4 de jan. de 2011

O fim está próximo!


Mais 4 blocos /8 foram atribuídos pela IANA no último dia 30/11.O RIPE recebeu os blocos 5.0.0.0/8 e 37.0.0.0/8 e o ARIN recebeu os blocos 23.0.0.0/8 e 100.0.0.0/8.
A IANA possui agora apenas 7 blocos IPv4 /8 disponíveis para atribuição, o que corresponde a apenas 2,73% do total.

Provavelmente, o APNIC receberá mais dois blocos /8 já no início do próximo ano, esgotando por completo o estoque da IANA, visto que, conforme acordado entre os RIRs, quando a reserva de endereços IPv4 da IANA atingir o limite de 5 blocos /8, estes serão imediatamente atribuídos a cada Registro Regional de Internet.

Os endereços IPv4 atribuídos pela IANA podem ser verificados em http://www.iana.org/assignments/ipv4-address-space/ipv4-address-space.xml
.
Muito interessante este link também. Percebam que os nossos IPs aparecem como sendo do LACNIC (http://lacnic.net/pt/)...

Muitos ainda não se conscientizaram, outros acham que ainda vai demorar muito e outros ainda demonstram-se céticos. Mas o fato é que o fim está realmente próximo!

Um abraço,
Sandro Leite

Fonte: http://www.ipv6.br

Um comentário:

Adilson Florentino disse...

Verdade Sandro,

Vale lembrar que o que está se esgotando são os estoques de IPv4 do IANA, os estoques dos escritórios regionais e nacionais (como o LACNIC e o NIC.BR) ainda terão alguma sobrevida, mas a tendência é que logo eles se esgotem devido ao crescimento da Internet.

O que fazer quando não houverem mais IPs versão 4 disponiveis ? A tendência natural é adotar IPv6, apesar de muitas empresas, principalmente ISPs, planejarem utilizar paliativos como o Carrier Grade NAT (CGN) também conhecido como Large Scale NAT (LSN), que nada mais é do que esconder o usuário final atrás de uma sequencia de NATs, impactando na Segurança, Performance e Confiabilidade.

:: Are You Ready for IPv6? ::

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails