17 de mar. de 2014

Agora sou ... Huawei HCDA


Na última sexta (14/03/2014) prestei o Exame SUO-211 e me tornei HCDA - o equivalente ao CCNA da concorrente chinesa da Cisco.

Nos últimos meses fui convidado por um Centro de Treinamentos para acompanhar cursos voltados a revendas Huawei em sua sede, em São Paulo.

Tive então a oportunidade de conhecer o VRP - Versatilie Routing Platform - o IOS dos equipamentos Huawei, e o emulador chamado eNSP, o qual usa máquinas virtuais para emular todas as linhas de produtos da gigante chinesa.

Para ministrar os cursos era necessário obter o título de HCDA com score ampliado (são 600 pontos para alunos e 800 pontos o mínimo exigido para o Instrutor).

O Exame não é dificil para aqueles que já encararam o CCNA. São 60 questões de múltipla escolha em 90 minutos,não há questões de Cenário, na verdade a grande maioria das questões foca conceitos básicos de rede e não sintaxes específicas de comandos.

A Huawei vem crescendo muito nos últimos anos,principalmente em grandes provedores Internet e em órgãos do governo brasileiro, principalmente devido ao fato de vender equipamentos com poder de processamento que rivaliza as soluções enterprise da Cisco por preços bem mais competitivos.

Na carreira de Routing & Switching também são 3 níveis: HCDA, HCNP e HCIE

Para o HCDA é necessário passar apenas em um Exame, já para o HCDP são necessários três: Routing, Switching e Performance. Para o HCIE, mosca branca da Huawei, são necessários um Exame Teórico e outro Prático.

Interessante notar que ainda não existem HCIEs na América Latina e, para aqueles que alcançarem o HCDP, a Huawei tem uma proposta tentadora: Passar 30 dias na China com tudo pago para se preparar para o Exame prático HCIE (que bom seria se a Cisco fizesse o mesmo,não é ???)

Acho interessante para o Especialista Cisco ter Huawei como linguagem alternativa e pretendo passar as Férias de fim de ano na Muralha da China !!! rs rs rs

Abraços !!!



12 comentários:

Sidney disse...

É ai o que foi mais difícil a troca do "show" pelo "display" ou falar Chines? :-)

display this
Parabéns.


Sandro Leite Eduardo disse...

Legal Adilson... vamos ficar aqui vendo quanto tempo vai demorar para você embarcar para China! rsrs
abçs!

Adilson Florentino disse...

Rs rs rs ! Para falar chinês eu teria que nascer de novo, ainda bem que a Prova foi traduzida para o inglês.

Mas a verdade é que eu me pego muitas vezes digitando "show" ao invés de display.

Sabe como é, força do hábito !

Cleber Ribeiro disse...

Parabens Adilson!!!

Cleber Ribeiro disse...

Grande Adilson.

Meus Parabens!!!

Unknown disse...

Fala amigão tudo certo?
Também irei prestar exame da HCDA na próxima segunda feira dia 31/03.
Realmente a Hauwei vem ganhando muito espaço. Também os preços das provas são bem melhores. Hoje na empresa onde trabalho temos 2 CX-600, sendo 1 para Main Router outro para solução de IPv6 + Storage(Hauwei).
Se nao for "ruim" dar mais umas dicas sobre as prova :D

Unknown disse...

Ronaldo,
Pergunta newbee!
Qual material de estudo você usou?
Pois no site já contem a versão 2.0
HCNA_Intermediate_v2.0.pdf
HCNA_Entry_v2.0.pdf

Eu, estava me acabando em estudar a versao 1.0 que nao contem nada de security,acl,nat.
Att;

Unknown disse...

Pessoal que fez a prova, qual é o valor dela ?

Estou prestes a marcar o CCNA mas me deparei com os 650 reais e fiquei meio assim :/, valor bem salgado para uma prova, nossa....

Vocês sabem de algum lugar que "doe" vaunchers para o CCNA ?

Eduardo Lustosa disse...

Amigo, onde marco esse exame? No site da PEARSON VUE, eu não encontrei a categoria Huawei. Em que site se marca o exame?

Adilson Florentino disse...

Eduardo,

Os Exames da Huawei são aplicados pela Prometric e não pela VUE.

Dê uma olhada em: www.prometric.com

Abs,

Unknown disse...

Olá Adilson,

Em breve agendarei o meu exame para tirar o meu HCDA. Você comentou sobre algumas coisas que caem na prova e gostaria de saber se cai endereçamento, subnet, vlsm etc.

Obrigada.

Unknown disse...

Olá Adilson,

Em breve agendarei o meu exame para tirar o meu HCDA. Você comentou sobre algumas coisas que caem na prova e gostaria de saber se cai endereçamento, subnet, vlsm etc.

Obrigada.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails