1 de jan. de 2011

Por quê não um CCNA ou CCNP Storage ?


Abro o primeiro post do ano com uma discussão.Estava lendo um post no Coruja de TI que faz um balanço das mudanças que ocorreram nas Tracks de Certificações oferecidas pela Cisco e reparei num fato interessante:

"Todas as Pirâmides Cisco possuem um Nivel Professional especifico, com exceção da Pirâmide de Storage, e a grande maioria já possui um nivel Associate especifico, o que mais uma vez não ocorre na carreira de Storage... Por quê não um CCNA ou CCNP Storage ???

Dei uma olhada no site da própria Cisco e vi que existem nada menos que 10 diferentes especializações relacionadas a área de Data Centers disponível, como podemos observar no quadro acima. Apesar disso, ao olharmos para as 8 Pirâmides que representam as carreiras Cisco, mais precisamente na Prirâmide de Storage, temos:

CCNA (R & S)
CCNP (R & S)
CCIE Storage Networking

Apesar do CCNP, principalmente o módulo de SWITCH, abordar muitas tecnologias de camada 2 presentes na infra-estrutura dos Data-Centers, há muitas particularidades a serem tratadas que mereciam um CCNA ou mesmo um CCNP próprios para Storage. Por quê abordar estes assuntos em múltiplas especializações ao invés de criar um CCNA ou CCNP Storage ??? Certificações são renovadas a cada 3 anos, e especializações a cada 2 anos, isto já representa um custo adicional a quem quer se especializar em Storage. Andei dando uma olhada em Fóruns nacionais e estrangeiros mas não achei nada a repeito do assunto.

Nos últimos meses tenho atuado como Instrutor em um partner Cisco chamado FastLane, onde o cursos de DCNID - Infra-Estrutura de Data-centers Cisco - tem tido muita procura. Estes cursos visam preparar para as Especializações em Datacenters. Acho que este é um mercado em ascensão e um CCNA ou CCNP exclusivo teriam uma boa aceitação !

E vcs, o que acham ???

4 comentários:

gustcol disse...

eu acho q sim...

Sandro Leite Eduardo disse...

Sim Adilson!
Também é importante lembrar da diferença entre as especializações em Data Center e Storage.

Data Center envolve camada 2, servidores, segurança, content networking (CDN), e também storage... É muito mais abrangente.

Storage envolve, além do armazenamento de dados em si, vários outros itens como conexões em fibra (HBA), as diversas controladoras, planejamento da capacidade, LUNs, RAID, Fibre Channel, Zones, Fabrics e toda a linha de switches específicos da família MDS 9000.

Não sei dizer se haverá espaço para certificações nos níveis associate e professional. Conteúdo para isso, eu acho que tem mas creio que só o mercado é que pode ditar os caminhos criando demanda para tais profissionais.

Um abraço,
Sandro Leite.

Adilson Florentino disse...

Oi Sandro,

Eu tenho a impressão de que a Cisco se preocupa mais com a infra-estrutura do DataCenter propriamente dita do que com o Storage, pegando um gancho na sua explicação.

Questões como o correto armazenamento, gerenciamento e segurança das informações (Storage) são o foco de parceiros Cisco como a NETAPP e a EMC, que inclusive possuem Certificações próprias que poderiam ser assunto de um post futuro, vc não acha ???

Grande abraço !

Sandro Leite Eduardo disse...

Opa, com certeza Adilson.
Desde meados de novembro até mais ou menos fevereiro estou tendo a oportunidade de participar de uma migração de um EMC CX-320 para um CX-420... O primeiro usava switches Brocade, já este último vai utilzar switches Cisco MDS 9000.
Percebi que o envolvimento da Cisco com storage é para "bater" a Brocade e não para atuar nos dispositivos de armazenamento propriamente ditos.

Vamos ver se deste trabalho sai algum post rsrs!

Até mais!
Sandro Leite.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails