13 de set. de 2010

Vyatta, o concorrente livre dos roteadores Cisco

Faz tempo que eu quero escrever algo sobre o Vyatta, e gostaria de saber se alguém que acompanha o Netfinders já o utilizou. Pelo que eu vi, é muito semelhante ao JunOS. Vamos lá:

Vyatta é uma solução de roteador, firewall e VPN de código aberto, com suporte comercial, criada para concorrer com as soluções proprietárias existentes no mercado, como as da Cisco.

Na sua essência, o Vyatta é uma distribuição Linux baseada no Debian especialmente desenvolvida para funcionar como um roteador, incluindo uma interface de gerenciamento que facilita a configuração de diversos serviços como rotas dinâmicas, DHCP, proxy, alta disponibilidade etc.

Por ser baseado em software, o Vyatta pode ser instalado em qualquer hardware convencional ou mesmo ser virtualizado. Por ser um software livre, ele pode ser obtido gratuitamente, incluindo seu código-fonte. Por ser uma distribuição Linux, você pode instalar e configurar qualquer software que não seja originalmente suportado pelo Vyatta. Por ser um produto comercial, você pode contratar serviços de suporte e treinamento, tendo inclusive a opção de adquirir appliances, que são hardwares especializados que já vêm com o Vyatta instalado.

Confira este post na integra, como foi postado pelo Davidson Paulo em:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Vyatta-o-concorrente-livre-dos-roteadores-Cisco/?pagina=1


Um comentário:

Adilson Florentino disse...

Dica do Thiago Correia: Comparativo entre Cisco e Vyatta no vyatta.com:
http://www.vyatta.com/downloads/other/Vyatta_Cisco_Replacement_Guide.pdf

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails