31 de out. de 2013

Novo CCIE R&S a vista


Versão 5 da Prova Teórica do CCIE Routing & Switching deve ser anunciada em novembro. Nova versão da Prova Prática em março de 2014.

Ainda não é oficial, mas o Blog INE está anunciando uma nova versão para os Exames CCIE R&S nos próximos meses. Para quem estava pensando em adquirir dois 3750 e criar um lab misto com GNS3 uma boa novidade: a Prova nova será totalmente virtualizada usando IOL e IOU (IOS over Linux e IOS over Unix).

Tópicos antigos como Frame-Relay e ISL serão removidos. Novos temas como IPSec, DMVPN, e Embedded Packet Capture podem ser adicionados. Algumas features layer que não podem ser emuladas também tendem a não estar presentes no novo escopo da Prova, tais como:

1) QinQ Tunneling
2) ISL trunks
3) DHCP Snooping
4) Layer 3 Port Channel
5) Private VLANs
6) SPAN/RSPAN/ERSPAN

Há quem aposte na inclusão do ISIS, ainda que seja apenas na Prova Teórica. Seja como for, ficará, se não mais fácil, pelo menos mais barato para se preparar para o Exame CCIE R&S visto que agora o mesmo será independente de plataformas de hardware.

Um outro anúncio que achei curioso é o fato de que agora uma nova seção de "Diagnóstico" será incluida na Prova Prática, que atualmente conta com 6 horas de Configuração e 2 horas de Troubleshooting. Como será ???

É o que veremos logo mais.

Abs,

Fonte: http://blog.ine.com/2013/10/31/routing-and-switching-ccie-version-5-update/

27 de out. de 2013

O Marco Civil e a Neutralidade da Rede



Vamos nos mobilizar para que este diálogo nunca se torne uma realidade no Brasil !

Infelizmente isso já está acontecendo. A TIM lança um plano para acessar o facebook sem descontar nos créditos. Todos acham uma maravilha. Mas quanto tempo ela vai demorar para cobrar uma tarifa a mais para fazer downloads ou acessar o youtube por exemplo? NEUTRALIDADE DA REDE! Apoiem essa questão.Isso já está acontecendo. A TIM lança um plano para acessar o facebook sem descontar nos créditos. Todos acham uma maravilha. Mas quanto tempo ela vai demorar para cobrar uma tarifa a mais para fazer downloads ou acessar o youtube por exemplo?

NEUTRALIDADE DA REDE!

Apoiem essa questão.

Comentário de Esdras Ventura em: http://www.youtube.com/watch?v=8DdaC93O9Yw&list=PLH7tuz2sb0HiwQ2xloS7R5iRz-ba92FKu&index=2

23 de out. de 2013

Material para o novo CCNA 200-120 - em português


NetAcad já disponibiliza apresentações em PowerPoint traduzidas para o português abordando os novos tópicos inseridos recentemente no Exame.

Para aqueles que usam os materiais do NetAcad como principal fonte de material de estudo para o Exame de Certificação Cisco CCNA uma boa notícia, já estão disponíveis slides em português sobre os novos temas cobertos na prova 200-120.

IPv6 com maior profundidade, FHRP, OSPFv3, Netflow, Syslog e muito mais. Clique no link abaixo e veja com os seus próprios olhos o material disponível:


https://www.dropbox.com/sh/mopy7dsk3rijkaa/w521wlyOFs


ATENÇÃO: utilizem o botão botão BAIXAR, e então escolha baixar como .zip ao invés de tentar baixar os arquivos individualmente.

Have Fun !!!

15 de out. de 2013

Novas certificações Cisco baseadas em SDN a caminho


Cisco anuncia novas carreiras de Designer, Engineer e Developer SDN para os meses de novembro e dezembro de 2013

Para quem veio para e Redes de Programação temos uma noticia não muito boa: SDN veio para ficar !

Software Defined Network é a tendência onde a inteligência do Plano de Controle (roteamento, quando se fala de camada 3) está fora da caixa e é programada via Python ou C.

As novas carreiras anunciadas são:

Network Programmability Engineer

Network Programmability Designer

Network Programmability Developer

Business Application Developer

Para quem curte os dois mundos (Redes e Programa) é um prato cheio ! Eu não que o SDN veio para substituir de networking atual, mas com certeza ocupará uma expressiva fatia de mercado e vale a pena se inteirar sobre o assunto.

Maiores Informações: https://learningnetwork.cisco.com/docs/DOC-22087

5 de out. de 2013

Facebook e Cisco trabalham em serviço de internet sem fio gratuita


A Cisco Systems disse nesta quarta-feira (2) que está trabalhando com o Facebook para oferecer acesso gratuito à internet Wi-Fi (sem fio) em lugares públicos, como hotéis ou lojas de varejo, para os consumidores que desejam usar a rede social e se conectar com os amigos.

Um visitante poderia conectar-se à rede em um hotel simplesmente entrando no aplicativo do Facebook em seu celular, disse a Cisco. A empresa também demonstrou como poderia funcionar em um hospital enquanto o presidente John Chambers fazia um discurso na conferência Interop em Nova York.

Chambers disse que varejistas poderiam fazer promoções sob medida ou dar informações para consumidores que acessarem a internet por meio do Facebook quando ingressarem nas lojas.

A Cisco disse que alguns consumidores da sua tecnologia "Connected Mobile Experience Wi-Fi" estão atualmente testando o sistema.

Enquanto a Cisco busca vender equipamentos de rede, o Facebook parece estar seguindo seu rival Google na coleta de dados sobre compras e navegação na rede dos consumidores, para oferecer anúncios dirigidos.

No início de 2013, o Google anunciou planos de levar acesso de internet sem fio para 7 mil cafés da rede Starbucks nos Estados Unidos.

O site de Mark Zuckerberg lançou em agostou uma iniciativa para levar internet aos dois terços da população mundial que não possuem acesso à internet.

Junto das fabricantes Samsung e Nokia (eletroeletrônicos), Ericsson (equipamentos de telecomunicação), Qualcomm e Media Tek (semicondutores) e do navegador Opera, o Facebook quer desenvolver soluções para levar internet aos 5,4 bilhões de pessoas sem internet no mundo.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/cisco-e-facebook-trabalham-juntos-para-oferecer-internet-sem-fio-gratuita-1.html

3 de out. de 2013

CCNA Presencial no periodo da manhã


Nova turma focada no novo Exame - 200-120 - com 48 horas de duração e preço imperdível. Vagas Limitadas !!!

Já estão abertas as inscrições para uma turma do Curso Presencial Preparatório para a Certificação Cisco CCNA 200-120 em outubro de 2013.

O curso ocorre na região central de São Paulo. São apenas 10 vagas, à um valor promocional de R$ 890,00 (preço disponível apenas para o período da manhã)

O curso será ministrado aos Domingos, das 08:00hs às 12:15hs, com intervalo para coffee-breaks. O pagamento pode ser parcelado em até 12x via PagSeguro.

Os participantes contarão com acesso à equipamentos reais (racks equipados com roteadores Cisco 2620 e switches Catalyst 2960 e 3550).


◦Quando: dias 14/10 a 18/10 a 18, 21/10 a 25/10, 28/10 e 29/10, de segunda a sexta, sempre das 08:00hs às 12:15 hs

◦Onde: Rua Marquês de Itu, 408 – Conjunto 24 (próximo a Estação República do Metrô)

◦Quanto: R$ 890,00 (Podendo ser parcelado em até 12X via PagSeguro)

◦Diferenciais: Incluso material atualizado para o novo exame e acesso / suporte online via ambiente CCNA CloudCampus pelo período de 3 meses.

Os interessados devem enviar e-mail solicitando instruções para matricula para:

adilson.aflorentino@gmail.com

◦Inscrições Abertas por tempo limitado: apenas 10 vagas. Garanta já a sua !!!

2 de out. de 2013

LabKeeper - Curta esta idéia !


Disponibilize seu Lab doméstico na Internet e, em contrapartida, acesse a centenas de equipamentos espalhados pela Rede Mundial.

Esta é a proposta do novo projeto de Jeremy Stretch, criador da comunidade PackeLife. Após o sucesso do Lab remoto disponibilizado gratuitamente por Jeremy em http://www.packetlife.net onde qualquer internauta podia agendar um time slot livre e utilizar gratuitamente roteadores e switches, Stretch decidiu criar uma plataforma capaz de fazer com que todos possam compartilhar seus labs fisicos.

Tudo começou quando o lab remoto do PacketLife ficou sem lar, Stretch mudou-se e encaixotou todos os equipamentos há cerca de um ano e ainda não conseguiu ninguém que se habilitasse a hospedar o projeto. Começou a chover centenas de pedidos em sua caixa de e-mail solicitando o código-fonte da aplicação criada por Jeremy para gerenciar o agendamento e a autenticação dos internautas interessados em seu Lab.

Batizado de LabKeeper, o projeto está a procura de interessados em participar de um beta tester da nova plataforma onde os pré-requisitos são:

Possuir ao menos um equipamento para compartilhar (em periodo integral ou parcial)

Um Server Console (router para concentrar acesso console dos demais equipamentos)

Uma Conexão a Internet (não é necessário ter IP Público)

Um Servidor Radius para autenticação

Algum tempo livre para se dedicar ao Projeto.

Maiores Informações:

http://packetlife.net/blog/2013/sep/3/announcing-labkeeper/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails