14 de ago. de 2019

Como ficam as Carreiras Cisco após Fevereiro de 2020?


Como todos já sabem, a partir de fevereiro de 2020 as Certificações da Cisco passarão pela mais profunda mudança desde a criação da Gigante das Redes. Os pontos mais importantes a ressaltar são:

1) A extinção de vários CCNAs tradicionais como vemos acima na Charge do Thanos usando a Manopla do Infinito nelas! rs rs rs

2) A criação de uma carreira Enterprise, que é a junção dos antigos Routing & Switching, Design e Wireless

3) A separação entre CCNA e CCNP, agora, vc poderá ser CCNP de uma Especialidade apenas fazendo dois Exames (o CORE da área desejada, mais uma Prova Eletiva)

4) O fim dos Exames Escritos para todos os CCIEs (agora, a Prova de CORE será o pré-requisito tanto para o CCNP quanto para o CCIE, sendo que o CCIE continuará exigindo Prova Teórica (agora CORE) + Lab para conceder o título)

5) Introdução de Programabilidade e Automação em todas as Carreiras Cisco (cerca de 20% do conteúdo). Estes Exames ainda mantém 80% de seu conteúdo específico

6) Criação da Carreira de DevNet (abrangendo 80% de Programabilidade & Automação e 20% de infraestrutura).


O que eu vejo de tudo isso é um esvaziamento do CCNA, ele passa a ser bem mais genérico, e como não é pré-req para nenhuma outra carreira, os profissionais poderão pular direto para o CCNP, encarando o CORE da área desejada.

Um ponto positivo ao meu ver é o fim do Gap entre CCNP e CCIE, quem estuda para a carreira de R&S, por exemplo, sabe que o Study Guide atual do CCIE é muito mais pesado do que o conteúdo abordado no CCNP, o que obriga o candidato a correr atrás de muitos tópicos adicionais.

Agora com um Core único para CCNP e CCIE em cada Track, eu acredito que essa distância não existirá mais. Inclusive, os profissionais mais experientes já poderão partir direto para o nível Expert, prestando CORE+LAB.

Por outro lado, esses novos CCNP Nutella são obtidos apenas com dois Exames, enquanto o CCNP Raiz exigia 4 ou 5 Exames, não sei se essa popularização é benéfica ou não.

Os preços dos Novos Exames ainda são uma incógnita, nos últimos anos, sempre após cada mudança eles subiram, espero estar enganado.

De qualquer forma, ainda não temos materiais de Estudo das novas Certs, nem na CiscoPress, nem nos Learning Partners de Treinamento Oficial e nem mesmo no Netacademy, imagino que nos próximos meses serão lançados.

Portanto, sugiro que quem esteja estudando para os atuais Exames, complete seus Exames até fevereiro de 2020, os títulos atuais serão todos convertidos em Certificações e Especializações novas, e vc terá 3 anos para correr atrás das mudanças e se recertificar, até lá, com certeza, já existirão muitos materiais.

Segue abaixo o Quadro com as novas Certificações propostas pela Cisco: (clique sobre ela para visualizar com zoom a imagem)


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails