17 de set. de 2009

Uma Introdução a Telefonia IP - Parte 1


VOIP e Telefonia IP são sinônimos ?
Estes dois termos são usados com freqüência intercambiáveis, mas eles são de fato diferentes. VoIP descreve o método atual de transmissão de voz sobre uma rede IP, enquanto a telefonia IP descreve dispositivos de telefonia IP que usam o IP como o transporte nativo para voz e de sinalização. A telefonia IP precisa de VoIP para enviar chamadas através da rede VoIP, mas VOIP não necessita de telefonia IP para existir.

A Telefonia IP tem vários componentes, como mostrado na figura abaixo:


Telefones: Podem ser telefones IP baseado em software, telefones operados em PCs (SoftPhones) ou telefones tradicionais (analógico ou ISDN).

Gateways: Gateways de interligação da rede VoIP com dispositivos tradicionais de telefonia. Gateways são usualmente voice-enabled routers e fornecem as seguintes funções:

  • De um lado, o telefone liga para a linha de gateway. O gateway conecta à PSTN (rede pública de telefonia)e se comunica com qualquer telefone no mundo.
  • Por outro lado, o gateway se conecta à rede IP e se comunica com qualquer computador do mundo.
  • O gateway tem o sinal de telefone padrão, digitaliza-lo (se não já é digital), comprime, packetiza usando IP, e encaminha para um destino através da rede IP.
  • O gateway inverte a operação de pacotes vindo da rede e os envia para o telefone.
  • Ambas as operações (entrada e saida da rede de telefonia) têm lugar ao mesmo tempo, permitindo uma conversa full-duplex (bidirecional).

MCU ou Unidades de controle multiponto: Uma unidade de controle multiponto (MCU) é necessária para conferências. Se mais de duas partes estão envolvidas em uma chamada, todos os membros da conferência enviam sua mídia para o MCU. O MCU mistura a mídia e, em seguida, envia através dos meios de comunicação para todos os participantes.
Servidores de aplicações: servidores de aplicativos baseados em XML fornecem serviços para telefones IP. Usuários de telefones IP têm acesso aos diretórios e bases de dados através de aplicações XML.
Gatekeepers: Gatekeepers são úteis, mas opcionais, componentes da rede VoIP. Eles fornecem roteamento e gerenciamento central para todos os terminais (terminais, gateways e MCUs) numa determinada zona. Gatekeepers fornecem Controle de Admissão de chamadas(CAC) para impedir que a rede receba mais ligações do que pode suportar. CAC traduz números de telefone ou nomes para endereços IP para o roteamento de chamadas em uma rede H.323.
Call Agents: Call Agents fornecem controle de chamada, CAC, controle de banda, e endereço de serviços de tradução para telefones IP ou Media Gateway Control Protocol (MGCP) gateways. Cisco CallManager é um agente de chamada. CallManager gerencia todos os componentes ativos da rede VoIP, incluindo telefones, gateways, pontes de conferência, a transcodificação de recursos, e as caixas de correio de voz, entre outros. CallManager usa frequentemente Skinny Client Control Protocol (SCCP) para sinalizar os pontos de extremidade de hardware do sistema, tais como telefones IP. H.323, MGCP, ou Session Initiation Protocol (SIP) é usado para transmitir sinais de chamada para gateways. Em alguns aspectos, CallManager funciona como um PBX IP.
Video Endpoint: terminais de vídeo fornecem recursos de telefonia de vídeo para os usuários. Assim como ocorre com chamadas puramente de audio, chamadas de vídeo precisam de uma unidade de controle multiponto para conferências. Para videoconferência, a unidade de controle multiponto tem de ser capaz de misturar vídeo e áudio.
Na parte 2, vamos entender como ocorre a conversão do sinal analógico em digital.

Abs,

Referência:
http://www.cisco.com/en/US/products/ps6788/Products_Sub_Category_Home.html

Um comentário:

albino disse...

Fala de angola gostei muito do teu poste estou a espera da 2º aparte

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