13 de set. de 2013

Número de Certificados CCIE ultrapassa 40.000


A Certificação Cisco Certified Network Expert (CCIE), que nos mês passado completou 20 anos de existência, bate a marca dos 40.000 IDs. Ainda vale a pena conquista-lo ?

Então existem mais de 40.000 CCIEs no mundo ? Calma, na verdade não é bem assim, primeiro, devido ao fato de que na verdade o primeiro CCIE recebeu o número 1025 - o 1024 (2^10) refere-se ao número da sala onde foi criado o primeiro LAB para a Prova.

Além disso, deve-se descontar os que conquistaram o título mas não o mantiveram (é preciso renovar a prova teórica a cada dois anos).

Portanto, não se iluda, ser CCIE ainda é ser uma mosca branca de olhos azuis e verdes, a prova talvez seja a mais difícil da área, e eu ficaria contente com o título mesmo que o meu ID fosse acima dos 100.0000 ! rs rs rs

Acho que o aumento de profissionais certificados também reflete o crescimento da área de redes, proporcionalmente, acho que os CCIES ainda são raros. Se tirarmos os CCIEs dos EUA, China e Índia, quantos sobram para o resto do mundo ?

Há países como Angola que possuem um único profissional CCIE nativo certificado. E esta escassez se torna muito mais aguda se tirarmos os CCIEs de Routing s Switch da Lista (esta é a pirâmide Cisco mais antiga e que reúne a maioria dos CCIEs certificados mundo afora. No Brasil, em tracks especificas como o CCIE Voice, ainda é possível literalmente contar nos dedos o número de profissionais certificados. As provas de outras tracks como datacenter, Security e outras tem bem menos material disponível na Internet e suas Provas são menos conhecidas).

Se vc almeja tornar-se membro deste seleto grupo, saiba que deverá dedicar ao menos um ano de estudos sérios e bem disciplinados. Mês passado conheci um Engenheiro de Redes no RJ que trabalha com R&S em uma grande integradora e o mesmo ficou nada menos que 2 anos de sua vida se preparando para a Prova Prática. Há um preço a ser pago, e eu não estou me referindo apenas ao custo financeiro.

Mas, para quem estiver disposto, tudo vale a pena se a alma não é pequena !

Boa Sorte em seus Estudos !!!





2 comentários:

Nataniel Baiao disse...

Adilson!! Angola tem mais de 2 certificados CCIE nativos. E conheço estes dois porque foram meus colegas de carteira. Conheço pelo menos mais um que deve estar a caminho do lab. E deve haver pelo menos mais um que eu não conheço pessoalmente, mesmo porque já não trabalho na área de redes a cerca de dois anos.

Adilson Florentino disse...

Obrigado pela atualização dos números do post Nataniel.

Fico feliz em saber que a Lista de CCIEs nativos de Angola está se ampliando.

Abs,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails