torna os mesmos capazes de transportar até 100 vezes mais do que antes, sem a necessidade de comprar mais banda. Em 2009 eu já havia publicado aqui um Case de sucesso nas Casas Bahia usando WAAS.

WAAS mantém os headers das camadas 3 a 7, permitindo que as técnicas de QoS continuem a serem aplicadas. É possivel usar WAAS com um appliance independente, um módulo em um router/switch, uma blade virtualizada em um servidor ou mesmo como uma feature presente nas versões mais novas do IOS.

Otimzação de links WAN não é um assunto cobrado em nenhuma das pirâmides de carreiras Cisco. Há especializações chamadas Advanced Routing & Switching, válidas por 2 anos, que cobrem WAAS em 3 "sabores":

642-655 - WAASFE - Voltada para técnicos de campo. Pré-reqs - CCNP ou CCIE ativos

642-654 - WAASSE - Voltada para designers de rede. Pré-reqs - CCDA, CCDP ou CCIE ativos

646-656 - WAASAM - Voltada para Vendas. Pré-reqs - CSE válido

Para se tornar Especialista em uma destas 3 áreas, é necessário realizar 2 provas: uma das descritas acima + 1 de R&S. O grande problema destas Especializações é que, para renova-las, é preciso refazer TODAS as provas ou então a prova teórica do CCIE.

De qualquer forma, acho WAAS um assunto fascinante com pouca mão-de-obra especializada no mercado.

Para saber mais de:

Soluções WAAS:
http://www.cisco.com/en/US/products/ps5680/Products_Sub_Category_Home.html


Carreiras WAAS:
http://www.cisco.com/web/learning/le3/le11/learning_all_certification_exams_list.html#~exams-cert



4 comentários:

Unknown disse...

Achei muito foda, ja tinha assistido sobre o assunto no quinta as 15.
Kim

Victor Mosconi disse...

Post no Blog da Cisco muito bom sobre Waas.

http://blogs.cisco.com/borderless/do-you-know-the-fundamentals-of-wan-optimization-2/

Thiago Correia disse...

No ano passado a empresa onde atualmente trabalho, realizou um projeto para implementação do WaaS. Esse foi um caso de sucesso para o cliente, pois sua matriz dos EUA enviou alguns de seus profissionais, para conhecer esse projeto e realizar o mesmo em outras partes do mundo. Dentro de nossa equipe existem especialistas certificados em WaaS. Eu acompanhei alguns testes e realmente o resultado é fantastico.

Abração,

RAR disse...

Adilson, vou fazer a prova de design para WAAS esse final de mês. Não temos muitos profissionais com conhecimentos para esses equipamentos, e como dito a demanda esta grande para otimização.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails