3 de abr. de 2015

Overbooking na Internet: Como um provedor pode vender mais banda do que possui ?

Pequenos provedores em localidades distantes pagam caro pelo mega de banda para as grandes operadoras e repassam o link para seus clientes por preços acessíveis. Qual o segredo que está por trás deste milagre da multiplicação da banda ?

Primeiro, devemos ter em mente que, para o provedor, é muito melhor ter 50 clientes contratando links de 2 Mb do que manter um cliente com 100 Mb contratados, por quê ? Simples: a probabilidade dos 50 clientes utilizarem toda a banda contratada, e ao mesmo tempo, é muito menor do que a do nosso "heavy user" usar e abusar de seu link de 100 Mb.

Ou seja, quanto menor a banda contratada pelos clientes, melhor. Quanto mais clientes, mais se pulveriza o uso da banda e mais propício fica o cenário para o "overbooking",ou seja, poder vender mais banda do que se efetivamente se tem para entregar.

Todo o sistema compartilhado trabalha e conta com este principio de overbooking - se todos os assinantes do serviço de telefonia fixa ou móvel da cidade de São Paulo resolvessem fazer uma chamada simultaneamente, o sistema entraria em colapso - é o que ocorre em datas especiais como no Natal e no Ano-Novo onde a malha não tem como aguentar a superutilização.

No caso dos serviços Internet, um poderoso aliado para fazer com que a banda renda ainda mais chama-se: CACHE - os provedores podem guardar localmente o conteúdo acessado por seus clientes e diminuir o acesso ao mundo externo, isso de forma transparente para o usuário.

Cada mega do provedor de serviços pode atender a quantos usuários ? Isto varia muito de caso a caso - de provedores de porte pequeno ouvi a razão de 10:1 - ou seja, 1 Mb de uplink para atender 1 Mb de 10 clientes diferentes.

Mas conversando com um funcionário de uma grande operadora, esta proporção pode ultrapassar os 40 para um no caso delas.

Torna-se importante então saber o quanto de banda "extra" pode se vender sem correr o risco de provocar uma pane. Qual o tamanho ideal do overbooking da rede de um determinado provedor ?somente medindo-se o tráfego e analisando o seu comportamento a medida que novos usuários são adicionados pode-se ter a resposta.





Um comentário:

Unknown disse...

Nossa realidade aqui no Amazonas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails