7 de set. de 2010

Crie seus Labs de Redes com NetKit

O software Netkit é um emulador de redes que permite a criação de experimentos de redes de computadores virtuais, incluindo os dispositivos de hardwares necessários para seu suporte como roteadores, servidores, switches, e da criação dos enlaces.

Além do hardware, estes equipamentos virtuais são inicializados com softwares reais que em execução oferecem experiência real ao estudante para a realização de diversos estudos, mesmo que tenha apenas um computador em sua casa.

O Netkit utiliza softwares de código aberto, principalmente licenciados pela GPL, usando em suas máquinas uma variação do kernel Linux chamada UML (User Mode Linux). Para montar uma rede o Netkit usa um conjunto de arquivos de configurações e pastas, que formam um laboratório virtual. Um laboratório também pode ser inicializado através de scripts ou através da linguagem NetML que é uma linguagem baseada em XML para descrição de redes.

Uma máquina virtual iniciada pelo netkit é um computador completo rodando uma distribuição mono usuário da distribuição Debian GNU/Linux. Para transformar essa máquina num dispositivo específico basta executar o software adequado.

O Netkit é distribuído em 3 pacotes, o software base, o kernel e o sistema de arquivos. A última versão deve ser baixada no site http://wiki.netkit.org. Os links dos pacotes utilizados são:

http://wiki.netkit.org/download/netkit/netkit-2.7.tar.bz2
http://wiki.netkit.org/download/netkit-filesystem/netkit-filesystem-i386-F5.1.tar.bz2
http://wiki.netkit.org/download/netkit-kernel/netkit-kernel-i386-K2.8.tar.bz2

Uma sugestão de vários Labs para se montar com a ferramenta pode ser encontrada em: http://www.netkit.org/labs.html

Fonte:
http://www.paulogurgel.com.br/netkit_instala.pdf

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails