24 de out. de 2011

Por quê não um Packet Tracer Open Source ???


Se o código-fonte do Packet Tracer estivesse aberto a comunidade, seu desenvolvimento seria mais rápido ???

Semana passada estava criando exercicios com DHCPv6 usando o Packet Tracer 5.3.2 e descobri alguns bugs na implementação do mesmo. Pensei eu, se fosse um programa open source alguém poderia já ter contribuido para sanar isto !

E por quê não é ??? Há algum tempo atrás um Blog americano encabeçou uma petição, uma espécie de abaixo-assinado na Internet pedindo a liberação de uma versão educacional do IOS para fins acadêmicos, o que até agora não foi atendido e tem pouca probabilidade de ocorrer.

Quando se fala de IOS, até se entende que alguém poderia usar para outros fins que não didáticos, mas, e quanto ao Packet Tracer ? A ferramenta é um freeware com recursos fantásticos, não só para emular os comandos mas também para exibir toda a mensageria trocada entre os hosts durante o funcionamento dos protocolos (coisa que simuladores como Dynamips/GNS3 ou mesmo o IOU não são capazes de fazer).

Por quê não liberar o código-fonte ? Será que a Cisco almeja em algum momento tornar o velho Packet uma ferramenta comercial ? Se fosse open source, tenho certeza de que logo os comandos não suportados logo seriam implementados pois a comunidade de software livre na Internet não dorme !!!

Será que não poderiamos exercer pressão para que um dia isso ocorra ?

Abs,

2 comentários:

Hudson Pereira disse...

Realmente seria uma otima ideia essa ferramenta Open source, creio eu que a cisco dificilmente disponibiliza a ferramenta como open source.

André Ortega disse...

É uma boa idéia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails