28 de jan. de 2011

Certificações - Cisco

Bem o ano novo começou e tudo mundo acaba pensando em fazer alguma coisa nesse ano que começa, bem muitas vezes e grande maioria das vezes a escolha é, esse ano eu vou me certificar! Ótimo!! Como eu sou um especialista Cisco, fica mais fácil eu comentar das carreiras. Bem o pessoal que é certificado em outras áreas eu acho muito legal também comentar, acredito e tenho a certeza, fora a busca do conhecimento técnico hoje nós temos um pessoal também em busca de informação da certificação.

Vamos lá! CCNA -> Hoje é a certificação mais procurada e também uma certificação que virou pré-requesito para algumas áreas, como network. security como também voz sobre ip.
Hoje a certificação conhecida como o número 640-802, como o pessoal acaba pensando que Cisco Certified Network Administration, porém errou e sim Cisco Certified Network Associate, o candidato tem que ter a capacidade de instalar, configurar, operar e solucionar problemas de tamanho médio percurso e redes comutadas, incluindo a implementação e verificação de conexões para sites remotos de uma WAN. Currículo CCNA inclui redução de base de ameaças à segurança, introdução aos conceitos de rede sem fio, termologias em redes e as habilidades baseadas no desempenho. Este novo currículo também inclui o estudo de protocolos (de uma forma limitada) : IP, Enhanced Interior Gateway Routing Protocol (EIGRP), Serial Line Interface Protocol Frame Relay, Routing Information Protocol versão 2 (RIPv2), VLANs, Ethernet, acesso listas de controle (ACLs).

O que estudar? Para o CCNA existe alguns caminhos, vou citar 2! O primeiro de uma forma simples são os livros da Cisco Press que são ótimos para quem busca essa certificação, mais uma atenção, para essa nova versão ainda não encontrei a versão em portugues e outro caminho é procurar um centro de certificação, hoje nós temos tipos de parcerias, o netacad e os centros autorizados.
A prova é feita na VUE (www.vue.com) pode ser marcada online e tem o custo de US$250,00 e consiste em perguntas de multiplas escolhas e laboratório(s). A nota de corte é 849 de 1000 e o tempo médio de 1h15min. para realização da avaliação.
A certificação CCNA tem o tempo de 3 anos, no final do mesmo de ver renovada ou uma certificação de um nível maior, por exemplo CCNP, CCIE ou qualquer outra que seja de um nível superior, sendo aprovado automaticamente está renovado o seu CCNA.
O CCNA nessa nova versão, existe algumas provas para outros curriculos, como também o CCNP a Cisco vez algumas alterações. Antigamente nós tinhamos o especialista em Segurança (CCSP), hoje conhecido como CCNP Security, especialista em voz (CCVP) e hoje CCNP Voz. No caso CCNA nós temos 4 especializações:

CCNA Security -> valida nível sócio-conhecimento e as habilidades necessárias para proteger redes Cisco. Com uma certificação CCNA Security, uma rede profissional demonstra as competências necessárias para desenvolver uma infra-estrutura de segurança, reconhecer ameaças e vulnerabilidades das redes e principalmente atuar nas ameaças que podem colocar em risco segurança. O currículo CCNA Security dá ênfase às tecnologias de segurança central, a instalação, solução de problemas e monitoramento de dispositivos de rede para manter a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados e dispositivos, a competência em tecnologias que a Cisco utiliza em sua estrutura de segurança.
Pré-requesito: CCNA Válido ou CCIE.

CCNA Voice -> valida nível associar conhecimentos e habilidades necessários para administrar uma rede de voz. A Cisco CCNA Voice é a certificação que confirma a habilidade necessária para definir os papéis de trabalho especializados em tecnologias de voz, como administrador de tecnologias de voz, engenheiro de voz, gerente de voz e também válida as competências das tecnologias de VoIP, tais como PABX IP, telefonia IP, telefones, controle de chamadas, correio de voz e soluções.
O CCNA Voice opção da empresa de certificação estará avaliando as habilidades e conhecimentos relacionados com o Cisco Unified Communications Manager 6.0 (CUCM) 6.0. É normalmente utilizado por grandes organizações como governos, grandes empresas e faculdades.
Pré-requesito: CCNA Válido ou CCIE.

CCNA Wireless-> Esse é o caçula da turma, onde visa habilidades para configurar, implementar e dar suporte de redes locais sem fio, especialmente as redes com equipamentos Cisco. Com a certificação CCNA Wireless, profissionais da rede pode suportar uma rede sem fio em uma base WLAN Cisco SMB em uma rede corporativa. O currículo CCNA Wireless inclui actividades de informação e práticas para prepará-los para configurar, monitorar e solucionar as tarefas básicas de um WLAN Cisco em redes SMB e Enterprise.
Pré-requesito: CCNA Válido ou CCIE.

CCNA Service Provider Operations -> Esse vai está validando o conhecimento e habilidades básicas (de um engenheiro de suporte I) em um ambiente de solução de problemas dentro prescritiva transportadora IP NGN classe infraestrutura da rede básica. O CCNA SP inclui operações incidente (evento), falhas, configuração, mudança e procedimentos de gestão de desempenho, juntamente com ferramentas NMS e protocolos.
Pré-requesito: CCNA Válido ou CCIE.
Ufá! Só de entrada quanta coisa não? No próximo post, eu vou falar de CCNP e suas especificações!

Abraços!!

6 comentários:

Unknown disse...

Ótimo post Adilson, acho que das certificações Associate só ficou faltando citar o CCDA.

Adilson Florentino disse...

Chang, o autor do post é o Danilo, com o qual fico muito contente pelo triunfal retorno !!!

Muito Bom Danilo !

É interessante notar também que do CCNA Wireless e CCNA SP Operations muito pouco se fala. Acho que valeria a pena investir nestes nichos !

Abs,

Dan Elvedosa disse...

@ Adilson, com certeza, hoje em dia se estamos vendo muito dessas vagas no mercado e poucos profissionais capacitados.

@ Chang - fica tranqüilo, a idéia no futuro é também comentar sobre a torre do Design, vale ressaltar muito importante, por essa importância eu gostaria de fazer um post só para ela!.

Abraços Netfinders de plantão!

Unknown disse...

Opa, me desculpe Danilo acabei trocando o autor do post por engano. Aproveitando o gancho, a respeito do CCNA SP Operation é difícil até de encontrar material para estudo, pelo menos por enquanto.

Dan Elvedosa disse...

Chang realmente essas novas certificações são bastantes complicadas de conseguir um material. Bem a dica sempre é ver se existe www.ciscopress.com, mais enfim, eu estava dando uma olhada só existe um livro CCNA Security Official Exam Certification Guide.
Bem vale a pena também o que a certificação pede correr por fora em outras fontes, até mesmo no site da cisco (www.cisco.com) no link de support tem muita coisa boa!

Abraços!

Fernando disse...

Belo post, estou no aguardo pela continuação parabéns.

Me interesso muito pelas certs novas de SP, porém como todos falaram, muito difícil conseguir material até no nosso grande amigo 4shared não há da track de CCNP SP operations.

Com todo material para as outras cert você tem que ralar muito, imagina quando falta recurso.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails