12 de mar de 2011

Cisco USB Console Ports!?



Por anos eu estive pensando, quando a Cisco poderia ativar as portas USB em seus dispositivos. Eu tenho esperança de que logo todos os tipos de funcionalidades USB para roteadores, switches e firewalls Cisco sejam implementadas, mas esse processo está sendo muito lento. Não seria legal se você pudesse conectar a uma mini de dispositivos USB a um roteador Cisco para continuar a lista de coisas incríveis você poderia fazer? Cisco começou a colocar portas mini-USB nos seus aparelhos para permitir a conectividade de porta console.


Você vai precisar de:
1) Um dispositivo que usa esse tipo de porta USB Tipo B
2) Uma USB tipo A para 5 pinos cabo mini-Tipo B

Um outro alerta é que os dispositivos Cisco ainda estão vindo com o tradicional console RJ-45 portas. Você pode usar ambas as portas, mas apenas um irá permitir comandos a serem inseridos. Parece que a porta USB supera o porta RJ-45. É como a porta USB é o padrão do console. Uma vez que a porta USB tem precedência sobre a porta RJ-45, então você vai querer definir o tempo limite de inatividade para a porta USB para que se está desconectado que a porta RJ-45 podem tornar-se ativo novamente. Isso é feito com o seguinte comando:

Switch# configure terminal
Switch#(config)# line console 0
Switch#(config-line)# usb-inactivity-timeout 30

Eu acredito que o comando usb-inactivity não é suportado em roteadores da série 2900. Para restaurar a conectividade USB console porta depois do tempo limite, então você terá de desligar e voltar a conectar na porta USB para reativar a conexão da porta USB do console.

Por motivos de segurança você pode querer desativar essa porta USB. Neste caso, você pode configurar o dispositivo para permitir apenas a conectividade com o console porta RJ-45. Isto pode ser feito com o seguinte

Switch# configure terminal
Switch(config)# line console 0
Switch(config-line)# media-type rj45

Quando conectado à porta USB de um roteador ISR G2 fui solicitado para o método de console mesmo login configurado para "line con 0". Portanto, não há necessidade de se preocupar com a segurança das portas USB do console a menos que você não tenha configurado a segurança adequada para a sua linha de porta serial do console. Em outras palavras, você não precisa especificar AAA para a porta USB. Ele simplesmente usa a estratégia definida para a mesma AAA "line con 0", tanto para o RJ-45 interfaces serial e USB.

Agora, a partir do que eu posso dizer, os únicos dispositivos que podem usar essa interface USB especial como uma porta de console são os routers ISR G2 (1900, 2900s, 3900S, 5500 controladores sem fio, 3750-X, 3560-X, e Switches 2960-S).

Alguem sabe de algum outro produto da Cisco trabalhando com portas Console USB?

Conhecem algum outro fabricante a aplicar portas console USB?

Quer um conselho? Coloque no seu "Kit de sobrevivencia na selva" um cabo USB.


Fonte: NETWORKWORLD

Um comentário:

Adilson Florentino disse...

Muito interessante Danilo,

Já havia visto o uso de portas USB nos equipamentos Cisco para uso de Tokens Criptográficos e até mesmo para usar um pen-drive como Flash memory, conforme foi publicado aqui no Netfinders no link abaixo: http://netfindersbrasil.blogspot.com/2010/05/carregar-ios-do-pen-drive.html.

Agora, Console USB para mim é nova. Obrigado por Compartilhar !!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails