9 de ago. de 2016

Dica para dimensionar o uso da Largura de Banda em Wireless LANs


O uso de Redes WLAN aumentou muito nos últimos anos, talvez impulsionado pela queda nos preços dos equipamentos sem fio e no aumento da Segurança e da Largura de Banda oferecida pelo novos padrões WIFI.

Conforme a tabela acima, as velocidades hoje já encostam nas oferecidas pelas Redes Cabeadas. Mas isto pode ser ilusório pois muitos desconhecem as limitações e o real funcionamento das tecnologias 802.11.

Em primeiro lugar, não podemos esquecer que transmissões Wireless são Half-Duplex, ou seja, as placas de rede sem-fio não conseguem transmitir e receber ao mesmo tempo, fazendo uma coisa de cada vez. Isso faz com que a experiência do usuário caia pela metade em termos de aproveitamento da Banda. Além disso, quadros Ethernet Wifi tem uma estrutura mais pesada, com mais headers, do que a Ethernet cabeda, isto impacta numa perda que pode oscilar entre 10 a 20% desta Banda.

Tomemos como exemplo uma transmissão no padrão 802.11n conforme os números do quadro acima (dados divulgados pela Cisco Systems) - Teoricamente, temos uma Largura de Banda de 450 Mbps, mas a experiência do usuário final não passa de algo em torno de 180 Mbps a 220 Mbps, devido a sua natureza Half-Duplex e ao overhead conforme descrito acima.

Mas ainda estamos esquecendo um fato muito importante: Redes sem-fio trabalham com Largura de Banda Compartilhada, como faziam os antigos Hubs, e os números acima são válidos se tivermos UM usuário utilizando a Rede. Se o AP tiver uns 10 usuários conectados, cada um deles terá, em média, cerca de 20 Mbps disponíveis para uso. Sendo que, quanto mais usuários chegarem, menor será a fatia de Largura de Banda destinada a cada um.

Para saber mais sobre o funcionamento e a configuração de Redes Wireless na plataforma Cisco, faça o curso CCNA Wireless 200-355 pelo NetFindersBrasil

Um comentário:

André Kiyohiko Osaki disse...

Bom dia Adilson,

Muito bom o post.

Acho que só faltou mencionar sobre a latência que pode interferir no throughput máximo, onde:

Throughput=Janela/RTT

na verdade não sei se essa formula se aplica a redes half-duplex.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails