7 de nov. de 2010

Tecnologia NFC - Conectividade Pura


NFC é o acrônimo de Near Field Communication (comunicação por campo de curta distância). As condições em que se dá essa comunicação são reguladas pelo NFCIP-1 (Near Field Communications Interface Protocol – 1). Trata-se de uma comunicação sem fio tipo “peer to peer”, onde há apenas dois dispositivos envolvidos. O protocolo regula a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos em uma freqüência de 13,56 MHz. O que caracteriza a tecnologia (e que lhe deu nome) é a curtíssima distância em que se dá a troca de dados: de zero a vinte centímetros. Na prática isso significa que para iniciar a comunicação é preciso encostar os dispositivos um no outro.pequenas compras podem ser feitas simplesmente aproximando o aparelho


Não acha que seria fantástico poder ver as fotografias das suas férias e, para isso, apenas colocar a câmara digital em frente do TV? E poder atualizar a sua agenda de endereços através da simples colocação da sua Agenda Pessoal Electrónica (PDA) em frente do computador? Tudo isto e muito mais é já possível com a nova tecnologia denominada ‘Near Field Communication’.
Mas não é tudo. A tecnologia ‘Near Field Communication’ [NFC] permite, até, que nos livramos da dor de cabeça que nos da quando temos que lembrar de dúzias de palavras-chave. Esta tecnologia gere este processo através da combinação de todas as aplicações e serviços de identificação num único dispositivo, garantindo a necessária protecção dos dados.
Desenvolvida em conjunto pela Philips e pela Sony, esta tecnologia simplifica e agiliza a ligação de câmaras digitais, PDAs, descodificadores, computadores, telefones celulares … tudo isto à disposição comum dos mortais. De fato, com a tecnologia NFC é possível estabelecer a ligação sem fios entre dois dispositivos para a troca de dados e de serviços de acesso.
Concebida a partir da combinação de tecnologias de identificação sem contato e em rede, a tecnologia NFC baseia-se na conectividade sem fios que possibilita a comunicação de curto alcance (até 15 cm) entre dispositivos electrônicos. Permite a instalação de redes sem fios, de uma forma rápida e automática, fornecendo um ‘conector virtual’ aos equipamentos celulares, Bluetooth e WiFi já existentes.
A sua interação de curto alcance simplifica grandemente todo o processo de verificação de identidades, facilitando a comunicação direta, segura e clara de componentes electrônicos entre si, sobrepondo-se à cacofonia gerada pelos ruídos eletrônicos que preenchem as ondas sonoras.
A tecnologia NFC também pode ser usada para potenciar outros tipos de comunicação sem fios, como nos casos WiFi e Bluetooth, permitindo a transferência mais rápida de dados a longas distâncias. Sobrecarregados com, pelo menos, um menu de aplicação por cada equipamento electrônico que possuímos, a tecnologia NFC dá-nos a possibilidade de instalar ligações seguras e rápidas sem termos de percorrer menus de seleção em dúzias de interfaces.
Resumindo, esta tecnologia ‘inteligente’ vai reescrever as regras da conectividade sem fios, criando uma plataforma sólida a partir da qual a inteligência ambiental electrônica poderá desenvolver-se e crescer – permitindo que nos concentremos apenas em usufruir das vantagens de vivermos num mundo sem fios.

Fonte:
http://www.wirelessbrasil.org/wirelessbr/secoes/sec_nfc/sec_nfc.html

Saiba mais sobre NFC clicando aqui.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails